9 de mai. de 2013

Como Funciona um Forno Microondas


O forno de microondas funciona transformando energia elétrica em energia térmica. Uma fonte elétrica emite ondas eletromagnéticas que aumentam a energia cinética das moléculas de água dos alimentos. Sabemos que a temperatura é um número que expressa o estado de agitação das partículas, logo, aumentando a vibração (ou estado de agitação) das moléculas, aumentamos a temperatura do corpo.


Percy Lebaron Spencer
O Forno de microondas foi inventado pelo engenheiro Percy Lebaron Spencer e começou a ser utilizada em 1946.


O componente mais importante do forno de microondas é o magnetron, um equipamento que utiliza a vibração de elétrons para gerar um campo magnético. Vimos este fenômeno no estudo do dínamo, campo elétrico variável produz um campo magnético variável inverso.


As ondas eletromagnéticas atravessam vidro, cerâmica, plástico, papel e outras estruturas. Mas, as moléculas de água absorvem a energia dessas ondas na freqüência de 2450 MHz, gerando uma vibração na mesma freqüência gerada pelo magnetron. Estas ondas penetram até 5 cm na superfície dos alimentos, e o calor então é transmitido por condução.


O corpo humano é constituído em sua grande parte por água, então devemos lembrar alguns cuidados com o forno microondas. O mais importante é ter certeza que a radiação não está vazando, pois pode ser bem prejudicial. Apesar do aparelho ser blindado, ou seja, ele é projetado para que as ondas eletromagnéticas não atravessem suas paredes, é importante fazer alguns testes quando se tem a dúvida. Para isso coloque uma laranja na parte de cima do forno microondas quando for utilizá-lo, faça isso colocando a fruta próxima a porta também e deixe-a por um tempo. Se a fruta apresentar alterações (como por exemplo partes com aspecto queimado ou ferido) significa que seu forno microondas está vazando. 
Outro teste rápido para saber se está vazando radiação é colocar um celular ligado dentro do aparelho microondas DESLIGADO da tomada, fechar a porta e em seguida tentar ligar para o celular, se ele chamar é sinal de que a blindagem do aparelho está danificada e necessita de reparo, caso a chamada não seja efetuada sinal de que seu aparelho esta funcionando perfeitamente.


Por que não podemos colocar metais no microondas?

As paredes dentro do microondas são feitas de metal. Acontece que um pedaço de metal razoavelmente grosso funciona como um espelho. No entanto, em vez de refletir uma imagem, ele reflete as microondas. Se você colocasse uma panela de metal pesado com comida dentro do aparelho, a comida não esquentaria, pois a panela a protegeria das ondas.
Alimentos com papel alumínio devem ser feitos apenas no forno convencional.

Pequenas partes afiadas e pedaços finos de metal são uma outra história. Os campos elétricos nos microondas fazem com que correntes de eletricidade passem pelo metal. Pedaços grandes, como as paredes dos microondas, geralmente conseguem suportar essas correntes sem qualquer problema. No entanto, pedaços finos, como o papel alumínio, são sobrecarregados por essas correntes e aquecem muito rápido - tão rápido que podem até causar um incêndio. Além disso, se o papel alumínio estiver amassado a ponto de formar qualquer canto afiado, a corrente elétrica que passa pelo papel irá causar faíscas. Se essas faíscas atingirem outra coisa dentro do microondas, talvez um pedaço de papel, é provável que você tenha de correr atrás de um extintor de incêndio.

Embora seja altamente improvável que um pedaço pequeno de papel faça o seu microondas explodir por completo, ele pode causar um incêndio. Então, é uma boa idéia usar papel filme, toalhas de papel e qualquer outro utensílio de cozinha que não seja feito de metal.



http://www.efeitojoule.com/2008/09/como-funciona-forno-microondas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou interessante?
Deixe seu comentário...