3 de fev. de 2014

Festa de Yemanjá em Buraquinho 2014


Lauro de Freitas homenageia Yemanjá, a chamada rainha do mar,  pela 12ª vez na Praia de Buraquinho.



Embora o dia tenha tido seu inicio com o tempo nublado, com ameaças de chuva, os devotos da santa logo se concentraram na Colônia de Pescadores Z-57, com suas águas de cheiro e oferendas, que segundo eles, é um gesto nobre de agradecimento pelas bençãos alcançadas.

Para garantir as oferendas em alto mar, as embarcações precisaram sair ainda cedo, por volta das 10:00h, quando o nível do mar já começava e baixar, de acordo com à tabela das marés.

Aos poucos a praia foi tomada turistas e lauro-freitenses. Várias autoridades políticas também estiveram presentes. Entre eles, alguns vereadores e secretários. 










O prefeito da cidade, Dr. Márcio Paiva, chegou cedo. O deputado Benito Gama e alguns de seus assessores também demostraram sua devoção a Yemanjá. 


Bebel Carvalho, vice-prefeito, que geralmente gosta de seguir nas embarcações, preferiu curtir a filhinha na beira mar, acompanhado por parentes e amigos.


Secretário Alexandre Marques em meio às baianas
O atual secretário da Secult, Alexandre Marques, chegou a comentar que a festa tem, a cada dia encantado mais pessoas e que muitos já têm deixado de ir a Salvador (Rio Vermelho) por optar em homenagear a rainha do mar em Buraquinho.

Tânia Cardoso, Álvaro Oliveira, Alessandra Araújo e Lúcia Helena

A empresária Alessandra Araújo, residente ha oito anos em Buraquinho , há seis anos participa desta festa é exemplo disso. Perguntada pelo Educação que Contagia sobre o que representa 02 de Fevereiro em sua vida, ela responde: "Esta é, para mim, uma oportunidade de agradecer tudo que de bom aconteceu comigo, e eu acredito muito nela. Trazer rosas e perfumes para ela em 2 de fevereiro já virou tradição para mim. Para que eu não venha só se eu ficar de cama, o que nunca aconteceu", disse.

Gogó de Portão, de chapéu
O Educação que Contagia também esteve com Tânia Cardoso. Frequentadora assídua da Praia de Buraquinho desde 1993, Tânia nos conta que é apaixonada pela Praia e devota de Yemanjá. Tânia nos relata, ainda, seu pequeno histórico, quando, na década de 90 conheceu o Sr. Gunimarães, o então proprietário da Barraca Odoyá (Vilas do AtLantico). Guimarães costumava se juntar ao Mestre Touro da colônia Z-57 e aos pescadores e convidava o pequeno grupo de barraqueiros local para agradecerem o sustento que provinha da pesca, creditando toda a bondade à rainha do mar. Daí, a população começou a participar e fazer desse gesto uma tradição. Somente a partir de 2002 a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas incluiu o 02 de Fevereiro em seu calendário de eventos. 
Tânia Cardoso: "Isso aqui é muito lindo, esse lugar é maravilhoso"
 A paixão de Tânia pela praia foi tão grande que para garantir seus finais de semana em Buraquinho ela decidiu se estabelecer, montando uma barraca de aluguel de caiaques. " Isso aqui é muito lindo, esse lugar é maravilhoso. Descobri meu paraíso.  Estou aqui muito mais pelo amor que pelo trabalho com os caiaques", comentou.


Vereadora Aline Oliveira e Secretário Moysés Mustar
Acompanhado da esposa e vereadora Aline Oliveira, o sec. Moysés Mustar, da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), também compôs o quadro das autoridades políticas. A turma da Settop fez, mais uma vez, um notável trabalho em equipe, garantindo a segurança (salva-Mar e GM), acessibilidade (Transporte), fluidez (Trânsito), ordem(GM)  e organização(SUOP).


Espaço particular da Barraca Quiosque de Janaina







Márcio Cruzoé, Sec. Meio Ambiente



Vereador Lula Maciel

Preparação dos presentes

Equipe da SUOP
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou interessante?
Deixe seu comentário...