10 de out. de 2014

Trânsito: O Limite da Gentileza.

No trânsito, todos sabemos, e eu sempre comento que gentileza gera gentileza. Educação no trânsito é fundamental para vivermos bem, dirimir o máximo os acidentes que ocorrem por distrações, imperícia e imprudência. 

Felizmente tenho observado, principalmente em minha cidade na região metropolitana de Salvador, LAURO DE FREITAS-BA, que muitos motoristas têm melhorado seu comportamento. Quem dirige sabe da dificuldade que é sair de sua garagem, do estacionamento de um supermercado, de uma farmácia... principalmente se sua saída for de marcha ré. Claro que sempre há um ou outro mais apressadinho que ignora a necessidade do próximo. Mas o bom mesmo é que, em sua maioria, os lauro-freitenses estão ficando mais conscientes de que o trânsito é de todos e para todos, e que quem está na via de rolamento antes precisou sair e depois precisará parar. E o ciclo se repete. Também não se deve esquecer de que quem dirige também é pedestre em outras circunstâncias.

Pois bem, o motivo principal deste post é justamente parabenizar os bons motoristas, principalmente aqueles que se sensibilizam com a situação dos pedestres e, por falta ou deficiência das faixa de pedestres, param e lhes dão a oportunidade de travessia. Mas acreditem; embora bem intencionados, muitos colocam em perigo a vida destes mesmos pedestres por cometem algumas falhas. Falhas essas que faço questão de mencionar:

1. ao parar na via para dar passagem ao pedestre o condutor não deve e nem precisa acionar os piscas-alerta. Ao fazer isso ele passa a ideia ao condutor seguinte que seu veículo quebrou. Isso mesmo. Ele passa a ideia de que seu veículo quebrou e a tendência lógica do motorista que vem atrás é natural e óbvia de ultrapassá-lo, podendo atropelar o pedestre. O pior de tudo: o que parou não vai se envolver no acidente (embora causou) e vai seguir seu caminho.

2. não decida de última hora parar para dar passagem. O condutor atento avista a situação ao seu redor e planeja dar a travessia ao pedestre, reduzindo a velocidade e parando com segurança.


3. este recado vai aos motoristas de ônibus, topic's e caminhões. Evitem parar para dar passagem aos pedestres, salvo em local seguro, com faixa de pedestre e devidamente sinalizado. Calma. Não estou sugerindo que essa classe de profissionais se torne grosseira no trânsito. Mas todos sabemos, desde a infância, que não se deve atravessar na frente de ônibus e caminhões. Aos pedestres são feitas orientações para que estes devam olhar e nos dois sentidos da via, os veículos que circulam. Mais que isso, eles devem ser vistos também. Quantas vezes motociclistas já atropelaram pedestres que surgem, de repente, na frente de ônibus e caminhões? 

Senhor motorista de veículo grande e/ou alto, evite o remorso por causar um acidente ou atropelo, embora no mais profundo desejo de fazer o bem, de praticar uma boa ação.