5 de fev. de 2014

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria da Juventude e Trabalho (SEJUT), realizou, nesta terça-feira (4), a aula inaugural do Projeto Ilhas 2014, que já começa com mais de 50 jovens inscritos.

O Projeto Ilhas, que trata de questões socioambientais em comunidades como Portão, Itinga e Vila Praiana, passa a contar também com nova turma na sede da Secretaria, no Centro. O secretário da Sejut, Adelon Mira, explicou que a iniciativa visa a atender jovens que precisam de atenção sobre as demandas de inserção social. "Nossas comunidades jovens ainda carecem de inserção no ambiente tecnológico e cabe ao poder público viabilizá-la, através de ações como essa".

De acordo com o coordenador do projeto, o professor Henrique Moutinho, o "Ilhas" apresenta um curso de tecnologia, com diferentes temas, atrelado à consciência ambiental. "Os jovens aprendem, também, a separar lixo eletrônico e aproveitar como matéria-prima durante o curso. Isso faz com que haja uma consciência sobre os riscos e a utilização dos recursos tecnológicos".

Para Gabriel Soares, 18 anos, o curso irá ajudar na busca de aprimoramento e perspectiva profissional. "Eu pesquiso a utilização de programas e o funcionamento de computadores desde os 13 anos e agora vou conhecer melhor esse mundo, além de ter uma perspectiva de entrar no mercado de trabalho".

Laura Beatriz Santos, 40 anos, mãe de um dos jovens inscritos, acompanhou o filho e destacou a importância do curso. "Fico feliz por meu filho ter a oportunidade de se profissionalizar, além de ocupar a mente e o tempo com algo positivo. Isso ajuda a tirar os jovens das ruas e diminuir a violência".

Infocentro - Na oportunidade, Adelon anunciou o Infocentro da Sejut (laboratório de informática). De acordo com o secretário, no local estão disponibilizados cinco computadores com acesso à internet, onde os jovens poderão fazer pesquisas, digitar e imprimir as atividades escolares, além de interagir através dos recursos da internet. "Este Infocentro é um suporte aos estudantes que têm dificuldades para aprimorar os conteúdos aprendidos em sala de aula. Esperamos um movimento de mais de 60 estudantes por dia", explica. 

Fonte:
laurodefreitas.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou interessante?
Deixe seu comentário...