26 de mai. de 2013

Botijão de Gás Explode não Explode?



Hoje tive o oportunidade de observar uma apresentação da equipe do Corpo de Bombeiros, que entre muitas atividades realizada durante o evento Cuidando da Cidade em Itinga, erradicou a grande dúvida e pavor das pessoas sobre "explosões" de botijão de gás. Os maiores inimigos do homem em situações de risco são o medo e a falta de informação. Botijões de gás não explodem. O fogo, para existir, precisa três elementos chamados de triângulo do fogo, que é formado por comburente (oxigênio, ventilação), combustível (madeira, papel, algodão, gás, álcool, etc.) e temperatura de ignição (fonte alta de calor, seguida ou não de faíscas). Se a pessoa mantiver a calma ao ver um botijão de gás em chamas ela pode desfazer esse triângulo obstruindo o vazamento do gás, neste caso, o combustível. O fogo não entra no botijão por dois motivos: a pressão do gás para sair é muito mais forte e dentro do botijão não tem oxigênio, um elemento do triângulo necessário para a combustão. Acompanhado te técnicos e peritos da guarnição militar o garoto recebeu instruções de como agir em situações de risco. Engraçado foi ver no final do vídeo que ele próprio não acreditou que seu dedo estava sem queimaduras.

Ação Cuidando da Cidade na Itinga


O bairro de Itinga recebeu neste domingo, 26, o evento Cuidando da Cidade. O evento contou com apresentação de músicas, danças, teatro infantil, muita diversão e diversos serviços públicos, que foram oferecidos no largo da Escola  2 de Julho. 
Entre muitos serviços públicos, a equipe da Educação para o Trânsito esteve bastante atuante na campanha de conscientização, tanto dos pedestres como dos condutores de veículos automotores, do uso e respeito da FAIXA DE PEDESTRES. "É de atitudes como essas que nosso bairro precisa" - diziam algumas pessoas que eram abordadas pela equipe da CET - Coordenação de  Educação para o Trânsito. 


Álvaro Oliveira - Coordenação de Educação de Trânsito
Para mim, que estou a frente desta coordenação, foi satisfatório o saldo da ação. Observo que não é fácil mudar atitudes, que por muito tempo foram repetidas de forma errônea. E muito difícil mudar a cultura de uma pessoa adulta, mas é justamente para isso não cessaremos as ações de educação. 

Equipe de Educação para o Trânsito
Já estamos com planejamentos de trabalhar junto às escolas, com parceria da Setrel e da Retran, para cultivar em nossos pequenos cidadãos (crianças e adolescentes) o conhecimento e respeito às leis do trânsito. Só conseguiremos conscientizar os condutores a respeitar as FAIXAS quando os pedestres também tomarem consciência que seu uso é necessário e que a FAIXA é para sua maior segurança. "O trânsito é de todos, mas a faixa é do pedestre". Quem respeita as normas de trânsito valoriza a vida.

Os moradores do bairro não disfarçavam a alegria por participarem de ações que antes só eram realizadas no Centro ou em Vilas do Atlântico. 

Agente de Trânsito auxiliando na travessia
Paralelo ao evento, já está em execução um notório e muito admirado serviço, liderado pelo Diretor de Fiscalização André Luis, que é a organização dos pontos de coletivos na Av. Fortaleza e Largo do Caranguejo. 
Os "amarelinhos" no Largo do Caranguejo
Os "meninos" de "amarelinho" - como são chamados - têm recebido muitos elogios da população por seu dinamismo, cortesia e comprometimento em agilizar a circulação de veículos, facilitando a ida e vinda não somente dos veículos particulares mas, principalmente, dos usuários dos transportes coletivos. 
Além de facilitar o trânsito, eles não permitem que os "topiqueiros" criem teia de aranhas nos pontos de ônibus - uma das maiores reclamações dos usuários.


Vereadora Aline (E), Toinha (C) e Alana  Dir. Trânsito (D)

Agente de Trânsito - facilitador na ação
"Quem tem educação caminha sempre com atenção"
Distribuindo material educativo
Atitude correta para atravessar uma via



Mais imagens...