28 de fev. de 2012

Educação no Trânsito

   Sabemos que a frota de veículos aumenta a cada dia em nossa cidade. Hoje ficou mais fácil comprar um automóvel e isso ainda é um sonho de consumo de muita gente, enquanto para outros muitos já é uma necessidade para trabalhar, estudar e/ou até mesmo se divertir.
   Juntamente com a felicidade de dirigir seu "possante" deve vir também a responsabilidade.

   Já começaram as aulas. Tem muita criança na rua nos horários de ida e vinda da escola. Tem muitos pais que não dirigem com frequencia e estão neste período levando e trazendo seus filhos com o luxo e segurança que eles merecem. É hora de redobrar as atenções no trânsito. Revise com mais frequencia os itens de segurança do seu carro. Não invada o sinal. Seja educado, dê a preferência. Dê preferencias aos motociclistas, depois que eles passam por você eles seguem seu caminho e não te atrapalham em nada. Se você se assustar com algum motociclista, não tente dar o troco, deixe-o seguir. Evite correr muito, saia um pouco mais cedo já prevendo possíveis engarrafamentos. Cuidado com os buracos na pista.  Se estiver chovendo, reduza a velocidade.

    Ao passar por um túnel evite cometer o equívoco que muitos colegas do volante cometem: muitos ligam o pisca-alerta achando que estão fazendo o certo, mas enganam-se e ainda podem criar dois outros problemas. Primeniro, ao avistar um carro dentro de um túnel com o pisca-alerta ligado você logo pensa que ele quebrou e tenta ultrapassá-lo e ultrapassar dentro de um túnel geralmente é perigoso, isso pode causar um acidente. Segundo, cerca de 80% dos motoristas esquecem de desligar os piscas quando saem do túnel e trafegam kilômetros atrapalhando o trânsito. Já pensou na confusão?  Pois bem, o correto é ligar o farol baixo do veículo, que além de iluminar o interior do túnel as lanternas traseiras também acendem para que o motorista de trás tenha uma noção de distância do seu veículo. Caso você também esqueça de desligar, não tem problema algum. Não é infração de trânsito andar com os faróis acesos durante o dia e não atrapalha ninguém (em algumas cidades e rodovias federais é até obrigatórios os uso dos faróis durante o dia).