12 de set. de 2017

A Origem da Fome - Bráulio Bessa

Eu procurei entender
Qual a receita da fome
Quais são seus ingredientes
A origem do seu nome

Entender também porque
Falta tanto o de comer

Se todo mundo é igual
Chega dá um calafrio
Saber que o prato vazio
É o prato principal

Do que é que ela é feita
Se não tem gosto, nem cor
Não cheira, nem fede a nada
E o nada é seu sabor

Qual o endereço dela
Se ela tá lá na favela
Ou nas brenhas do sertão
É companheira da morte
Mesmo assim não é mais forte
Do que um pedaço de pão!

Que rainha estranha é essa
Que só reina na miséria
Que entra em milhões de lares
Sem sorrir, com a cara séria

Que provoca dor e medo
E sem encostar um dedo
Causa em nós tantas feridas
A maior ladra do mundo
Que nesse exato segundo
Roubou mais algumas vidas!

Continuei sem saber
Do que é que a fome é feita
Mais vi que a desigualdade
Deixa ela satisfeita

Foi aí que eu percebi
Por isso que eu não a vi
Eu olhei pro lado errado
Ela tá em outro canto
Entendi que a dor e o pranto
Era só seu resultado!

Eu achei seus ingredientes
Na origem da receita
No egoísmo do homem
Na partilha que é má feita!

E mexendo num caldeirão
Eu vi a corrupção
Cozinhando a tal da fome
Temperando com vaidade
Misturando com maldade
Pro pobre que lhe consome!

Acrescentou na receita
Notas superfaturadas
1 K de desemprego
30 verbas desviadas
Rebolou num caldeirão
20 gramas de inflação
E 30 escolas fechadas!

Sendo assim,
Sendo assim, se a fome é feita
De tudo que é do mal
É consertando a origem
Que a gente muda o final

Fiz uma conta ligeiro
Se juntar todo dinheiro
Dessa tal corrupção
Mata fome em todo canto
E ainda sobra outro tanto
Pra saúde e Educação!
(Bráulio Bessa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou interessante?
Deixe seu comentário...