28 de abr. de 2012

28 de Abril, Dia da Educação


Hoje é 28 de Abril, dia da Educação. Segundo o dicionário Aulete Digital, EDUCAÇÃO é :
“sf."  

  1. Ação ou resultado de educar(-se).
  2. Processo formal de transmissão de conhecimentos em escolas, cursos, universidades
  3. Formação e desenvolvimento da capacidade física, moral e intelectual do ser humano. 
  4. Conjunto de teorias e métodos relativos ao ensino e à aprendizagem; DIDÁTICA; PEDAGOGIA  4  Conjunto de teorias e métodos relativos ao ensino e à aprendizagem; DIDÁTICA; PEDAGOGIA. 
  5. Cultivo e desenvolvimento de alguma capacidade perceptiva, sensorial ou fisiológica (educação do paladar). 
  6. Comportamento em consonância com as regras sociais de etiqueta e de boa convivência; CIVILIDADE; POLIDEZ.


Nos dias atuais quando se fala em educação logo se pensa em escolas, principalmente em escolas públicas, ainda mais em período eleitoral. Tal pensamento não está de todo errado. Mas educação não é somente isso, ou seja, não é só uma organização pública de ensino. As escolas têm como principal missão transferir conhecimento e estimular o indivíduo aprendiz a desenvolver seus pensamentos, aprimorar uma visão crítica e se preparar para o mercado de trabalho. Não é e nunca foi responsabilidade das escolas educar ninguém. Você já percebeu que as pessoas mais humildes, que mal estudaram tem uma educação diferenciada de muitos outros que você talvez conheça e que, mesmo com diplomas de doutores, são pessoas grosseiras, arrogantes, “metidas” e que muitas vezes não respeitam o direito de ninguém? 
Entende-se por educação o conjunto que envolve comportamento, pensamento e expressão de um indivíduo, uma família, um grupo ou um povo. Meus avós costumavam dizer que a “educação vem de berço”. O processo de educação começa com a família, quando os pais ensinam a seus filhos o que julgam ser certo, como devem se comportar, a respeitar as outras pessoas. Ou seja, é o início da formação da criança, que aos poucos vai sendo preparada para a vida individual e em sociedade. A educação é uma fotografia que não se vê, mas se percebe. Ela é o reflexo de uma cultura. 
É preciso educação ao falar, andar, comer, vestir, beber, dirigir, cuidar da higiene, ouvir música, brincar, etc. Se tudo que falamos ou fazemos está envolvido com a decência e a ordem então temos educação. 
Alguns exemplos básico de educação
  • Bom dia /boa tarde/boa noite – isso é o básico dos básicos
  • Agradecer – parece estranho, mas muitas vezes machucamos os outros  por simplesmente não agradecer. 
  • Não jogar lixo no chão – essa é de doer. O reflexo está por toda a parte. Cidade suja reflete a falta de educação de todo o povo. 
  • Não chegar atrasado a compromissos. Virou um hábito, que eu diria “vício” de as pessoas só chegarem atrasados. Para se ter ideia este vício já está tão comum que os responsáveis pelos eventos, cerimônia ou qualquer outro compromisso agem assim: “Vou marcar para 9h pra ver se chegam as 10h ou 10:30h”. Ou então assim: “Começa  às 17:00h mas vamos dizer que será as 15:00h”
  • Não falar como se estivesse gritando.
  • Não ouvir som muito alto – Este item é tão sério que existem até leis para garantir seu cumprimento. Há pouco tempo criou-se a lei contra uso de música nos celulares sem fone de ouvido dentro dos ônibus.
  • Não fumar em ambientes fechados ou muito próximo a não fumantes.

Vou ficando por aqui com os exemplos, pois são muitos. E ainda tem os exemplos de etiquetas, que são mais complexos.
Não é difícil ser educado, basta seguir esta máxima:  meu direito termina justamente onde começa o seu.

27 de abr. de 2012

Ser Gentil no Trânsito Faz Bem a Saúde


Para encarar diariamente o trânsito pesado com mínimo desgaste é preciso aplicar uma máxima: não faça aos outros aquilo que não gostaria que fizessem com você. De nada adianta reclamar que ninguém dá espaço para você trocar de faixa se a sua atitude quando outro motorista quiser fazer o mesmo é acelerar e tirar o espaço dele. Ser gentil ao volante não melhora apenas a vida dos outros – é bom para a sua saúde também. Algumas regras para deixar o trânsito mais leve no dia-a-dia: 


- Não buzine para o motorista à sua frente, se ele não for tão rápido quanto você gostaria que fosse ao abrir o sinal. Com alguém literalmente buzinando na orelha, ele pode se atrapalhar e até demorar mais. 

- Ligue sempre a seta ao mudar de faixa, fazer uma conversão ou estacionar. Manobras como essas devem ser sinalizadas mesmo quando você achar que não há carro algum por perto – além de sua visão não ser infalível, lembre-se que os pedestres também precisam ser alertados dos seus movimentos com o carro. E nada irrita mais um motorista do que ser surpreendido por uma manobra brusca à sua frente. 

- Além de ser desrespeitoso e anti-higiênico, jogar lixo na rua pode ser perigoso para motoqueiros, pedestres e carros que fiquem atrás de você. Não custa nada levar um saquinho para guardar seus restos no carro

- Ao se sentir pressionado por outro carro, não pense duas vezes: dê passagem. E quando um motorista abrir espaço para o seu carro, agradeça com um aceno ou um leve toque na buzina. As regras da boa convivência são as mesmas na fila do elevador ou no trânsito. 

- Você tem o direito de escutar a música que quiser no seu carro, principalmente se estiver sozinho dentro dele. Mas não pode obrigar outros motoristas e pedestres a ouvir a sua preferência musical em altíssimo volume, com as janelas abertas

- Você se distraiu e acabou ficando sobre a faixa de pedestres quando o farol fechou. Se não der para voltar para trás, acene com um pedido de desculpas aos pedestres. Afinal, a faixa é para eles.

- Se você vê que o sinal um pouco mais à frente vai fechar e tem outro carro saindo de um estacionamento, manobrando a ré, dê-lhe oportunidade, afinal, você teria que parar mesmo.

Situações de falta de gentileza:

  1. Dirigir colado à traseira do carro a sua frente (perigosíssimo)
  2. À noite, dirigir com o farol alto aceso (isso incomoda tanto...)
  3. Ultrapassar pela direita
  4. Fazer manifestações/passeatas interrompendo o trânsito na cidade
  5. Atravessar a rua muito lentamente (pedestre)
  6. Promover buzinaço
  7. Táxis que param no meio da pista para pegar ou deixar passageiros
  8. Mudar de faixa sem dar seta
  9. Buzinar para o carro da frente tão logo o sinal abre
  10. Encontrar um conhecido no meio da rua e ficar conversando, com o carro parado no meio da pista, enquanto os motoristas atrás aguardam
  11. Xingar ou buzinar exasperadamente quando outro motorista comete alguma barbeiragem, como fechar cruzamento ou fechar seu carro
  12. Estacionar em frente a garagens
  13. Estacionar em cima de passeios
  14. Acelerar e sair cantando pneu ao ultrapassar um carro mais lento (acredite, todos te chamam de grosso)
  15. Sair costurando no trânsito
  16. Fechar outros carros
  17. Por não estar com pressa, sair dirigindo em velocidade bem abaixo do indicado para a via e o horário
  18. Pegar carona nas brechas de trânsito abertas pela passagem de ambulâncias com sirenes ligadas, esquecendo-se de que os carros que se afastaram para a ambulância passar precisam retornar para as suas faixas
  19. Fechar o cruzamento
  20. Estacionar em local destinado a deficientes físicos
  21. Estacionar impedindo acesso de cadeirantes aos passeios
  22. Parar em fila dupla
  23. Estacionar em pistas de cooper
  24. Ouvir som tão alto que todos os carros parados no sinal escutam
  25. Acelerar quando percebe que um carro quer entrar na via que você está trafegando
  26. Não diminuir a marcha quando um pedestre está atravessando a rua na sua frente
  27. Arrancar o carro antes de o sinal abrir, só porque observou que o sinal para os carros da outra via fechou
  28. O carro da frente dá seta e indica que vai estacionar, mas o carro de trás cola na traseira impedindo que o carro estacione, outros carros colam na sequência e o motorista que queria estacionar tem de seguir em frente, perdendo a vaga
  29. Roubar deliberadamente a vaga de alguém
  30. Pegar sem perceber a vaga de alguém e, ao perceber, não sair em busca de outro local para estacionar
  31. Xingar quando alguém pega uma vaga que você viu primeiro e indicou que usaria, sem levar em conta que o outro motorista pode não ter percebido que você queria a vaga
  32. Pisar no acelerador quando o sinal ainda está vermelho para os carros, assustando as pessoas que estão atravessando na faixa de segurança. (é engraçado, eu sei, mas não é educado)


fonte:
http://gentileza.revistaencontro.com.br/comosergentil
http://educacaoparaotransitocomqualidade.blogspot.com.br/2009/07/vale-pena-ser-gentil.html

26 de abr. de 2012

Bolo de Aniversário


A tradição de sempre festejar a data em que uma pessoa completa mais um ano de vida não é totalmente seguida no mundo. No Vietnã, por exemplo, tal comemoração não se dá na data específica do nascimento, mas na passagem do ano novo, de forma coletiva.

As festas de aniversário surgiram no Ocidente. Desde a Antiguidade, os romanos já comemoravam o dia do nascimento de uma pessoa, conhecido como "dies sollemnis natalis". Os tradicionais bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, passaram a oferecer em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua.

As velas colocadas em cima do bolo também surgiram na época dos deuses antigos, pois as pessoas acreditavam que a fumaça das velas levava as preces dos fiéis até o céu, além de proteger o aniversariante de espíritos ruins e garantir sua proteção para o ano vindouro.

25 de abr. de 2012

A Preço de Banana


Quando falamos sobre comida, nem sempre imaginamos a dimensão histórica e cultural que um simples fruto pode ter. No caso da banana, o uso e o fácil acesso a esse gênero alimentício se mostram como uma das mais típicas características da economia natural e agroexportadora do continente americano. No século XX, vários países da América Central ficaram conhecidos como sendo parte integrante da chamada “República das Bananas”.

Essa relação entre a banana e o continente americano, na verdade, é bastante antiga. Ao chegarem ao Novo Mundo, os colonizadores europeus logo perceberam que as bananeiras abundavam em nossas terras. O clima quente e úmido fazia com que o fruto estivesse sempre disponível, sem que fosse necessário um planejamento rigoroso ou o emprego de técnicas agrícolas mais elaboradas. Ainda hoje, ela serve como base alimentar de muitas famílias habitantes de países americanos mais pobres.

Seguindo a lógica de exploração do sistema mercantilista, os comerciantes do Velho Mundo tinham pouco interesse em explorar comercialmente uma riqueza de tão fácil obtenção. O grande lance era investir em gêneros agrícolas que tivessem preços elevados e que, por isso, garantiam uma polpuda margem de lucros à burguesia mercantil europeia. De fato, a pobre banana era o indício cabal de que a antiga lei da oferta e da procura tinha lá suas razões.

Com o passar do tempo o preço da banana acabou sendo naturalmente incorporado ao nosso vocabulário financeiro. Toda vez que encontramos um produto “a preço de banana”, temos a certeza que pagaremos bem pouco naquele bem que tanto desejamos. Em tempos de pouca grana, nada melhor que pagar valores módicos que nos lembrem o precinho convidativo de um cacho de bananas!


Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

EVITE DOENÇAS: Os alimentos "Top-five" causadores de câncer:


1. Cachorros quentes
Porque têm alto teor em nitratos. A "Câncer Preventivo Coalition" adverte que as
crianças não devem comer mais de 2 salsichas por mês.


2. Carnes processadas e toucinho
Também contêm altos níveis de nitrato de sódio como as salsichas, assim como
também no toucinho e outras carnes processadas aumentam o risco de doenças do
coração. A gordura saturada do toucinho também é um grande colaborador na
geração de câncer.


3. Donés (Donutts)
Os donés são duplamente causadores de câncer. Primeiro porque são elaboradas com
flúor, açúcar refinado e óleo hidrogenado, depois são FRITOS a altas
temperaturas. Os donés são o primeiro "alimento"de todos os que podes comer que
elevará altamente o teu risco de gerar câncer.


4. Batatas fritas
Assim como os donutts, as batatas fritas são elaboradas com óleos hidrogenados e
cozinhadas depois a altas temperaturas. Também contêm acrylamidas que se geram
durante o processo de cozedura a altas temperaturas. Deveriam chamar-se batatas
de câncer em vez de batatas fritas.

5. Biscoitos e bolachas
São geralmente elaboradas com flúor e açúcar. Até as que em suas etiquetas são
orgulhosamente apresentadas como livres de gorduras transgénicas geralmente
contêm ainda, só que em quantidades menores.

HÁBITOS QUE PREJUDICAM O CÉREBRO
(matam neurônios)

1. Não tomar o café da manhã
A pessoa que não toma o pequeno-almoço tem baixo nível de açúcar no sangue. Isto
gera uma quantidade insuficiente de nutrientes ao cérebro causando a sua
degeneração paulatinamente.

2. Comer demais
Isto causa o endurecimento das artérias do cérebro, causando também baixa
capacidade mental.

3. Fumar
Causa a diminuição do tamanho cerebral e promove também a doença de Alzheimer.

4. Consumir altas quantidades de açúcar
O alto consumo de açúcar interrompe a absorção de proteínas e outros nutrientes
causando má nutrição e pode interferir no desenvolvimento do cérebro.

5. Contaminação do ar
O cérebro é o maior consumidor de oxigênio do corpo. Inalar ar contaminado
diminui a sua oxigenação provocando uma diminuição da eficiência cerebral.

6. Dormir pouco
O dormir permite ao cérebro descansar. A falta de sono por períodos prolongados
acelera a perda de células do cérebro.

7. Dormir com a cabeça coberta
Dormir com a cabeça coberta aumenta a concentração de dióxido de carbono e
diminui o oxigênio causando efeitos adversos ao nosso cérebro.

8. Fazer o cérebro trabalhar quando estamos doentes
Trabalhar e estudar quando estás doente, além da dificuldade do cérebro para
responder nesse estado, prejudica-o.

9. Falta de estimulação
Pensar é a melhor maneira de estimular o nosso cérebro e não fazê-lo provoca que
o cérebro diminua o seu tamanho e portanto a sua capacidade.

10. Pratica a conversação inteligente
Conversas profundas ou intelectuais promovem a eficiência cerebral

-------------------------------------------------------------------------------------------
Causas principais que prejudicam o fígado

1. Dormir tarde e despertar tarde
2. Não urinar pela manhã
3. Comer demasiado
4. Pular o café da manhã
5. Consumir muitos medicamentos
6. Consumir conservantes, colorantes, adoçantes artificiais
7. Consumir óleos de cozinha não saudáveis. Reduz o mais possível o consumo de alimentos fritos mesmo quando utilizes azeites benéficos. Não consumas alimentos fritos quando estiveres cansado ou doente a menos que sejas muito magro, mas se puderes, evita-o.
8. Consumir alimentos demasiado cozidos sobrecarregam o fígado.
Os vegetais devem ser comidos crus ou pouco cozidos. Se consomes vegetais fritos deves fazê-lo de uma só vez, ou seja, não deves guardá-los para consumo posterior.

Devemos seguir estes conselhos sem que signifique maior gasto. Só temos que adotar um estilo de vida mais saudável e melhorar os nossos hábitos alimentares. Manter bons hábitos de alimentação e exercício é muito positivo para que o nosso organismo absorva o que necessita e elimine os químicos no seu "horário".

24 de abr. de 2012

Acabar em Pizza


   O Brasil é um país que o cumprimento das leis ainda sofre uma série de problemas estruturais. Ao invés de observarmos o cumprimento daquilo que é determinado, vemos que nossas leis acabam se enfraquecendo pela falta de fiscalização ou pelo fato dessa tal lei “não ter pegado” entre a população. Pior ainda é saber que a posição social dos indivíduos também determina o cumprimento ou não daquilo que nossos extensos códigos dizem. Afinal, nunca se sabe “com que se está falando”.
Vez ou outra, observamos que importantes figuras políticas são processadas e acusadas por crimes de corrupção que podem lhes custar a carreira e a própria liberdade. Provas são reunidas, indícios organizados e discussões feitas para se falar sobre o caso. Geralmente, quando as medidas legais demoram a ser aplicadas, vemos que sempre aparece algum tipo de subterfúgio que salva o acusado. Logo, os populares e os meios de comunicação, bradam que tudo “acabou em pizza”.
Para quem não sabe, essa expressão foi criada por um jornalista esportivo chamado Milton Peruzzi, que trabalhava na Gazeta Esportiva. Tudo começou na década de 1960, quando uma série de conturbações gerou uma grave crise entre os dirigentes da Sociedade Esportiva Palmeiras. O caso era tão grave que uma reunião de mais de quatorze horas foi realizada para que as questões do time de futebol fossem resolvidas de uma vez por todas.
Em uma reunião tão longa assim era normal que a fome acabasse incomodando aquele bando de cartolas nervosos. Foi então que, pela praticidade e a própria descendência italiana dos dirigentes, eles fizeram um pedido de dezoito pizzas gigantes, muito chope e vinho para sustentar aquela jornada de debates. Ao fim do bate-boca e da comilança, parece que tudo chegou a um acordo. Dado o desfecho, Milton Peruzzi publicou uma notícia com o seguinte título: “Crise do Palmeiras termina em pizza”.

Por Rainer Sousa
Mestre em História
Equipe Brasil Escola

TITULO de ELEITOR


SEJA CIDADÃO, REGULARIZE SEU 
TÍTULO DE ELEITOR


Para FAZER, REGULARIZAR ou TRANSFERIR seu título você deve ter em mãos:


1. Comprovante de Residência (Água, Luz ou Telefone)
Obs.: em Lauro de Freitas não serve comprovante de 2012, somente 2011.


2. Se o imóvel for alugado, levar Contrato de Aluguel


3. Se estiver em nome do marido/esposa, levar Certidão de Casamento.


4. Se não for oficialmente casado, levar Certidão de Nascimentos dos filhos


OUTROS CASOS:
5. Se não tiver Comprovante de Residência, levar Atestado Escolar de Lauro de Freitas


6. Se não estiver mais estudando, mas tiver filho frequentando escola, serve o Atestado dele


Evite transtornos, regularize seu 
Título de Eleitor até 04/05/2012


SAC - ESTRADA DO CÔCO, em frente a Mega Insinuante

Lixo Doméstico



    Diariamente, em nossas casas geramos lixo doméstico  para o meio ambiente. O lixo doméstico é caracterizado por restos de alimentos, materiais plásticos, produtos de higiene pessoal, óleo de cozinha, embalagens, folhas de quintal, entre outros. Algumas cidades já possuem coleta específica para o lixo orgânico e inorgânico despojado pelos lares, mas, na maioria dos casos, tratar o lixo doméstico ainda é um grande desafio.

O lixo doméstico é recolhido pela empresa de limpeza pública e , quando não há a seleção e o tratamento correto, são jogados em grandes lixões para efeito de decomposição. Depois de um período de sessenta dias, a fermentação desse lixo gera no “lixão” uma espécie de gás metano e chorume (líquido escuro proveniente diretamente da decomposição dos dejetos). Quando jogados em aterros sanitários, o lixo sofre uma decomposição controlada e pode servir para a fabricação de fertilizantes naturais. 

Grande parte do mau odor que o lixo exala provém das substâncias existentes no lixo orgânico, por exemplo, nos restos de comida.

Num processo de compostagem, o lixo orgânico (restos de refeições, cascas de frutas, papéis úmidos, restos de vegetais, café e estrume de animais) são transformados em adubos naturais no solo.

O uso do adubo da compostagem permite uma economia vantajosa, pois retira a necessidade de se comprar adubos artificiais, fortalece as plantas e uma pequena horta que a pessoa tenha em sua casa. Quando o lixo orgânico é depositado de maneira incorreta na natureza, este pode acarretar sérios danos à natureza como a contaminação do solo e dos lençóis freáticos.

Sabemos que o lixo doméstico está relacionado diretamente com o excesso de consumo de nossos tempos, a comida que consumimos hoje, em grande parte, é industrializada e contém insumos químicos que, a médio e longo prazo, além de fazer mal à saúde do ser humano, anexados ao lixo podem afetar o equilíbrio biológico dos solos e contaminar as fontes de água.

Assim como já ocorre com o lixo industrial e agrícola, o lixo doméstico tem causado um profundo esgotamento dos aterros sanitários nas principais cidades do mundo. Nas grandes cidades, o lixo tornou-se num problema de saúde pública.

Segundo dados do IBGE, no ano de 2000, cerca de 228,4 mil toneladas de lixos eram produzidas no Brasil, em média cerca de 50 mil toneladas de lixo são jogados diariamente em lixões a céu aberto.

Fontes:
http://www.lixodomestico.net63.net/
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/lixo-domestico-coleta-seletiva-separacao-dicas-501359.shtml

A Doença Mais Antiga


Atualmente, médicos e especialistas têm conhecimento acerca de inúmeras doenças, de todas elas a mais antiga é a hanseníase. Os primeiros registros dessa doença datam de 1350 a.C.. Apesar de ser muito antiga, o tratamento eficaz da doença só foi descoberto no começo dos anos 80, com o desenvolvimento da poliquimioterapia.
A hanseníase é provocada pela bactéria Mycobacterium leprae, também conhecida como Hansen, ela agride principalmente os nervos e a pele, podendo, em estágios mais graves, resultar em deformações. A lepra, como era conhecida, consome, resseca, agride e penetra na pele, deforma nervos, músculos e ossos.
No início ela provoca uma dor quase insuportável que logo passa e é substituída pela perda da sensibilidade e dos movimentos. O nome foi alterado por causa do preconceito com o qual os portadores da doença eram tratados, no Brasil a lepra passou a ser conhecida como hanseníase.
Em números absolutos de hanseníase, o Brasil é o segundo país no ranking, perdendo somente para a Índia.


Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola Escola

22 de abr. de 2012

CURIOSIDADES DO NOSSO CORPO




Navegando pelo FACEBOOK, vi um Tópico muito interessante, mas que tava todo em espanhol. Então me dei o trabalho de traduzir tudo e compartilhar isso com vocês. Espero que vocês gostem dessas informações (são muito úteis).

1. Se você estiver com a garganta doendo, aperte seu ouvido:
Pressionando os nervos do ouvido, ele vai gerar um reflexo imediato nos espasmos da garganta e alivia o desconforto

2. Para ouvir melhor utilize apenas um lado da orelha:
Se você está em um clube e não ouvir bem o que as pessoas estão dizendo, vire a cabeça e use apenas a orelha direita, uma vez que ela distingue melhor as conversações, enquanto a esquerda identifica músicas de som.

3. Para resistir à tentação de ir ao banheiro pense em sexo:
Quando não resistir à vontade de urinar e não tiver um banheiro por perto, pense em sexo. Isso vai entreter o seu cérebro e reduzirá o estresse.

4. Provoque tosses para reduzir a dor:
Um grupo de cientistas alemães descobriram que quando você espirra, aumenta a pressão no peito e coluna vertebral, inibindo, assim, dores na coluna.

5. Se você estiver com o nariz entupido:
Pressione o céu da boca e o nariz. Toque o céu da boca firmemente com um dedo, segurando o nariz abaixo das sobrancelhas. Isso permitirá que as secreções possam se mover e você volta a respirar.

6. Quando você tiver com azia, durma sobre seu lado esquerdo:
Isto cria um ângulo entre o estômago e do esófago, de modo que o ácido não pode passar para a garganta.

7. Quando um dente dói esfregue um cubo de gelo em sua mão:
Você deve passar um pedaço de gelo na área, em um "v" que tem entre o polegar e o dedo indicador contra a palma da mão. Isto reduz em 50% a dor, pois este setor está ligado aos receptores da dor da face.

8. Quando você se queimar, pressione o ferimento com um dedo: Após a limpeza da área afetada, pressione com a mão sobre a queimadura, assim ela retornará a temperatura inicial e evitará bolhas. (Para pequenas queimaduras, apenas)


9. Quando você estiver bêbado:
Repouse a mão sobre uma mesa ou superfície estável. Se você fizer isso, seu cérebro vai recuperar o sentido de equilíbrio e evitará que tudo gire ao seu redor.

10. Ao correr, respire quando o pé esquerdo pisar o chão.
Isto irá prevenir sentimento de comichão no peito, porque se você respirar quando você coloca o pé direito, fará pressão no fígado.

11. Se sangrar o nariz, empurre com o dedo:
Se você deitar com o sangue escorrendo poderá se sufocar, por isso é melhor pressionar o dedo sobre o lado do nariz quando você tiver sangramento.

12. Para controlar o batimento cardíaco quando você está nervoso
Coloque o polegar na boca e assopre, isso irá ajudar seu coração parar de bater tão rápido a partir da respiração.

13. Para aliviar uma dor de cabeça quando você bebe água gelada:
Quando você beber algo congelado, resfria o paladar e o cérebro interpreta. Então você deve colocar a língua no céu da boca para retornar à temperatura normal.

14. Previna a falta de visão quando você está na frente do PC:
Quando você coloca seus olhos em um objeto próximo, como um computador, a vista fica cansada e não consegue enxergar direito. Por isso, feche os olhos, contraia o corpo e prenda a respiração por um momento. Então, relaxe. Remédio santo.

15. Desperte suas mãos e pés adormecidos movendo sua cabeça:
Quando você dorme, um braço ou uma mão, gire a cabeça de um lado para o outro e sentirás a dormência passar dentro de 1 minuto. Os membros superiores adormecem pela pressão sobre o pescoço. Igualmente para pernas e pés, leva alguns segundos.

16. Uma maneira fácil de prender a respiração debaixo d'água:
Antes de mergulhar, fazer respirações muitos rápidos e fortes para fazer o sangue ácido desaparecer, pois isso é que causa a falta de ar.

17. Memorize textos à noite:
Tudo o que você ler antes de dormir, o mais fácil de lembrar ...

Quando alguém COMPARTILHA algum valor, Você se beneficia.
Então você tem a obrigação moral de compartilhar com os outros.

Fonte: Daniel Navarro
          UFPB
          http://www.facebook.com/profile.php?id=100001676391188

A Origem do Desodorante



Desde a época do Império Romano que se tenta controlar o suor e o odor produzidos pelas axilas. Os homens desta época usavam pequenas almofadas aromatizadas debaixo das axilas para diminuir o odor provocado pelo suor.

No início do século XX, os Estados Unidos fabricaram um produto a base de sulfato de potássio e sulfato de alumínio, que seria capaz de controlar o suor e diminuir o odor, e deram o nome de desodorante.
Em razão do alto preço, o produto somente se espalhou no Ocidente. Após a Segunda Guerra Mundial os preços caíram e assim o desodorante se tornou acessível. 
Hoje, o desodorante apresenta diversas formas que podem ser escolhidas de acordo com a necessidade de cada um, encontramos desodorantes aromatizados ou sem perfume, com ou sem álcool e os com ou sem agentes bactericidas.
Podem ainda ser antitranspirante, que fecha cerca de 50% das glândulas sudoríparas, ou antiperspirante que reduz a formação do mau cheiro e a transpiração.


Fonte:
Brasil Escola

Arroz e feijão são uma combinação completa de proteínas vegetais



Quando você pensa em comida típica brasileira, lembra logo de quê? Provavelmente, do tradicional feijão com arroz. Só no ano passado, a população do país consumiu 3,5 milhões de toneladas de feijão e 8,7 milhões de toneladas de arroz. A receita remonta ao tempo dos índios, depois dos escravos e permanece em alta até hoje. Do ponto de vista nutricional, a combinação é completa e traz mais benefícios à saúde junta do que separada. Isso por  que, quando a pessoa consome uma leguminosa como o feijão com um cereal, no caso o arroz, o organismo consegue fazer a digestão de todas as vitaminas e proteínas vegetais. O arroz é rico em uma proteína chamada lisina, enquanto o feijão contém muita metionina. 
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um prato de arroz com feijão garante a absorção de mais de 80% dessas proteínas. Além disso, o arroz oferece carboidratos, vitaminas e minerais, segundo o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Sônia Tucunduva. 
O Ministério sugere o seguinte consumo: uma parte de feijão para duas de arroz. O feijão tem carboidratos e é rico em fibras, vitamina B, ferro e cálcio. Já a feijoada, com a inclusão de embutidos como linguiça, joelho e outras partes do porco, torna o prato pouco saudável. 


Benefícios do arroz: 
  • É rico em vitaminas do complexo B
  • Reduz o colesterol ruim
  • Tem menos de 1% de gordura
  • Faz bem ao coração e a outros músculos
  • Melhora a pele, o sistema nervoso e o aparelho digestivo
  • Contribui para o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas
  • É bom para os olhos Benefícios do feijão
  • É fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B9
  • É rico em proteínas e minerais (potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio)
  • Faz bem para o intestino
  • Melhora o sistema nervoso
  • Ajuda a crescer.

Tipos de arroz: 
A dupla preferida dos brasileiros no dia a dia é o arroz polido, popularmente conhecido como branco, e o feijão carioca, com tom marrom claro e grãos menores. O arroz branco perde vitaminas e minerais depois de descascado. Já o parboilizado, quando ainda está na casca, passa por um processo, sem agentes químicos, em onde é imerso em água aquecida sob pressão e exposto ao vapor e à secagem. Desse procedimento, resulta um grão com mais nutrientes em relação ao arroz polido. 
O arroz integral, por sua vez, não passa pela etapa de polimento, apenas a casca é retirada. Daí vem sua coloração mais escura, o gosto mais acentuado e a textura mais dura após o cozimento. O arroz integral é mais nutritivo  que  o tradicional, por  que  retém grande parte dos nutrientes  que são eliminados no processo de polimento. O arroz preto, cultivado na China há mais de 4 mil anos, é o mais rico em compostos benéficos à saúde, pois tem poder antioxidante,  que previne o envelhecimento precoce. Contém 20% mais proteína e 30% mais fibra em relação ao arroz integral. Também tem menos gorduras e calorias. 


Tipos de feijão: 
O feijão comum fornece, em cada 100 g, cerca de 350 calorias e até 24 gramas de proteínas. Diversas formas são cultivadas no mundo, mas poucos povos souberam tirar tanto proveito desse alimento como o brasileiro. A iguaria está presente na culinária de todos os estados, principalmente com o arroz, mas também com carnes, na forma de feijoada, sopas, caldos, baião de dois, acarajé, feijão tropeiro, dobradinha, salada, guisado, ensopado e tutu à mineira. Feijão é o nome genérico para um grande grupo de plantas da família das leguminosas (Fabaceae),  que tem como característica marcante a ocorrência do fruto do tipo legume, também conhecido como vagem. Nenhum feijão é melhor  que outro e todos contêm ferro em proporções muito parecidas. O feijão carioca é rico em proteína, zinco, ferro e cálcio, entre outros minerais. Tem esse nome por  que suas listras lembram o calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro. O feijão branco tem grãos grandes e, em sua composição, apresenta amido resistente, ideal para ondeimar gorduras. Já o preto ajuda a controlar o colesterol e a hipertensão arterial. É bastante consumido na Região Sul, no Espírito Santo e no Rio. O feijão de corda, também conhecido como feijão-caupi ou fradinho, é fonte de proteína e energia, razão pela qual faz parte da dieta alimentar da população de muitos países subdesenvolvidos. O Brasil está entre os maiores produtores e consumidores mundiais. 


Dicas: 

  • Coma arroz e feijão diariamente: Não há problema em consumi-lo no almoço e no jantar, mas preste atenção ao tamanho da porção. A fibra do arroz e a do feijão reduzem o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e obesidade, além de contribuir para um melhor funcionamento do intestino. 
  • Não precisa lavar o arroz antes do cozimento: Esse trabalho é dispensável, já  que  o alimento será cozido. Também é importante lembrar  que o arroz não é um prato principal, mas um complemento. 
  • Deixe o feijão de molho. Antes de prepará-lo, deixe-o de molho para reduzir o tempo de cozimento e os compostos (taninos, fitatos e oligossacarídeos)  que diminuem a capacidade de digestão de certos alimentos e causam gases intestinais. Jogue a água do feijão fora e lave-o novamente. 
  • Para os fãs de feijoada, substitua a carne de porco pela carne seca magra. Dessa forma, você vai evitar o excesso de gordura do alimento, sem perder o sabor.

Reunião de Moradores



Os moradores das regiões próximas ao Caic, precisamente na junção do Jd. Cidade Nova, Jd. Pouso Alegre com Xangô Oxalá fizeram uma reunião na casa da Sra. Iracema, para discutir problemas inerentes às comunidades locais no último dia 21, feriado de Tiradentes. Todos reconhecem a carência que nossa cidade passa por falta de atendimento público, como saúde, transporte e segurança, entre outros. Na quinta-feira, dia 19, somente três pacientes puderam ser atendidas para GINECOLOGIA na Unidade de Saúde da Família Espaço Cidadão, no Caranguejo, porque uma profissional de saúde avisou em alto e claro som que só havia 3 PARES DE LUVAS disponíveis. 

“Segunda-feira passada precisei dormir na frente do (Hospital) Nelson Barros e 7:00h da manhã voltei decepcionada porque não tinha vaga para minha necessidade” , disse dona Marinalva, do Xangô Oxalá. Ainda tem outro problema. Quem é do loteamento tal não pode ser atendido em tal outro local. Um absurdo que o povo, sinceramente, não entende e não se conforma. “Temos que andar, subir e descer ladeira para pegar um coletivo porque não existe transporte que nos leve a lugar algum partindo do Caic”, reclamou dona Francisca quando abordamos o assunto transporte urbano. Há uma linha da BTU que passa uma única vez, às 5:40h da manhã da linha Vida Nova x Lapa(Via Parque São Paulo).  "Nós não vemos um atendimento desrespeitoso e precário como este nem nos interiores em desenvolvimento", continuou ela. Esta gestão que se encontra vive dizendo que a cidade está “maravilhosa”, mas este conto de fadas não chega aos mais precisados nas periferias da cidade. Nós vivemos uma realidade de ruas com esgoto a céu aberto, escolas em reforma justamente no início das aulas, sem falar na greve absurda que durou dias e dias por intransigência da prefeitura. 
Vivemos uma realidade de funcionários públicos apadrinhados e mal treinados que destratam o cidadão quando este precisa de um atendimento digno. Quer ser maltratado, vá no CRÁS, vá no Banco de Serviço, vá no Menandro de Faria ou Jorge Novís. Lá, você que já tem algum problema para resolver (senão não estaria lá) precisa buscar forças em Deus, porque a humilhação pela qual você passa ao ser atendido nas recepções pode te deixar com depressão e autoestima rebaixada. O atendimento público é um direito do cidadão pelos impostos pagos e serviço prestado não é um favor, é um dever dos funcionários que para isso foram contratados e remunerados para cumpri-los.