24 de mai. de 2013

Dia Nacional do Café


Desde o dia 24 de maio de 2005, por sugestão da ABIC (Associação Brasileira da Industria de Café), o Dia Nacional do Café faz parte do Calendário Brasileiro de Eventos, sendo comemorado com mais intensidade nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rondônia, Bahia, Rio de Janeiro e Paraná. O Brasil, no meado do século XIX foi o maior produtor mundial desse grão, porém os brasileiros não tinham o hábito de consumir o café em grande escala. Cogitava-se que os melhores cafés eram sempre exportados e que nós só ficávamos com as sobras. 

Origem

O café tem origem africana, precisamente da Etiópia. Através dos árabes, que difundiram a cultura do produto pela Europa, o café se espalhou pelo mundo, chegando ao continente americano e, através de Suriname, na América do Sul, entrou pelo norte do Brasil, que rapidamente se tornou o maior exportador mundial. 

Queda
Entre as décadas de 70 e 90 nosso café sofreu uma perceptível queda comercial devido a forte produção concorrente de outros países. No entanto, do final dos anos 90 para cá, esse cenário mudou consideravelmente. O café brasileiro voltou a ocupar 30% das vendas mundiais, sendo líder absoluto e o brasileiro redescobriu o prazer de beber café. 

Inovações
Com o re-crescimento do consumo interno e externo do café, observou-se a necessidade de inovações e, com isso, foram descobertas muitas receitas culinárias sendo o café o principal ingrediente. Atualmente eles são selecionados como Tipo Exportação, Forte, Aromatizado, Solúvel, Descafeinado, a Vácuo, Gourmet, Orgânico, etc.

Desde o ano 2000 os brasileiros vem consumindo café com mais frequência e hoje é a bebida mais consumida no mundo, seguida de chá, leite, cerveja, vinho, refrigerante e sucos industrializados. É cada vez mais comum encontramos,  nas repartições públicas e privadas,  sempre uma térmica servindo, gratuitamente, um "cafezinho" às pessoas presentes. Isso tem incentivado e estimulado a cultura do consumo do produto internamente (Brasil).

O Café Expresso, ou preto, como é chamado o café puro, ainda é o mais consumido. Sua maior combinação, porém, é o tradicional Café-com-leite. 






Sabores
Além disso, existem mais de 100 combinações saborosas, entres elas estão as combinações:

Café Submarino - Coloca-se um pedaço de chocolate ( eu adoro )
Café Árabe - Com especiarias
Cappuchino - Com leite e chantily
Vienna - Chocolate, leite chantily
Amareto - Licor de amêndoa e creme de leite
Hawaiano - Com leite de côco
Caramelo Macchiato - Com leite, chantily e calda de caramelo
Irlandês -  com Whisky e creme batido
Expresso Penna - Com creme batido
Caribenho -  Com açúcar mascavo e baunilha

Vou parar as informações por aqui porque está na hora de tomar meu cafezinho e a cozinha fica longe do meu PC.




Referências:
gordelicias.biz
cafefacil.com.br
revistacafeicultura.com.br
smartkids.com.br






LF PLENÁRIO 23/05/2013


Miudinhas do Plenário.

CARLUCHO = criticou a CONFERÊNCIA MUNICIPAL que está sendo realizada na Unime. Disse que o convite chegou na terça-feira para os edis e que o limite para se inscrever como delegado era até quarta. Falou ainda que esse é um evento elitizado e foi realizado em um dia que vereador não pode ir. Reclamou da falta de ampla divulgação em outdoor, faixa, escambau a quatro. Nesse momento uma senhora levantou a voz descendo a madeira no evento e obviamente na gestão. Disse que sempre foi delegada da Conferência, e nesse ano, não sabia quando seria a data, chiou ainda mais porque ficou de fora do processo como sociedade. Carlucho voltou a falar da desorganização da gestão alterando a data da audiência pública. Falou da conferência municipal que será realizada e que a CÂMARA  ainda não sabe de nada do evento. Disse que a Casa do "Polvo", deveria ser melhor tratada pela gestão do dr. de todos nós. Ninguém sabe quais são os eixos temáticos da conferência da educação no município. Disse mais alguma coisa, mas o ponto de escuta que escondi falhou por um tempo. Terminou dizendo que nesse governo só tem propaganda.

DECINHO = AUSENTE

WAGNER = AUSENTE

MIRELA = AUSENTE

ALINE OLIVEIRA= AUSENTE

PAULO AQUINO = AUSENTE

LULA MACIEL = AUSENTE

MATEUS = Disse que o evento da Conferência é de elite mesmo. Disse que na verdade é um encontro da gestão passada com a nova gestão. Falou da falta de divulgação do evento e que quem está lá em peso é a oposição. Advinha quem falará depois disso?

NAIDE = Uma das mais atuante entre os 17 e que sempre fundamenta seu "parlare". Disse que só sabe das coisas do município porque futuca o D.O. com seus assessores. Disse para todos, especialmente para MATEUS, que no evento da Unime estão os representantes da sociedade e não "grupinhos".  Participou pela manhã do evento e falou da importância da gestão passada para esse tipo de discussão. Falou do PDDM, vias estruturais e um monte de coisas da gestão da nossa ex-rainha e agora secretária da SEDES. Disse que alguns deveriam comprar um remédio para acabar com a amnésia. Pensei em algum médico pra receitar, mas não lembrei de ninguém. Falou também do dia de combate a HOMOFOBIA. Daí não pude ouvir mais nada da edil que futuca tudo, porque houve uma interferência no satélite. 

D. AUGUSTA = Calada chegou, calada ficou e calada saiu.

ALEXANDRE MARQUES = Falou da necessidade da reforma do CSU de Portão pela gestão do dr., o dr. de todos nós. Pediu a Naide que falasse com Moema para que a ex-rainha olhasse com carinho às necessidades de projetos sociais no bairro de Portão. 

ROSALVO = Pediu pra falar e discursou sobre o que foi e o que pode ser o CSU de Portão para toda a cidade. 

FAUSTO = Pegou a ponga e disse a mesma coisa em outras palavras. 

BAHIENSE = Pediu pra falar e desceu a madeira no governo estadual. Disse que eles não olham para nossa cidade e que isso não pode acontecer. 

CARLUCHO = Voltou a falar e discursou sobre a violência em um dos bairros mais violentos da cidade e a importância do CSU para a população.

FAUSTO FRANCO = Falou da questão do metrô até Portão. Naide disse que é importante agendar com Rui Costa, Otto Alencar, Câmaras e a população para discutir o assunto. 

EDILSON = Pediu pra falar e disse que se depender de Rui Costa... já que ele veio em Lauro City e nem deu BOM DIA aos edis. 

JR NEVES = Falou que Portão, o bairro, já está estruturalmente pronto para receber o metrô e que é a parte mais barata do processo e a mais rentável. CARLUCHO sugeriu a data de 05/06 já que haverá uma Sessão especial para discutir a mobilidade urbana e o transporte público.

GILMAR = El senhor del plenário. Conduziu o processo normalmente sem alteração no plantão de hoje.



Blog do Lau

21 de mai. de 2013

Paz no Trânsito - SETTOP e ROTARACT Lauro Freitas




Coordenação de Educação para o Trânsito e membros do Rotaract
Em clima de muita descontração e energia a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública, através de sua Coordenação de Educação para o Trânsito (CET) fez, com iniciativa do Grupo do Rotaract, um trabalho de grande importância social com impacto relevante à proteção à vida. A ação denominada "Paz no Trânsito" desta vez teve como foco principal o uso e respeito à Faixa de Pedestre. 


O evento ocorreu em frente ao Posto Shell de Vilas do Atlântico.

Com patrocínio de algumas empresas e escolas privadas, sob a liderança de Marcel e Tainah coordenadora do evento e futura presidente do Rotaract, foram captados recursos para confecção de camisetas, bonés, panfletos, saquinhos de lixo veicular e brindes para os motoristas que passavam pelo local. 

"É importante que não somente o motorista respeite a faixa destinada aos pedestres, mas que também os transeuntes, os pedestres, tenham consciência de sua responsabilidade e participação no trânsito, fazendo uso da faixa, andando pela calçada e utilizando as passarelas nos locais onde estas condições sejam oferecidas", disse Álvaro Oliveira da CET.

Para Tainah "as pessoas estão respondendo bem ao esperado. Os motoristas abordados parabenizam a iniciativa, aplaudem e demostram receptividade, enquanto os pedestres são orientados a fazerem o uso da faixa".



A Diretoria de Trânsito, na pessoa de Alana Freire, disponibilizou uma equipe que fortaleceu a sinalização no local com cones e um Agente fazendo uso de gestos e apitos pertinentes aos atributos de sua função.

Em todas as paradas as equipes distribuíam os brindes com panfletos educativos inclusos e cada parada sem a intervenção do Agente de Trânsito, que atuou garantindo a segurança e cumprimento das normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os motoristas eram aplaudidos.

Para levar a informação da consciência, mas de forma educativa, foram feitas animações com uso de megafones, perucas coloridas, fantasias de princesa, rainha e rei do trânsito e muito som animado.  

O Secretário da SETTOP, Moysés Mustar, esteve presente e pretende manter ações como esta por toda a Lauro de Freitas e nas escolas públicas e privadas como reza o CTB, trazendo inovações e parcerias com outras secretarias, a exemplo da SETREL, que nos forneceu seu "veículo-cinema" para animar e sonorizar o evento.




O Pássaro João-de-Barros

O joão-de-barro é uma ave passeriforme da família Furnariidae.

Conhecido também como barreiro (RS), Maria-barreira (BA), forneiro, pedreiro, oleiro, hornero (ARG) e amassa-barro. A fêmea é conhecida como “joaninha-de-barro”, “maria-de-barro” ou “sabiazinho” em certas regiões. É conhecido por seu característico ninho de barro em forma de forno. O joão-de-barro é tido como passarinho trabalhador e inteligente. Seu canto parece uma gargalhada (no Sul dizem que, quando ele canta, é sinal de bom tempo) e também dizem que ele faz o ninho na direção contraria da chuva, e é amigo de todos, lutando para salvar seu ninho, sua casa.

Dentre as várias canções populares sobre o joão-de-barro, uma se destacou nas vozes de Tonico e Tinoco, relatando umas das crendices populares sobre o pássaro:

O João de Barro pra ser feliz como eu
Certo dia resolveu
Arranjar uma companheira
No vai e vem com o barro da biquinha
Ele fez uma casinha
Lá no galho da Paineira

Toda manhã o pedreiro da floresta
Cantava fazendo festa
Pra'quela que tanto amava
Mas quando ele ia buscar o raminho
Para construir seu ninho
O seu amor lhe enganava

Mas nesse mundo o mal feito é descoberto
João de Barro viu de perto
Sua esperança perdida
Cego de dor trancou a porta da morada
Deixando lá sua amada
Presa pro resto da vida

Que semelhança marcando meu calendário
Só que eu fiz o contrário
Do que o João de Barro fez
Nosso Senhor me deu calma nessa hora
A ingrata eu pus pra fora
Onde anda eu não sei

Características





Mede 18 a 20 centímetros de comprimento e pesa 49 gramas. Possui o dorso inteiramente marrom avermelhado (por isso o epiteto específico rufus). Apresenta uma suave sobrancelha, formada por penas mais claras, em leve contraste com o restante da plumagem da cabeça. Rêmiges primárias (penas de voo, nas asas) anegradas, visíveis em voo, com as asas abertas. Ventralmente é de coloração clara (alguns indivíduos podem possuir o peito, flancos e barriga amarronzados, semelhante ao dorso), sendo o queixo e pescoço brancos. Excetua-se a cauda, que é avermelhada tanto dorsal quanto ventralmente. É uma das aves de mais fácil observação nos locais onde ocorre pois além de não se afastar muito de seu território não é nem um pouco arisca, deixando o observador chegar a poucos metros de distância. Quando não está empoleirada desce ao solo, onde passa boa parte de seu tempo caminhando de modo bem típico alternado pequenas corridas com intervalos nos quais anda mais devagar.

Leucismo
O que é leucismo? O leucismo (do grego λευκοσ, leucos, branco) é uma particularidade genética devida a um gene recessivo, que confere a cor branca a animais geralmente escuros.

O leucismo é diferente do albinismo : os animais leucíticos não são mais sensíveis ao sol do que qualquer outro. Pelo contrário, são mesmo ligeiramente mais resistentes, dado que a cor branca possui um albedo elevado, protegendo mais do calor.


O oposto do leucismo é o melanismo.

Alimentação

O pássaro, revirando as folhas, busca cupins, formigas ou içás no solo ou sob troncos caídos. Alimenta-se também de outros invertebrados, como minhocas e possivelmente moluscos. Aproveita restos alimentares humanos, como pedaços de pão.



Reprodução

Juntos, o casal constrói um ninho interessante, em formato de forno de barro, o qual pode ser facilmente identificado no alto de árvores e postes em regiões campestres. No interior do ninho há uma parede que separa a entrada e a câmara incubadora, construída para diminuir as correntes de ar e o acesso de possíveis predadores. Utiliza como matéria-prima o barro úmido, esterco e palha, cujas proporções dependem do tipo de solo (se arenoso, a quantidade de esterco chega a ser maior do que a de terra).

Não utiliza o mesmo ninho por duas estações seguidas, parecendo realizar um rodízio entre dois a três ninhos, reparando ninhos velhos semi-destruídos. Quando não há mais espaço para a construção de novos ninhos, o pássaro o constrói em cima (até 11) ou ao lado do velho.

Em locais urbanizados, quando faltam suportes adequados, o joão-de-barro faz seu ninho até no peitoril de janelas. Neste caso ele escolhe o encontro entre a janela e a parede, assim como ele escolhe encontro de galhos quando faz ninho em árvores. As janelas devem estar em locais altos e de difícil acesso. Em locais descampados, com pouca ou nenhuma árvore alta, e como medida de proteção à espécie, recomenda-se erguer postes altos dotados de travessas horizontais. Estes serão usados para sua nidificação.

A construção do ninho demora entre 18 dias e 1 mês, dependendo da existência de chuvas e, portanto, de barro em abundância. O ninho pesa em torno de 4 quilos e às vezes ocorre a construção de vários deles, sobrepostos (até 11), em anos consecutivos. Põe de 3 a 4 ovos, a partir de setembro e a incubação dura de 14 a 18 dias.

Uma vez abandonados, os ninhos são reutilizados por outras espécies de aves (canário-da-terra-verdadeiro, tuim, pardal e andorinhas), . Também são reutilizados por lagartixas, rãs, pequenas cobras, ratos silvestres e até por abelhas.


Hábitos

É muito comum em paisagens abertas, como campos, cerrados, pastagens, ao longo de rodovias e em jardins. Caminha pelo chão em busca de insetos, freqüentemente pousando em postes, cercas, galhos isolados e outros pontos que permitam uma boa visão dos arredores. Vive geralmente aos casais. Canta em dueto (macho e fêmea juntos, cada qual de um modo um pouco diferente) nos arredores do ninho em postura altiva e tremulando as asas, com um canto extremamente estridente. Há várias lendas sobre esta espécie e a mais famosa, que já virou até tema de uma canção intitulada joão-de-barro, diz que se o macho for traído ele pode trancar a fêmea no ninho até que ela morra. Tal comportamento nunca foi registrado cientificamente. Algumas aves como pardais, canários e tuins podem usar ninhos de joão-de-barro abandonados. Uma provável dificuldade para a utilização dos ninhos é a temperatura de seu interior, que lhes confere o nome forno tanto no nome científico Furnarius quanto no nome em espanhol hornero. Esta ave tipicamente campestre vem aumentando significativamente tanto a sua distribuição quanto abundância. É a ave símbolo da Argentina.



Lendas sobre o João-de-barros

Diz-se que havia um homem chamado João. Ele era um homem muito bondoso e fazia casas com barro e capim, cuidando sempre para fazê-la na posição correta (virada para o nascer do Sol). Ele era tão bondoso que não cobrava nada para construir casas. Depois de muitos e muitos anos, Deus achou melhor ele descansar ao seu lado. Todos entraram em prantos por causa da morte de João. Para consolá-los, Deus criou o “João-de-barro”, fazendo sua casa de barro e capim, sempre virada para o nascer do Sol.

Um dia, conta-se, brigou com Tapera (andorinha), que chegou a dominá-lo e despejou-o do ninho ainda em construção. A fêmea ajuda na construção do ninho, mas parece não ser constante, abandonando o macho. O João-de-Barro é fiel até o fim e, por isso, quando percebe que a esposa mudou de amor, tampa a abertura da casa, fechando-a para sempre.



Predadores

Seu maior predador é a Curujinha-caburé (Glaucidium brasilianum) ou simplesmente Caburé.



Distribuição Geográfica

Um dos pássaros mais populares das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste de nosso País. Está presente em áreas não florestadas, desde o sul até os estados de Goiás, Piauí e Alagoas. Recentemente tem ampliado seus limites para regiões onde tem ocorrido o desmatamento de grandes áreas, como o sudeste do Pará. Encontrado também na Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.



Referências

wikiaves.com

Wikipedia - a enciclopedia livre - disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o-de-barro Acesso em 02 mai. 2009.
Saúde Portal - disponível em http://www.saudeanimal.com.br/jbarro.htm Acesso em 02 mai. 2009.
SANTIAGO, R. G. João-de-barro ( Furnarius rufus ) Biblioteca Digital de Ciências, 08 dec. 2006. Disponível em: <http://www.ib.unicamp.br/lte/bdc/visualizarMaterial.php?idMaterial=381>. Acesso em: 02 mai. 2009.
Portal Brasil 500 Pássaros, João-de-barro. Disponível em: http://webserver.eln.gov.br/Pass500/BIRDS/1eye.htm. Acessado em: 03 mai. 2009.

20 de mai. de 2013

Grande Susto com Bolsa Família

Sábado 23:50h na Caixa Econômica de Itinga 

Não se sabe como nem de onde surgiu por todo canto do país que o Programa Bolsa Família chegaria ao seu término no dia 19 de maio deste ano. Para que o problema repercutisse ainda mais e o tumulto fosse mais intensificado complementaram à inverdade do fato que "Dilma está doando um bonus de presente ao Dia das Mães". Conclusão: todo  mundo que tem seu cartão de saque resolveu sacar o suposto presente das "mães". Na noite de sábado 18 e durante todo o dia do domingo 19 as pessoas se aglomeravam em filas nunca vista antes nas portas das agências do Caixa Econômica Federal. A agência da CEF que fica no Largo do Caranguejo, em Itinga deixou muita gente desesperada porque não estava preparada para tanto saque e por volta das 23:50h de sábado o dinheiro acabou. Muita gente estrou em desespero. Foi uma confusão só. Muitos tentaram ligar para a central da CEF pelo fone disponível da agência. O Educação Que Contagia estava presente e ouviu muitos dizerem que iriam dormir no local. Rosângela Costa 28 anos, mãe de dois meninos e uma menina com idades entre 3 e seis anos disse que "não sei o que vou fazer sem Bolsa Família e não vou perder essa oportunidade. Quando o sol nascer já estarei aqui na fila novamente". 

O dia do domingo já começou com longas filas nas agências. Major Paulo Sérgio da 81ª CIPM colocou algumas viaturas a postos para evitar confusões. 
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome informou, por meio de nota, que não há nenhuma veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. "O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa", informou a nota. 
O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, junto com a Polícia Federal prometeu apurar a origem da falsa e mal-intencionada informação. Segundo o ministério, o Bolsa Família está completando 10 anos e beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias. "É o maior e melhor focalizado programa de transferência de renda com condicionalidades do mundo e continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil", completa.  
A Caixa Econômica Federal também informou que o pagamento do Bolsa Família está sendo feito dentro da normalidade e seguindo o calendário fixado pelo governo. Informações da Agência Estado. 

Neste domingo, Tereza Campello, Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, deu uma entrevista coletiva e orientou a população que não se desespere e que siga, sem medo algum, o calendário de recebimento do benefício. Para a ministra, o boato de que o BF seria suspenso não prejudica o governo, mas a população. “Não consigo entender o que alguém ganharia [com o boato]. O governo não vai ser prejudicado, pois o Bolsa Família já está consolidado. Esperamos que seja um mal entendido”, disse. A ministra declarou ainda que desconhece relatos de usuários nas redes sociais que dizem ter conseguido sacar o benefício antes da data e que demonstraram temor de que isso sinalizasse uma interrupção futura do programa. “Se a pessoa conseguiu sacar antes, é mais um motivo para não se preocupar, pois o dinheiro estava lá”, afirmou.