5 de fev. de 2014

NOTA PÚBLICA: PREFEITURA ESCLARECE MEDIDAS ADMINISTRATIVAS

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas torna de conhecimento público o quanto segue abaixo aduzido: 1- No dia 16 de Novembro de 2011, a antiga Prefeita Municipal assinou com o Ministério Público Estadual um TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA no qual OBRIGA o Município de Lauro de Freitas a proceder à completa adequação do seu quadro de pessoal ao disposto no art. 37, inciso II da Constituição Federal de 1988, que determina seja realizado Concurso Público para admissão de pessoal para provimento de cargos efetivos;

2-         Para tanto, na oportunidade OBRIGOU-SE A NÃO ADMITIR/CONTRATAR e NEM MANTER ADMITIDO/CONTRATADO em seu quadro de pessoal SERVIDORES CONTRATADOS TEMPORARIAMENTE, admitidos a partir de 05/10/1988 sem o prévio concurso público, independentemente do regime jurídico a que estejam submetidos, em face da NULIDADE ABSOLUTA DOS RESPECTIVOS CONTRATOS DE TRABALHO;

3-         Ocorre que, foi conferido pelo Ministério Público Estadual o PRAZO DE ATÉ 26 DE OUTUBRO DE 2012, para que a antiga gestão procedesse o afastamento de todos os servidores contratados temporariamente, O QUE NÃO FOI FEITO, com a consequente substituição por servidores aprovados no Concurso Público n.º 01/2012 realizado pelo Município, cujas convocações para assunção dos cargos somente aconteceu após o resultado da última eleição municipal;

4-         Desta forma, cabe a atual gestão o papel de dar cumprimento às obrigações assumidas com a assinatura do TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA pelos anteriores dirigentes municipais, como já vem fazendo haja vista ter mantido e ampliado à convocação de mais de 1000 servidores aprovados no último Concurso Público realizado pelo Município, fato este que coloca o Município de Lauro de Freitas em posição de destaque nacional em relação a quantidade de servidores convocados e que entraram em exercício apenas no exercício de 2013.

5-         No que diz respeito aos candidatos aprovados para o cargo de guarda municipal, cumpre destacar que já foram convocados até o momento 64 candidatos aprovados no último Concurso Público, não havendo preenchimento de nenhuma vaga efetiva por servidor contratado em regime temporário por parte do Município, o que já restou comprovado, inclusive, pelo Ministério Público Estadual que já arquivou procedimento que tratava desta matéria.

6-         No que tange a realização do processo seletivo simplificado para contratação de profissionais do magistério e auxiliar de classe, cumpre esclarecer que as vagas colocadas para provimento do magistério referem-se a vagas não reais, passíveis de preenchimento temporário, em virtude de afastamentos e licenças de profissionais de magistério para diversas situações, v.g., exercício de direção e vice-direção escolar, licenças prêmio, licenças sem vencimento, licenças para tratamento de saúde e para o exercício de mandato classista, etc., em que pese a atual gestão já ter convocado 141 professores efetivos aprovados no último Concurso Público; já com relação as vagas para a função de auxiliar de classe, cabe destacar que referem-se a necessidade imediata, em virtude do Município estar, no momento, impedido de realizar novas convocações de servidores aprovados no último Concurso Público, haja vista já haver atingido pelas anteriores convocações o número de vagas criadas por lei para serem providas. Desta forma, para evitar descontinuidade administrativa, cumpre a utilização excepcional do mecanismo legal da contratação precária como forma de resguardas a prestação de serviços públicos essenciais.

7-         Por fim, cabe ainda enfatizar o compromisso da atual gestão com a regularização do seu quadro de pessoal, em respeito aos princípios legais e constitucionais aplicáveis.  



Fonte:
laurodefreitas.ba.gov.br
Postado 05 de Fevereiro de 2014 às 13:10
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria da Juventude e Trabalho (SEJUT), realizou, nesta terça-feira (4), a aula inaugural do Projeto Ilhas 2014, que já começa com mais de 50 jovens inscritos.

O Projeto Ilhas, que trata de questões socioambientais em comunidades como Portão, Itinga e Vila Praiana, passa a contar também com nova turma na sede da Secretaria, no Centro. O secretário da Sejut, Adelon Mira, explicou que a iniciativa visa a atender jovens que precisam de atenção sobre as demandas de inserção social. "Nossas comunidades jovens ainda carecem de inserção no ambiente tecnológico e cabe ao poder público viabilizá-la, através de ações como essa".

De acordo com o coordenador do projeto, o professor Henrique Moutinho, o "Ilhas" apresenta um curso de tecnologia, com diferentes temas, atrelado à consciência ambiental. "Os jovens aprendem, também, a separar lixo eletrônico e aproveitar como matéria-prima durante o curso. Isso faz com que haja uma consciência sobre os riscos e a utilização dos recursos tecnológicos".

Para Gabriel Soares, 18 anos, o curso irá ajudar na busca de aprimoramento e perspectiva profissional. "Eu pesquiso a utilização de programas e o funcionamento de computadores desde os 13 anos e agora vou conhecer melhor esse mundo, além de ter uma perspectiva de entrar no mercado de trabalho".

Laura Beatriz Santos, 40 anos, mãe de um dos jovens inscritos, acompanhou o filho e destacou a importância do curso. "Fico feliz por meu filho ter a oportunidade de se profissionalizar, além de ocupar a mente e o tempo com algo positivo. Isso ajuda a tirar os jovens das ruas e diminuir a violência".

Infocentro - Na oportunidade, Adelon anunciou o Infocentro da Sejut (laboratório de informática). De acordo com o secretário, no local estão disponibilizados cinco computadores com acesso à internet, onde os jovens poderão fazer pesquisas, digitar e imprimir as atividades escolares, além de interagir através dos recursos da internet. "Este Infocentro é um suporte aos estudantes que têm dificuldades para aprimorar os conteúdos aprendidos em sala de aula. Esperamos um movimento de mais de 60 estudantes por dia", explica. 

Fonte:
laurodefreitas.ba.gov.br

3 de fev. de 2014

Festa de Yemanjá em Buraquinho 2014


Lauro de Freitas homenageia Yemanjá, a chamada rainha do mar,  pela 12ª vez na Praia de Buraquinho.



Embora o dia tenha tido seu inicio com o tempo nublado, com ameaças de chuva, os devotos da santa logo se concentraram na Colônia de Pescadores Z-57, com suas águas de cheiro e oferendas, que segundo eles, é um gesto nobre de agradecimento pelas bençãos alcançadas.

Para garantir as oferendas em alto mar, as embarcações precisaram sair ainda cedo, por volta das 10:00h, quando o nível do mar já começava e baixar, de acordo com à tabela das marés.

Aos poucos a praia foi tomada turistas e lauro-freitenses. Várias autoridades políticas também estiveram presentes. Entre eles, alguns vereadores e secretários. 










O prefeito da cidade, Dr. Márcio Paiva, chegou cedo. O deputado Benito Gama e alguns de seus assessores também demostraram sua devoção a Yemanjá. 


Bebel Carvalho, vice-prefeito, que geralmente gosta de seguir nas embarcações, preferiu curtir a filhinha na beira mar, acompanhado por parentes e amigos.


Secretário Alexandre Marques em meio às baianas
O atual secretário da Secult, Alexandre Marques, chegou a comentar que a festa tem, a cada dia encantado mais pessoas e que muitos já têm deixado de ir a Salvador (Rio Vermelho) por optar em homenagear a rainha do mar em Buraquinho.

Tânia Cardoso, Álvaro Oliveira, Alessandra Araújo e Lúcia Helena

A empresária Alessandra Araújo, residente ha oito anos em Buraquinho , há seis anos participa desta festa é exemplo disso. Perguntada pelo Educação que Contagia sobre o que representa 02 de Fevereiro em sua vida, ela responde: "Esta é, para mim, uma oportunidade de agradecer tudo que de bom aconteceu comigo, e eu acredito muito nela. Trazer rosas e perfumes para ela em 2 de fevereiro já virou tradição para mim. Para que eu não venha só se eu ficar de cama, o que nunca aconteceu", disse.

Gogó de Portão, de chapéu
O Educação que Contagia também esteve com Tânia Cardoso. Frequentadora assídua da Praia de Buraquinho desde 1993, Tânia nos conta que é apaixonada pela Praia e devota de Yemanjá. Tânia nos relata, ainda, seu pequeno histórico, quando, na década de 90 conheceu o Sr. Gunimarães, o então proprietário da Barraca Odoyá (Vilas do AtLantico). Guimarães costumava se juntar ao Mestre Touro da colônia Z-57 e aos pescadores e convidava o pequeno grupo de barraqueiros local para agradecerem o sustento que provinha da pesca, creditando toda a bondade à rainha do mar. Daí, a população começou a participar e fazer desse gesto uma tradição. Somente a partir de 2002 a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas incluiu o 02 de Fevereiro em seu calendário de eventos. 
Tânia Cardoso: "Isso aqui é muito lindo, esse lugar é maravilhoso"
 A paixão de Tânia pela praia foi tão grande que para garantir seus finais de semana em Buraquinho ela decidiu se estabelecer, montando uma barraca de aluguel de caiaques. " Isso aqui é muito lindo, esse lugar é maravilhoso. Descobri meu paraíso.  Estou aqui muito mais pelo amor que pelo trabalho com os caiaques", comentou.


Vereadora Aline Oliveira e Secretário Moysés Mustar
Acompanhado da esposa e vereadora Aline Oliveira, o sec. Moysés Mustar, da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), também compôs o quadro das autoridades políticas. A turma da Settop fez, mais uma vez, um notável trabalho em equipe, garantindo a segurança (salva-Mar e GM), acessibilidade (Transporte), fluidez (Trânsito), ordem(GM)  e organização(SUOP).


Espaço particular da Barraca Quiosque de Janaina







Márcio Cruzoé, Sec. Meio Ambiente



Vereador Lula Maciel

Preparação dos presentes

Equipe da SUOP