24 de mai. de 2012

24 de Maio: Dia do Vestibulando



  Todas as pessoas são avaliadas em vários momentos de suas vidas. Desde a infância, o indivíduo passa por diversas formas de avaliações: pais, amigos, escola, etc. Na medida em que cresce, essas provas se tornam mais complexas e importantes para o mesmo, às vezes são decisivas. O principal exemplo de tudo que estamos falando até agora talvez seja o temido vestibular. 

De fato, ser vestibulando não é tarefa fácil. Fazer uma prova, em um único dia, que testa seus conhecimentos em diversas disciplinas é algo que exige muitos tipos de habilidades dos candidatos. O vestibular não avalia apenas o conhecimento do indivíduo, avalia sua capacidade de reagir à pressão. Esse aspecto é agravado se pensarmos que toda a vida do estudante é decidida de uma única vez. 

Se não bastasse o fato de se preocupar com o vestibular em si e em estar pronto para a mesmo, estudando de uma forma exaustiva, o jovem tem que conviver de forma paralela com uma das escolhas mais difíceis de sua vida: a profissão. Definir todo seu futuro profissional exige muita auto-análise. O pior é que, na maioria das vezes, essa decisão é feita na adolescência, uma fase de plena transformação. Não são poucos os relatos de pessoas que optaram por uma profissão e se arrependeram depois. Logicamente, elas podem realizar outro vestibular e começar tudo de novo, no entanto, não podemos negar o tempo perdido com uma decisão equivocada. 

Por tudo isso, para reconhecer a determinação, coragem e esforço desses estudantes, no dia 24 de maio é comemorado o dia do vestibulando.

22 de mai. de 2012

22 de Maio: Dia do Abraço

Dia do abraço.
Momento de refletirmos como é muito bom receber um abraço. 
Principalmente quando reencontramos alguém muito especial.
É bom receber um abraço nos dias festivos (em nosso aniversário, então, nem se fala!)
É bom recebermos um abraço quando algo não deu certo e ficamos tristes.
É bom recebermos um abraço quando fizemos algo incrível!
Um abraço, gostoso, apertado, fala mais que muitas palavras.
Abraçar, para mim, é dizer: gosto de você e fico feliz por você fazer parte dos momentos de minha vida.
Um abraço sincero é uma porta aberta para o coração, é contato humano, é íntimo e é a manifestação clara de amor, compaixão e amizade.
Abrace seus parentes.
Abrace seu companheiro (a).
Abrace seu colega de escola.
Abrace seu colega de trabalho


Você conhece a técnica do abraço? É simples:
Posicione-se 30cm frente a frente a um amigo (a), abram os braços como faz o Cristo Redentor, sendo que a mão direita ficará à altura da própria cabeça e a esquerda da altura do próprio quadril. Agora aproxime os dedos do seu pé esquerdo ao direito pé dele e peça para ele fazer o mesmo e fechem os braços: Aí está um abraço fraterno e divertido de fazer.


Como em todos os idiomas as palavras tem sentido próprio e também figurado, quero usar a palavra ABRAÇO para lembrar da causa deste Blog. Vamos “abraçar” a Educação no nosso dia a dia, ok?
Um gostoso, caloroso, forte e sincero ABRAÇO a todos.



Álvaro Oliveira, Educação que Contagia.

A Lauro de Freitas que não merecemos

Lauro de Freitas
O caos está instalado em nossa cidade, toda vez que chove vamos ser vítimas de enchentes, colocando em risco nossas vidas, não podemos mais sair de casa. Até quando isso?! Nosso povo não merece passar por essa situação, até porque a enchente traz também doenças, que já atinge outra área deficitária em nosso município, que é a saúde, ou seja, estamos verdadeiramente entregues a nossa sorte. Eu não entendo como uma cidade que é a 2ª menor da Bahia com a 6ª arrecadação e uma das que mais tem verba no país, não temos um sistema de drenagem, aliás não temos infraestrutura nenhuma, esse absurdo é uma tremenda falta de respeito para com a população, é hora de darmos um basta! Chega de tanta incompetência administrativa, pois quem sofre com isso é todo o povo. Precisamos urgentemente RECONSTRUIR LAURO DE FREITAS, e só você cidadão, pode fazer isso. Em outubro será o grande momento, a grande oportunidade de mudança está em nossas mãos. 4 segundos, decidem 4 anos. Estamos juntos! Contem comigo!

Dasabafo do Vereador Bitinho
http://www.facebook.com/bitinho.alves

21 de mai. de 2012

Oposição de Lauro de Freitas une-se para salvar a Cidade


   Em um evento bastante concorrido na cidade de Lauro de Freitas, no último sábado, (19), o bloco de oposição à prefeita Moema Gramacho (PT), formado pelos partidos (PR-PP-PMDB-PTB-PV-PMN-DEM-PTN) apresentou o nome do vereador Márcio Paiva (PP) como pré-candidato a prefeito.

O encontro foi marcado por fortes discursos por parte dos dirigentes das legendas que compõem o bloco de oposição , bem como, de suas lideranças políticas, que reafirmaram a confiança numa mudança radical no modelo politico imposto pelo governo atual.

Márcio Paiva fez um discurso emocionado onde apresentou sua história de vida, seu compromisso com a cidade e com as pessoas. Aproveitando o momento, o progressista fez um balanço da sua atuação como vereador por dois mandatos, onde afirmou estar preparado para governar a cidade.

“Conheço os problemas da cidade, vivo o dia-a-dia das pessoas, vejo o sofrimento e a esperança que elas tem na mudança desta realidade, vamos resgatar a dignidade delas. Não é admissível que a sexta economia do Estado, com uma receita de mais de R$ 1 bilhão, seja tão mal tratada pela gestão atual. O povo merece respeito, parte do que mostramos aqui, foi denunciado por um deputado do próprio partido do governo, que pediu a prefeita para sair do gabinete e visitar a cidade, pois o povo estava em estado de abandono.” afirmou Márcio.

Ao final, o vereador e pré-candidato agradeceu a confiança na escolha do seu nome para representar a oposição, pediu empenho e coragem de todos para levar adiante o projeto de um governo que leve em conta as pessoas e não o poder, alertando que a próxima eleição seria ‘a luta é do tostão contra o milhão’. “A nossa vitória será a vitória do povo”, finalizou.

Dilma manda divulgar salários de Servidores



      A decisão da presidente Dilma Rousseff de mandar publicar na internet os salários, com todos os penduricalhos, dos ocupantes de cargos públicos no Executivo desencadeou uma reação dos sindicatos de servidores, que foi reforçada pela resistência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e entidades do Judiciário, e vai acabar em uma batalha judicial.


Com isso, a Lei de Acesso, criada com o objetivo de tornar a gestão pública mais transparente e eliminar as resistências à divulgação de dados oficiais, pode virar objeto de disputa entre Poderes. Servidores federais ameaçam ir à Justiça contra a divulgação de salários, auxílios, ajudas de custo, jetons e “quaisquer vantagens pecuniárias,” de maneira individualizada, dos ocupantes de cargos públicos.

Válido para o Executivo federal, o decreto publicado nesta quinta no Diário Oficial da União deve constranger os Poderes Judiciário e Legislativo de todo País - e vai na contramão da postura do Senado Federal, que decidiu que os vencimentos dos funcionários são informação protegida.

Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto na última quarta-feira, a presidente disse que a transparência funciona como inibidor eficiente de “todos os maus usos do dinheiro público”. “Fiscalização, controle e avaliação são a base de uma ação pública ética e honesta”, afirmou Dilma, que já perdeu sete ministros por conta de denúncias.

Para o secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Josemilton Maurício da Costa, a divulgação de salários expõe a intimidade do servidor.

“Transparência tem limite. O servidor já declara o seu imposto de renda, vai ter exposto o contracheque pra todo mundo ver? É no mínimo quebra de sigilo, é um desrespeito à intimidade do servidor e abre espaço para tudo que é mazela, sequestro relâmpago, má-fé”, criticou Costa, que não quis informar seu salário.

“A presidente Dilma tem de se preocupar é com quem pratica a dilapidação do patrimônio público e acumula rendas ilícitas. Hoje o governo Dilma virou balcão de negócios, esses (os servidores comissionados) é que têm de ter sua renda exposta.” Na avaliação do secretário-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF (Sindsep-DF), Oton Pereira, a divulgação individualizada é “invasão de privacidade”.

“A corrupção e os desvios públicos não se dão no contracheque do servidor. Se dão nas negociatas, convênios, nas terceirizações, nas negociatas dos gabinetes ministeriais. É desviar a atenção do foco principal”, condena. “Os servidores conhecem muito bem os salários de todo mundo. É invasão de privacidade.” Questionado pelo jornal O Estado de S. Paulo, o secretário-geral disse que ganha mensalmente R$ 5.650 brutos. Sindsep e Condsef já estão consultando suas assessorias para ir à Justiça e reverter a decisão da presidente, caso o Planalto não volte atrás.

Mundo - Outros países que implantaram lei de acesso à informação passaram por situações semelhantes, observa o assessor de Comunicação e Informação da Unesco para o Mercosul e Chile, Guilherme Canela. “Essa discussão está posta e muitas democracias tem decidido pela publicação, sem grandes repercussões negativas para os funcionários individualmente e em geral com repercussões positivas para a sociedade como um tudo”, diz.


fonte: Agência Estado

20 de mai. de 2012

Bahia no Campeonato Brasileiro 2012


Parabéns, Professor !






Ser Pedagogo não é apenas ser Professor(a), Mestre,  Coordenador(a), Supervisor(a), Orientador(a), Dono(a) de escola. 
É mais do que isso
É ser Responsável.
Ser Pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada sem valores morais nem princípios.
Ser Pedagogo é ser valente, pois sabemos das dificuldades que temos em nossa profissão em nosso dia a dia.
Ser Pedagogo é saber conhecer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objetivos.
Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, idade, raça, sexo ou religião.
Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande nas mãos.
Talvez até mesmo o futuro...
Nas mãos de um Pedagogo concentra-se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão...
Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo.
Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida.
Ser Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança.
Hoje em dia ser Pedagogo em uma sociedade tão competitiva e consumista não torna-se uma profissão muito atraente, e realmente não é.
Pois os valores, as crenças, os princípios, os desejos estão aquém do intelecto humano.
Hoje a sociedade globalizada está muito voltada para a vida materialista.
As pessoas perderam- se no caminho da dignidade e optaram pelo atalho da competitividade, 
é triste pensar assim, muito triste
pois este é o mundo dos nossos filhos
crianças que irão crescer e tornar- se adultos.
Adultos em um mundo muito poluído de idéias e sentimentos sem razão.
Adultos que não sabem o que realmente são
Alienados, com interesses voltados apenas pelo Ter e não pelo Ser.
Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação retorcida, mas ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir.
Pode ser ideologia pensar assim, mas como Pedagogos temos a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer.
E quem sabe essa mesma sociedade que hoje é tão infértil possa colher os frutos que só a Pedagogia pode dar.

por Vanessa B. de Carvalho, 2007

INSCRIÇÕES para cursos no SENAI terminam dia 23/05/12


  

   As inscrições para cursos no Senai ainda estão disponibilizadas até o dia 23 de maio 2012.
Jovens de 14 a 17 anos, interessados em capacitação para ingressar no mercado de tarbalho, têm a oportunidade de fazê-lo de forma gratuita através da parceria entre a Prefeitura de Lauro de Freitas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que oferece cursos profissionalizantes, no Centro Municipal de Formação Profissional Cadetes Mirins. 

   As inscrições podem ser feitas até o dia 23, no site www.cursosgratuitossenai.fieb.org.br.
    
   São oferecidos cursos de Operador de Processo de Produção, Auxiliar de Instrumentação Industrial, Suporte a Hardware e Redes de Computadores, Desenvolvedor Web, Comunicação de Dados, Agente de Defesa Ambiental, Auxiliar de Laboratório Químico e Auxiliar em Sistemas de Transmissão. As aulas são ministradas nos turnos matutino e vespertino. 

  Para outras informações os interessados devem entrar em contato pelo telefone (71) 3534-8090,ou enviar e-mail para o endereço eletrônico sacsenai@fieb.org.br.

Oportunidade Cultural aos Jovens de Lauro de Freitas

   O Centro de Estudos Culturais Arte e Tecnologia (Educart) oferece vagas para os cursos de artes visuais, dança contemporânea, teatro e ingles para jovens de 13 a 24 anos, moradores de Lauro de Freitas. As oficinas são de média duração, nos turnos vespertinos e matutinos, na Sede do Educart, localizada no Parque Santa Rita, Caminho 18, em Itinga. As inscrições são gratuitas. Os interessados devem levar toda a documentação original e comprovante de residência. Já os menores devem comparecer acompanhados pelo responsável.