11 de ago. de 2012

Alguém pode morrer de sede?


Sabemos que a água compõe (em peso) cerca de dois terços do corpo humano. Ela imprescindível para o bom funcionamento da circulação, respiração, converter os alimentos em energia e outros processos corporais. Perdemos água através do suor, urina, fezes e até mesmo a respiração. Esta água deve ser reabastecida para que os nossos órgãos de continuar a funcionar corretamente. No forte calor, um adulto pode perder até 1,5 litros de água através somente através do suor.

Estudos tem demonstrado que, se o corpo perder apenas 2,5% do seu peso em água, pode perder 25% de sua eficiência. Isso significa que: um homem de 80 kilos, provavelmente já desenvolverá problemas caso perca 2 litros da água corporal. Essa “pequena” desidratação pode engrossar o sangue, isso faz o coração trabalhar mais e circulação ser menos eficiente, prejudicando a oxigenação do corpo. Isso é um sinal de alerta!

Mas, quanto tempo o corpo humano aguenta sem água? Bem, supondo que se trata de alguém em boa forma, com o funcionamento normal de todos os seus órgãos e em condições normais (sem muito frio ou calor), um ser humano pode viver por cerca de 3 a 5 dias sem água. Mas, é claro que a degradação dos sentidos (olfato, visão, paladar, tato) e a queda nos sistemas do corpo (respiratório, circulatório etc) são obviamente graduais.

Uma desidratação leve (1º dia) engrossa a saliva, perde a frequência urinária e resulta numa urina com cor e odor fortes. Na desidratação moderada (do 2º ao 3º dia), a urina quase cessa – Claro, o corpo precisa economizar água – a boca, a mucosa do nariz ficam secas e pode gerar rachaduras, olhos fundos e sem lubrificação e batimentos cardíacos acelerados. A desidratação severa (do 3º dia em diante), a urina definitivamente cessa, perda temporária ou completa da sensibilidade e dos movimentos, cansaço devido a baixa oxigenação dos sistemas, vômito, diarréia. Até o 5º dia (dependendo da pessoa) há um estado de choque. A pele fica em tons azulados e muito fria, consequencia da perda de pressão sanguínea. A partir dessa fase, o fim da vida é questão de tempo.

O Corpo Humano saudável não aguenta mais que 
5 dias sem água antes de entrar em choque!

Texto da Bióloga,
Karlla Patrícia

10 de ago. de 2012

Porque fechamos os olhos quando beijamos


O beijar de olhos fechados nada mais é que uma forma de conexão entre as duas pessoas...
Por exemplo, quando  você  faz meditação, Yoga, ou qualquer outra atividade que necessita de concentração e envolvimento, você fecha seus olhos para entrar em contato com o seu "eu interior". É necessário entrar em conexão com você e com seu parceiro, pois este é um momento de trocas infinitas, que entram em contato com emoções, sensações e sentidos. É um momento de trocas de energias e de carinhos, é um momento de cumplicidade e lealdade, de forma que seu parceiro/a sente o mesmo, ou quase o mesmo que você está sentindo naquele momento, e por ser um momento único (cada beijo é unico e transmite uma informação diferente) mesmo que você beije a pessoa 10 vezes seguidas, é único e merece concentração, além do que, de olhos abertos, nossa atenção se dispersa, e a pessoa que está beijando você sente sua distração. Quando interrompemos um de nossos sentidos, os demais automaticamente são aguçados.
Quando fechamos os olhos no beijo, nosso cérebro automaticamente envia sinais para aguçar os demais sentidos, nesse caso, olfato, paladar, audição e principalmente o tato.
Sendo assim, quando fechamos os olhos durante um beijo, sentimos mais o gosto do beijo, aproveitamos mais aquele momento e o toque quente de outro corpo no nosso. Em fim, quando o beijo é bom e fechamos os olhos, sentimos o mundo girar devagar e o tempo parar (e é justamente o que a gente mais deseja nesta hora).

9 de ago. de 2012

Algumas Bolas Oficiais de Copas do Mundo


Bola Oficial da Copa do Mundo de 1930


Em 1930, a bola da primeira Copa do Mundo era feita de couro com uma abertura para entrada de câmara de ar de borracha. A abertura tinha costura de cadarço que incomodava os jogadores nas cabeçadas, por isso o costume de faixas ou toucas dos jogadores daquela época. Além disso, a bola praticamente dobrava de peso quando molhada.

Na primeira final de Copa do Mundo a bola foi motivo de desentendimento. Uruguaios e Argentinos queriam jogar com tipo de bolas diferentes. A solução foi uma bola para cada tempo de partida. Curiosamente cada equipe teve desempenho melhor com o tipo de bola preferido. Os uruguaios fizeram três dos quatro gols da final com a bola mais pesada e os argentinos fizeram seus dois gols com a bola mais leve de sua preferência.
Bola Oficial da Copa do Mundo de 1950 no Brasil


Depois da Segunda Guerra as bolas utilizadas na Copa do Mundo já não tinham mais costuras externas. Em 1950 a marca da bola da Copa do Mundo realizada no Brasil era a Superball. No Mundial da Inglaterra de 1966 a bola tinha 24 gomos e era feita pela empresa inglesa Slazenger.



Em 1970 pela primeira vez a bola teve as cores preto e branco na história da Copa do Mundo. Esta bola tornou-se um arquétipo para as bolas de futebol. A Telstar era feita de couro e tinha os gomos em hexágonos brancos e pentágonos pretos. A Adidas Telstar também foi usada na Copa da Alemanha Ocidental em 1974.


Bola Oficial da Copa do Mundo de 1970 no Mexico

Na Copa do Mundo de 1978 a bola oficial Tango chegou com um novo design que praticamente foi o mesmo até a Copa do Mundo de 1998. O desenho da Tango criava a impressão de 12 círculos.



Em 1982, as partidas foram jogadas com a Adidas Tango España, que se diferenciava com novidade da costura impermeável. A Tango España foi a última bola de couro a ser usada em Copas do Mundo.



Em 1986 a Adidas Azteca se tornou a primeira bola sintética utilizada na Copa do Mundo. A vantagem era que as novas bolas passavam a ser impermeáveis. O desenho era uma variação da Tango com inspiração na cultura asteca.



Na Copa do Mundo seguinte, na Itália, a bola oficial foi a Etrusco Unico, mesma bola usada na Eurocopa de 1992. A bola continha uma capa interna de espuma de poliuretano, tornando-a a primeia bola com impermeabilização total nas Copas do Mundo.

Bola Oficial da Copa do Mundo de 1990 na Itália


Os detalhes do desenho da Copa de 1990 foi uma homenagem aos etruscos, povos que viveram na península Itálica entre os 1200 e 700 a.C.

A Adidas Questra foi a bola oficial da Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos. A bola continha espuma de polietileno, tornando-a mais rápida. Muitos goleiros na época reclamaram da imprevisibilidade da direção em chutes quando a bola estava molhada.


Em 1998 na França, a bola Tricolore foi a primeira bola multiculorida das Copas do Mundo. A bola também era mias durável, devido ao revestimento de espuma sintética.



Em 2002 o design da Tango foi abandonado de vez. A Adidas Fevernova trouxe um desenho totalmente inovador para a Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão. A bola passou a ter três camadas de espuma sintética para gerar menos desgaste, mas que gerou críticas por ser muito leve.



A Adidas Teamgeist ou +Teamgeist foi a bola oficial da Copa do Mundo da Alemanha de 2006. Seu nome significa "espírito de equipe" em alemão. A Teamgeist inovou em ser mais lisa e ser formada por apenas 14 gomos. Em todas as partidas da Copa do Mundo de 2006 as bolas tinham as informações do jogo (nome das seleções, horário local e data).



As bolas da final tinham detalhes em dourado e continham a inscrição "Final" e não o nome do jogo.

A Adidas Jabulani é a bola oficial do Mundial de 2010 na África do Sul. Desenvolvida pela Adidas, empresa alemã de equipamentos esportivos, a Jabulani foi apresentada antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, em 4 de dezembro de 2009, na Cidade do Cabo.
Bola Oficial da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul


Jabulani significa "Trazendo alegria para todos" em IsiZulu, língua banta, original do povo zulu. O IsiZulu é uma das 11 línguas oficiais da África do Sul.



Para a final da Copa do Mundo da África do Sul a bola oficial foi a Jo'Bulani. O nome é um trocadilho de Joanesburgo (cidade da final do Mundial de 2010) com Jabulani (bola oficial da Copa do Mundo de 2010).


8 de ago. de 2012

Onde surgiu as Olimpíadas


As olimpíadas são um conjunto de competições, onde se reúnem em uma cidade sede vários atletas de diversas nacionalidades para realizar diversas modalidades esportivas. É o maior e mais prestigioso evento esportivo mundial, em disputa há mais de 100 anos.

Foram os gregos que criaram os jogos Olímpicos, a cerca de 2500 a.C., eles faziam homenagem aos deuses, principalmente a Zeus através de festivais esportivos. O evento era tão importante que interrompia até as guerras. 
O festival era realizado em Olímpia, onde surgiu o termo “olimpíada”. 

O festival era com diversos atletas das cidades-estados gregas para disputarem várias provas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (que incluía luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). 
O prêmio dos vencedores era uma coroa de louros. Com o tempo os atletas passaram a receber dinheiro.

Em 392, o imperador Teodósio I converteu-se ao cristianismo e proibiu todas as festas pagãs, inclusive as Olimpíadas.

Em 1896 aconteceu o primeiro festival esportivo em Atenas. Teve 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta livre, natação e tênis. Os vencedores eram então, premiados com medalhas de ouro e ramos de oliveira.

Fonte:
http://www.alunosonline.com.br

6 de ago. de 2012

O QUE É POLÍTICA?


Falar de política, não é difícil. Mas difícil é dar uma resposta clara e objetiva, pois, a política é muito abrangente. Na maioria das vezes, acredita-se que tem muito haver com discussão entre as pessoas no intuito de buscar uma solução para “o problema”.

Apesar da importância deste assunto, são poucos os interessados, pois, a maioria da socidade foge do tema política, achando que isso é dever somente de quem está no poder, mas não sabem que são eles (os desinteressados) que acabam fortalecendo ainda mais a chance dos desonestos se corromperem com facilidade e continuar enganando o povo.  Quem não participa da política, será só mais um que tem o trabalho de votar, além disso estará votando em vão.

O por que do desinteresse pela política torna-se de fácil compreensão quando levamos em consideração, que vivemos numa sociedade onde uma fração de indivíduos que no seu agir políticamente procura, nada mais, nada menos, beneficiar-se.

Mas Política é a arte de governar, é o uso do poder para defender seus direitos de cidadania.

A idéia da Política é ter uma forma de organizar a sociedade, em seus diversos âmbitos evitando que chegue a um caos sem ordem ou a uma bagunça tratando da convivência dos diferentes. E isso que a torna tão complexa e consequentemente, interessante.

A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião. Sua finalidade é manter a ordem pública, defesa do território nacional e o bem social da população.

Ela é fundamental na vida de todos, pois através da política se constrói a vida da população, não podemos ingenuamente nos abster, cabe a população a discussão e pressão sobre os governantes.

A política na atualidade, encontra-se bastante deteriorada. Precisando urgentemente de uma reforma. Com mais responsábilidade partidária, com mais definições e execuções dos seus representantes.

Política, é coisa séria e não apenas para ser lembrada em períodos de eleições, onde somos praticamente obrigados a votar, senão sofreremos uma sanção. No entanto, todos os indivíduos são passíveis de análise política, pois, tal ciência perde validade se não expressar a preocupação de inserir todos os indivíduos no processo de construção da sociedade.

Autor: Lunamar do Amaral Cezar

5 de ago. de 2012

Dr. Márcio recebe apoio de moradores do Jardim Cidade Nova, em Itinga


“Você é pessoa boa, cuida dos outros, é carinhoso e dá atenção, é por isso que você vai ser eleito”, foi o que disse a senhora Dona Iracema, moradora da comunidade de Jardim Cidade Nova, em Itinga, ao candidato a prefeito de Lauro de Freitas, Dr. Márcio (PP), durante encontro que aconteceu na noite de sábado, 4.


Na reunião promovida pelo candidato a vereador Álvaro Oliveira (PP), Dr. Márcio falou sobre seus projetos de criar um centro de referência para o Idoso e para a Mulher: “Precisamos garantir saúde para as nossas mulheres, oferecendo exames importantes como o preventivo e o exame de mama, e vamos dar conforto aos nossos idosos, prestando atendimento em nossa cidade, evitando que eles precisem ir se tratar em Salvador”, declarou.




O candidato Álvaro Oliveira (PP) agradeceu a presença das pessoas que participaram da reunião mesmo sendo sábado à noite para discutir a política da cidade: “Sei que vocês estão aqui comprometidos porque a novela passa, mas a administração pública que estamos discutindo aqui é para sempre”, disse. Álvaro afirmou que estará sempre disponível para ouvir os problemas da comunidade e que a população pode procurá-lo sempre que precisar.






“Não tem dia, não tem hora, nem final de semana ou feriado, nós estaremos sempre entusiasmados e com garra para divulgar os projetos de Dr. Márcio para mudar essa cidade porque sem luta não há vitória”, comentou a esposa de Dr. Márcio, Dra. Adriana Paiva, que também participou do encontro.


Texto: LFNews 5/8/12