12 de abr. de 2013

Porque Sinto Sono Quando Leio Muito?


Não é ler um livro que dá sono, claro, mas substâncias químicas que agem no corpo. Uma delas é a adenosina, que se acumula ao longo do dia. Quanto mais adenosina, maior o sono, explica Fábio Haggstram, diretor do Centro de Distúrbios do Sono do Hospital São Lucas, de Porto Alegre. Ou seja, o problema, na verdade, é a hora da leitura. Experimente ler em outro horário. Você pode até sentir preguiça, não conseguir nem virar a página e se entediar. Mas não terá sono.

Já a segunda substância envolvida é a melatonina. Ela regula o sono, pois é liberada quando o ambiente escurece. Por isso dormimos, normalmente, à noite. E, como a luz inibe a produção de melatonina, quem lê no tablet, por exemplo, tende a sentir menos sono do que quem lê no papel. É por esse mesmo motivo que é mais fácil passar horas na internet ou vendo televisão do que ler um bom livro de madrugada. Não se sinta culpado se a TV estiver mais agradável às 4h.



Três dicas para não dormir:
Ponha a leitura em dia antes de cair no sono

1. Começou a bocejar? Levante e dê uns pulinhos. Estar acordado é reagir a estímulos, e esse pequeno exercício nada mais é do que um estímulo motor. De quebra, vai ajudar a quebrar a monotonia.

2. Ler em voz alta exercita outras partes do cérebro, como o lobo temporal (relacionado à audição) e o lobo frontal (relacionado à produção da fala), e vai acabar com aquela preguiça momentânea.

3. Leia sentado. É lógico: a não ser que você tenha problema na coluna, é mais difícil dormir sentado do que deitado, já que, para dormir, é preciso relaxar toda a musculatura, o que não ocorre sentado.



Fonte:
soportugues.com.br
Super Interessante

11 de abr. de 2013

LF PLENÁRIO 11/04/2013

Mais uma sessão na Câmara de Vereadores com plenário lotado e os discursos de sempre, muito lero - lero. Aline Oliveira, PP, sempre firme, resolvida e na defesa do governo do dr., D. Augusta, PR, tranquila e firme na base, Edílson Ferreira, PRB, bem mas ameno nas críticas e caminhando para se incorporar ao projeto do dr. e mais ROSALVO na paz, Mateus Reis, equilibrado, Decinho, PRB, meio perdido, mas se  ajustará  com Edílson e com certeza abraçará a causa e os outros cumprindo cada um seu papel. Uns ficarão contra até 31 de dezembro de 2016 e será bom para a cidade, já alguns são os das dificuldades para obter facilidades. Há, inclusive, VEREADORES que já foram abençoados e ficam na tribuna jogando para a platéia. O dr. não é e nem será Moema, que só faltou dá a alma aos edis e à urbe e perdeu a eleição. Vamos prá frente.


Blog do Lau

10 de abr. de 2013

LF Plenário 09/04/13


Miudinhas do Plenário.


NAIDE = Disse que foi numa manifestação pacifica para resolver o caso dos “apertamentos” do Capelão.  Conseguiu uma reunião com a PM, CEF e pede para o governo se integrar ao movimento para cuidar de nossa gente.  Depois falou da nomeação de Moema Gramacho. Lembrou da história de Moema, da  gestão anterior e isso extrapolou o limite de tempo. Abriu a tarde de parabéns e elogios à nomeação de Moema Gramacho na SEDES.

EDILSON = Teceu elogios à nomeação de Moema Gramacho na SEDES.  Falou do conselho tutelar que está sem telefone há quase 4 meses e que o povo não tem como ligar para denunciar. Pediu a atenção sobre isso de Wagner e Aline, representantes do governo. Nesse momento houve silêncio entre os edis do PP.

DECINHO = Calado chegou, calado ficou, calado saiu.

ROSALVO = Algumas intervenções no discurso dos colegas. Reclamou de um jornal que postou uma imagem de um muro com sua propaganda política. A foto é antiga, pois o muro já foi pintado. O jornal é o do filho de Carlucho. Ainda teceu elogios à nomeação de Moema Gramacho na SEDES


PAULO AQUINO = Disse que é impossível a sua saída do PSB, porque é um militante e tem história no partido.  Teceu elogios à nomeação de Moema Gramacho na SEDES.

WAGNER = Parabenizou Paulo Aquino pela postura, mas disse que infelizmente há partidos com divergências. – Será que isso acontece no PP? – Falou da importância do seu trabalho social e isso prova que sabe administrar a saúde, que sabe fazer pelos menos favorecidos, mesmo não tendo nada de governo nenhum.  Disse que sempre foi fiel ao dr. porque acreditava que ele seria o melhor para a cidade. Não entendi porque conjugou o verbo no passado, mas deixa prá lá  -  Mostrou-se decepcionado com a relação de hoje entre ele e o prefeito. Fez questão de registrar a presença de Geiza no Plenário. Disse que ela e Iridan trabalharam duro para a campanha do dr. Suarama camisa, caminharam diariamente e levantaram a bandeira do 11. Nesse momento, ao seu lado, um vereador pediu que perguntassem se Geiza e Iridan já estão trabalhando no governo.

D. AUGUSTA = Calada chegou, calada ficou, calada saiu.

LULA MACIEL = Calado chegou, calado ficou, calado saiu.

ALEXANDRE = Teceu elogios à nomeação de Moema Gramacho na SEDES e parabenizou o governador pela escolha do nome. Falou do dia mundial da saúde, mas que a nossa saúde não está bem. Pediu uma UPA em Vida Nova e discursou sobre as necessidades do bairro.

JORGE BAHIENSE = Teceu elogios à nomeação de Moema Gramacho na SEDES. Falou que Vida Nova está esquecida pelo governo e disse que o vereador WAGNER deveria agradecer ao prefeito Márcio Paiva pelo mandato, afinal foi o dr. quem despertou no jovem dentista à vontade em disputar a vereança pelo PP. Wagner sentiu a alfinetada do colega e respondeu bem. Disse que a gratidão é mútua. TOME, TO-TOME, TO-TOME, TOME... VAIIII!

MIRELA = Informou que o posto de Areia Branca funciona 24 hrs e que Vida Nova poderia ter um 24h. Deu uma aula sobre eficiência no atendimento em saúde pública.

FAUSTO = Teceu elogios à nomeação de Moema Gramacho na SEDES. Falou das indicações que fez por Vida Nova e parabenizou Xandinho pela indicação. Reclamou do esquecimento dos organizadores com o nome de ZÉ AUGUSTO que sempre lutou para a realização do evento. Nesse momento foi aplaudido.

JR NEVES = Calado chegou, calado ficou, calado saiu.

CARLUCHO = Teceu elogios à nomeação de Moema Gramacho na SEDES. Disse que o MP está perdendo  o direito investigativo e isso é ruim para a sociedade brasileira. Disse que Lídice virá no dia 19, mas meu telefone tocou e não entendi direito o que falava.  Defendeu o concurso público para acabar com esse pede-pede de emprego. Terminou dizendo que tem críticas ao governo do dr. mas vai dar um voto de confiança e aguardar pelos 111 dias.

ALINE = Teceu elogios à nomeação de Moema Gramacho na SEDES. Falou da importância dos 15 anos da PAIXÃO DE CRISTO e que nesse ano arrecadou 5 mil kg de alimentos. Em alguns momentos, senti a loira cabisbaixa sem o poder da “resposta” para jogar no Plenário.

MATEUS =  Teceu elogios à nomeação de Moema Gramacho na SEDES. Disse que não sabe onde fica o conselho tutelar. Reclamou com razão da entrega de um jornal no Plenário durante seu discurso. Todos, sem exceção, não estavam dando a mínima para o que falava. Os edis baixaram a cabeça e foram ler o jornal. Depois de chiar no microfone, e com razão, pode dar continuidade a sua fala . Elogiou os 15 anos da Paixão de Cristo e que seu mandato é para trabalhar para o povo.

GILMAR = El senhor del plenário. Hoje falou pausadamente e fez cumprir as normas da casa. Teceu elogios à nomeação de quem, advinha?


Blog do Lau
http://www.ladislauleal.com.br

8 de abr. de 2013

EXTINTOR de INCÊNDIO


O EXTINTOR DE INCÊNDIO é uma necessidade em qualquer casa ou escritório. Embora exista uma grande possibilidade dele ficar na parede durante anos acumulando poeira, também pode acabar salvando a vida de alguém. Neste artigo, veremos exatamente o que fazem e como funcionam os EXTINTORES DE INCÊNDIO  Também iremos aprender o que pode causar um o incêndio, o jeito certo de usar um extintor e  que tipo funciona melhor em cada caso. O que é um incêndio? O fogo é o resultado de uma reação química de combustão, ...

normalmente uma reação entre o oxigênio presente na atmosfera e algum tipo de combustível, madeira ou gasolina, por exemplo. É claro que a madeira e a gasolina não pegam fogo espontaneamente só por estarem cercadas por oxigênio. Para que haja a reação de combustão, o combustível precisa ser aquecido até sua temperatura de ignição. Segue, como exemplo, a seqüência de acontecimentos em um incêndio de madeiras: 

  • Algo esquenta muito a madeira, podendo ser: luz focada, fricção, outro objeto que já esteja pegando fogo etc;
  • Quando a madeira atinge aproximadamente 260°C, o calor decompõe parte da celulose que forma a madeira;
  • O material decomposto é liberado na forma de gases voláteis, normalmente um composto de hidrogênio, carbono e oxigênio;
  • Quando o gás está quente o suficiente, as moléculas compostas se quebram e os átomos se unem novamente com o oxigênio para formar água, dióxido de carbono e outros produtos;
  • Os gases, que se propagam pelo ar, formam a chama. Os átomos de carbono que estão na chama emitem luz, quando ficam quentes. 
  • O calor da chama mantém o combustível em sua temperatura de ignição, então continua a pegar fogo enquanto houver combustível e oxigênio.


Como você pode ver, existem três elementos, chamados de O TRIÂNGULO DO FOGO envolvidos neste processo:

• calor excessivo

• oxigênio

• combustível

Os EXTINTORES DE INCÊNDIO são desenvolvidos para retirar ao menos um destes elementos, para que o fogo seja apagado.

Dentro de um EXTINTOR DE INCÊNDIO

Sabendo que existem três elementos essenciais envolvidos no processo de produção do fogo (calor, oxigênio e combustível), é preciso retirar completamente um destes três elementos para extingui-lo.


  • CalorO melhor jeito para acabar com o calor é jogando água no fogo, pois isto resfria o combustível a uma temperatura abaixo do seu ponto de ignição, interrompendo o ciclo de combustão.
  • Oxigênio - Para retirar o oxigênio,  pode-se abafar o fogo, para que ele não fique exposto ao ar. Um jeito de abafar um pequeno incêndio é cobrindo-o com um cobertor pesado. Outro jeito é jogar material não inflamável no fogo, como areia ou bicarbonato de sódio.
  • Combustível - Retirar o combustível é o jeito mais difícil de acabar com a maioria dos incêndios. Em alguns casos ( madeira de uma casa, por exemplo) o combustível só será retirado quando o fogo o tiver queimado por inteiro. 


Os EXTINTORES DE INCÊNDIO são cilindros de metal que contém um agente extintor (água, espuma, pó químico ou dióxido de carbono - CO2). Quando você pressiona a alavanca da parte superior do cilindro, o material é expelido com grande pressão, parecida com a pressão utilizada em uma  lata de aerosol. O diagrama abaixo mostra um projeto simples.


                                



Neste extintor, o sifão de tubo plástico vai da parte superior do reservatório do eliminador de fogo para a parte superior do extintor. Uma válvula com molas bloqueia a passagem do sifão para o bocal. Na parte superior do cilindro tem um cilindro menor, cheio de um gás comprimido: dióxido de carbono líquido, por exemplo. Uma válvula impede que o gás comprimido escape.

A National Fire Protection Association (Associação Nacional de Proteção contra Incêndios) recomenda que os extintores de pó químico sejam inspecionados a cada seis anos, mesmo se o manômetro estiver indicando que a pressão está correta


  • Para usar o extintor, você retira o pino de segurança e pressiona a alavanca de operação. A alavanca empurra a haste de ativação, que pressiona a válvula de molas para baixo, para abrir a passagem até o bocal. A parte inferior da haste de ativação tem um ponto afiado, que fura a válvula de liberação do cilindro.
  • O pino de segurança de metal evita que a alavanca de operação se feche acidentalmente.
  • A alavanca de operação pressiona a haste de ativação 
  • O gás comprimido sai, fazendo pressão para baixo no material eliminador de incêndios, o que conduz o material para o sifão e para fora do bocal com uma força considerável. O jeito adequado de se usar o extintor é mirá-lo diretamente no combustível, em vez de mirar nas chamas.


Tipos de agentes extintores

  • ÁGUA - A água é o material mais conhecido para apagar incêndios e é um dos mais eficazes, mas pode ser perigosa quando usada em uma situação errada. Um extintor de água consegue apagar o fogo em materiais como madeira, papel ou papelão, mas não funciona em incêndios elétricos ou naqueles que envolvam líquidos inflamáveis. No caso de um incêndio elétrico, a água pode conduzir a corrente, o que pode causar eletrocussão.  A água, se usada contra líquido inflamável só irá espalhar o líquido e que piorar o incêndio.
  • DIÓXIDO DE CARBONO - Um material popular que elimina fogo é o dióxido de carbono puro. Num extintor de dióxido de carbono, este material é mantido sob pressão, em forma líquida, dentro do cilindro. Quando o contêiner é aberto, o dióxido de carbono se expande para formar um gás. Este gás é mais pesado do que o oxigênio, então ele elimina o oxigênio que está ao redor do combustível em chamas. Este tipo de extintor  é comum em restaurantes porque não contamina os equipamentos da cozinha nem a comida.
  • ESPUMA ou PÓ QUÍMICO - Outro material utilizado para eliminar é a espuma ou pó químico, normalmente feita de bicarbonato de sódio, bicarbonato de potássio, quase idêntico ao bicarbonato de sódio ou fosfato monoammonium. O bicarbonato de sódio começa a decompor em 70°C e, quando se decompõe, libera o dióxido de carbono, que, junto do isolamento da espuma, serve para abafar o incêndio.

A maioria dos extintores tem uma pequena quantidade de material eliminador de incêndio: você pode gastar tudo em questão de segundos. Por isso, os extintores só são eficazes em incêndios relativamente pequenos, que podem ser facilmente contidos. Para apagar um grande incêndio, é necessário um equipamento muito maior: um carro de bombeiros, por exemplo, e os profissionais que sabem utilizá-lo. Mas para apagar as chamas que podem aparecer na sua casa, o EXTINTOR DE INCÊNDIO  um salva-vidas inestimável.


Classificação dos extintores

Os EXTINTORES DE INCÊNDIO são classificados pelo tipo de incêndio que conseguem apagar.

Classe A - conseguem apagar incêndios de "combustíveis comuns" como madeira, plástico ou papel. Extintores de água ou espuma

ÁGUA





                                  

















Classe B - conseguem apagar líquidos inflamáveis como gasolina ou graxa. Também se usa o extintor de espuma, pó comum, também chamado pó BC, ou dióxido de carbono, também chamado gás carbônico ou CO2.
CO2






















Classe C - conseguem apagar incêndios elétricos. Extintores de pó e CO2



CO2



Os extintores que forem marcados com A, B e C conseguem apagar todos os tipos.

EXTINTOR CLASSE ABC


Classe D -  projetados para apagar metais que estejam pegando fogo, são raros.

EXTINTOR CLASSE D


Verifique as letras e figuras do seu extintor para saber o que ele consegue fazer.


Os extintores multiuso ou ABC são extintores que podem ser usados em qualquer desses tipos de incêndio, pois extinguem princípios de incêndios em materiais sólidos, em líquidos inflamáveis, e gases. Também controlam incêndios em que haja a presença de corrente elétrica, sem transmiti-la, não gerando risco ao operador. 


Validade da carga dos extintores
A “carga” dos extintores possui validade conforme especificado pelo fabricante ou recarregador, não existindo, em Normas, um prazo específico. Tanto os fabricantes, quanto as empresas que efetuam recargas, põe ao aparelho um selo, com data de validade da “garantia” dos serviços.









Fonte: http://www.oarquivo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=592:extintores-de-incendio-nocoes-basicas-&catid=72:temas-diversos&Itemid=72
            (http://paginas.terra.com.br/educacao/pts/pts_3/extintores.html
            http://casa.hsw.uol.com.br/extintores-de-incendio3.htm)