7 de abr. de 2012

ASPROLF flexibiliza, mas reunião termina sem acordo



Com o objetivo de acabar com o grande impasse estabelecido, os nossos trabalhadores municipais da educação, em greve de fome desde o final da manhã desta quinta-feira (06), entraram em contato por telefone com a prefeita Moema Gramacho e marcaram uma reunião, que aconteceu na manhã de hoje (07) na sede da prefeitura de Lauro de Freitas.


Embora os profissionais da educação tenham apresentado variadas propostas para pôr fim a situação crítica porquê passam, o governo municipal não recuou em sua proposta de cumprir o piso retirando direitos estatutários dos servidores da educação. A categoria pede apenas que a senhora prefeita cumpra a Lei do Piso Salarial Profissional Nacional (11.738/08), sem que, para isso, tenha que mexer nas gratificações da lei municipal 1.375/2010, que dispõe sobre o Estatuto e Plano de Carreira do Magistério. Tendo o pedido negado pelo governo que alega falta de recurso financeiro, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (ASPROLF) e o comando de greve ofereceram uma outra proposta que, mesmo reconhecendo que poderá este ano não ganhar nada, garante a não alteração da lei municipal e o esforço construído coletivamente (sindicato e governo) para buscar a complementação da União, conforme resolução do Ministério da Educação (MEC). A negativa do governo também a esta outra proposta fez com que, mais uma vez, a ASPROLF e o comando de greve apresentassem quatro novas propostas que tentavam negociar a minimização das perdas da gratificação. Entretanto, não houve avanço.
O governo apresentou como última proposta a substituição das gratificações de 60, 54 e 50 por cento por outras duas de 25% e 5%. Além disso, corrigiu o vencimento básico dos auxiliares de classe, que passam a receber R$5,00 a menos do vencimento básico de um professor não graduado. Entendendo que a proposta continua a mesma (30%), a reunião terminou sem acordo. Contudo, a prefeita afirmou que enviará para a Câmara as emendas para serem aprovadas na sessão extraordinária que ocorrerá na próxima segunda-feira (09) pelos vereadores.

A ASPROLF reiterou que o canal de negociação continua aberto e aguarda uma sinalização positiva do governo para uma nova rodada de negociação. 






http://asprolfimprensa.blogspot.com.br/

Fumar: esperteza ou burrice ?




O homem, apesar de toda a idéia contrária que possamos fazer, talvez seja o animal mais frágil que a natureza criou.
É o único ser vivo que precisa aprender a nadar (qualquer animal, pequeno ou grande e até um gato
se cair na água, sabe nadar até as margens e sobreviver. O homem não)
Não possui pelos suficientes que possam aquecê-lo num inverno mais rigoroso e, a sua pele é fina e sensível. Precisa de protetor solar nos dias de hoje, com toda essa falta de ozônio no mercado...
Tem um olfato que não lhe auxilia em quase nada para prevenir-se de um eventual perigo e, só percebe o alimento, se este estiver sendo frito na cozinha do vizinho.
Possui uma visão que, quando não precisa de óculos, mal consegue distinguir com facilidade um objeto um pouco mais distante. Durante a noite‚ é um cego total. Se o sol estiver muito forte, óculos escuros...
Sua audição é tão deficiente que, se o carro não buzina em cima, corre sério risco. Acima ou abaixo de determinada frequência sonora, poderíamos dizer que é praticamente surdo. Se a intensidade aumenta um pouco, chame-se o síndico, Tim Maia...



Ao nascer, se não lhe dão de comer, é incapaz de procurar alimento a não ser com alguns anos de idade. Morreria em poucos dias, se não tivesse a assistência quase de CTI de recém-nascidos, pelos que estão próximos.
Sem precisar mencionar que quando pequeno não anda, é um inválido total. Até para engatinhar leva um tempão.
Pesquisas recentes, sobre o genoma humano, dão conta de que somos, do ponto de vista do nosso código genético, não muito diferentes de camundongos. Por mais que possamos achar, que a Diana Bouth e uma ratazana não pudessem ter a mais leve semelhança em seus DNAs.
A mãe-natureza deu-lhe em troca duas coisas básicas: certas proteções naturais (entre elas, certamente, os pais) e a capacidade de pensar de uma forma mais elaborada, ter pensamento abstrato.

Esta capacidade de pensar, aparentemente, não é utilizada no momento em que decide-se pela iniciação no tabagismo ( Start ). Isso fica ainda mais evidente quando vemos as pessoas adiarem, até que uma doença grave se instale, o movimento para o abandono do fumo ( Quit ).

Diálogo entre Jujuba, um (CÃO) e seu amigo, o (HOMEM):

- É, eles têm pensamento abstrato, são espertos, bébébébábábá, não é? Mas, vocês fumam... Você já viu algum cachorro fumando? É pra isso que serve ter pensamento abstrato?
- Pega leve, quatro patas, quem é que fica me secando todo dia, de manhã e de noite, para ir à rua. E, fazer lá o quê ? Ficar cheirando tudo que aparece. Cheira chão, pneu de carro, muro, poste e pinto dos outros cachorros. Cada espécie tem a sua droga.
- E você já presenciou a morte de algum cachorro por cheirar poste, mané? Overdose de cheiro de xixi, ô sarado? Você já viu algum espécime canino com câncer de nariz pela exposição às substâncias contidas no xixi do próximo? Se liga...
- Valeu, Jujuba, velho de guerra ! Esses caras não estão com essa bola toda que estão pensando não...
- Abstrata está ficando é a Mata Atlântica...
- E, o tratado internacional contra a destruição da camada de ozônio que protege a Terra? Pergunta se o abstrato mental americano quis assinar.
- É, tu tens razão, velho Jú, os caras usam tabaco, mesmo sabendo que isso mata 1 em cada 2. E, ainda se acham espertos. Os caras são cheios de dúvidas que eles não conseguem responder: manteiga é melhor que margarina? Tem vida em outro planeta? É capitalismo ou socialismo? A globalização foi feita para ajudar ou ferrar os habitantes deste globo insano? Meu colega de escola é meu companheiro de viagem nesta nave louca ou alguém que tenho que descobrir um defeito, arrumar um apelido que ressalte aquele defeito e passar a sacanear ele direto?
- Jú, esses racionais pensam que são os reis da cocada preta, mas pergunta pra cem deles quem sabe usar o ponto e vírgula no lugar certo. Eu te garanto que só uns dois por cento vão saber. Sabe, velho Jú, nesta turma tá cheio de mané...Tem um cara legal, 'sei lá como veio parar aqui, chamado Woody Allen, que disse que os caras inventam estas neuras brabas, só para não terem que pensar: "de onde vim, o quê que eu tô fazendo aqui e pra onde vou depois?". Mas, velho Jú, os caras ainda precisam de tabaco para serem felizes... Vai esperar o quê?

Um grande número de pesquisas dá conta, de que os doentes mentais têm uma maior tendência à dependência em nicotina.
Hoje em dia, após milhares de estudos sobre os males do fumo para a espécie humana e bastante divulgados para a espécie humana, sabe-se lá qual a maior atitude de loucura: fumar (começar a fumar ou continuar fumando) ou cortar a própria orelha como fazia Van Gogh?

6 de abr. de 2012

Por que Celebramos a Páscoa ?


  Primeiramente, convém recordar a sua origem histórica. Por volta do século XV antes de Cristo, o povo de Israel estava escravizado no Egito, isto já por mais de quatrocentos anos. Geração após geração sem o direito de ir e vir, de comprar e vender, de ser livre. Foi quando, mais uma vez, de uma forma soberana e poderosa, Deus interveio na história da humanidade. Sinais evidentes do poder de Deus foram manifestos perante Faraó para que libertasse aqueles escravos. Faraó resistiu a nove desses sinais. Por fim, Deus recomendou a todo o povo, por meio de Moisés, que providenciasse para cada família um cordeiro, cujo sangue deveria ser aspergido na porta pelo lado de fora de cada residência.

"E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós e não haverá entre vós praga de mortandade quando eu ferir a terra do Egito" (Êxodo 12.33).

E, assim, realmente ocorreu. Os que creram foram protegidos. Que advertência para todos nós hoje!

O sangue desse cordeiro, que protegeu o povo da morte física, era um símbolo do verdadeiro Cordeiro de Deus que derramaria seu sangue para livrar os homens da morte eterna. 1500 anos depois, João Batista, apontando para Jesus, disse: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1.29).

E o apóstolo João, em Apocalipse 5.9, disse:

"Digno és... porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua e nação".  Apocalipse 5.9

Realmente, o Cordeiro de Deus - JESUS - livra todo homem da escravidão do pecado. O pecado exige uma sentença de morte, a morte eterna. E Jesus pagou esta dívida por todos nós (Rom 6.23). Esta é a verdadeira mensagem da Páscoa!

Lamentavelmente, hoje existe uma profanação dessa festa. Fábulas, lendas e comércio falam mais alto do que sua mensagem espiritual. Os anúncios de rádio, TV, jornal e Internet não falam de Jesus, o Cordeiro de Deus, cujo sangue foi derramado em nosso lugar, para nossa redenção. Longe disso, sugerem ao povo que comprem e que comam! O quê? Coelhinhos e ovos de chocolate. E ainda alguns deixam-se guiar por crendices, superstições e tradições de homens.

Amigo, saiba que a Páscoa nada tem a ver com essas coisas. Não se deixe enganar. Não participe disso. Não existe coelho da páscoa - mas, sim, o Cordeiro de Deus - JESUS CRISTO. Na Páscoa, nada se refere a chocolate mas, sim, ao precioso sangue de Jesus derramado na cruz em favor de cada um de nós, para livrar-nos de uma vida pecaminosa e miserável.

Assim como no antigo Egito, Deus protegeu a vida daqueles que tinham em suas casas a marca do sangue do cordeiro, hoje Deus cuida de todo aquele que tem em seu coração a marca do sangue de Jesus Cristo. Você deseja esta marca? Busque a Deus em oração e receba o perdão dos seus pecados hoje mesmo. A Páscoa é uma prova do amor de Deus.

A grande maravilha da Páscoa cristã é que ela não somente nos fala da morte de Jesus e do seu precioso sangue derramado na cruz, mas também nos fala da sua ressurreição. Jesus está vivo. Ele ressuscitou. Esta é a característica que distingue o Cristianismo das demais religiões - JESUS ESTÁ VIVO! Seu túmulo está vazio! "...ele não está aqui, porque já ressuscitou como havia dito" (Mateus 28.6), afirmou o anjo aos discípulos que se dirigiram ao sepulcro na manhã de domingo,dia nove de abril do ano 30 AD. Por isso as famílias e igrejas cristãs se reúnem na Páscoa para agradecer a Deus por tão grande bênção a nós concedida, por tão grande amor demonstrado aos homens pecadores.

"Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5.8).

|  Autor: Adail Campelo  |  Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |

3 de abr. de 2012

Câmara aprova proibição de uso de aparelhos de som nos ônibus



A Câmara Municipal de Salvador aprovou, por unanimidade, nesta segunda-feira (2), o Projeto de Lei 320/2010, que “proíbe a utilização de aparelhos de som e similares nos veículos do sistema de transporte público municipal de Salvador”.  O texto que proíbe o "DJ de Buzu", de autoria dos vereadores Andrea Mendonça (PV) e Isnard Araújo (PR), ainda precisa ser sancionado pelo prefeito João Henrique (PP) para começar a valer.   Se a lei não ficar apenas no papel, pode refletir positivamente no cotidiano do cidadão baiano.


Fica aí uma pergunta que não quer calar:
- Como será feita a fiscalização?


http://www.bahiareporter.com.br/

2 de abr. de 2012

CNTE apoia greve dos educadores de Lauro de Freitas


MOÇÃO DE APOIO AOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE LAURO DE FREITAS

 A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa de mais de 2,5 milhões de profissionais da educação básica pública no Brasil, à qual a ASPROLF/BA – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas/Bahia é afiliada, vem a público manifestar seu irrestrito APOIO à greve dos educadores do Município, por entender que a luta por melhores condições de trabalho e pela qualidade social da educação pública é legítima.

 Para a CNTE, somente mobilizados e organizados, os/as trabalhadores/as em educação poderão construir uma escola pública gratuita e de qualidade para todos e em todos os níveis e modalidades de ensino. A deflagração de greve é o último recurso usado na luta por melhores condições de trabalho.

 Neste sentido, a Confederação espera que a Senhora Prefeita Moema Gramacho, Prefeita de Lauro de Freitas/BA, reabra o canal negociação, reconhecendo, na prática, o direito constitucional à livre associação sindical e, consequentemente, o direito de negociar as suas condições de trabalho e perspectivas de carreira para o funcionamento permanente da educação pública.

 Assim, a CNTE espera que seja encaminhada, com urgência, uma proposta concreta para as reivindicações da categoria, com o intuito de por fim o mais breve possível à greve, sobretudo atendendo aos anseios da população por educação pública de qualidade e da categoria por dignidade e reconhecimento profissional, de forma permanente.





Brasília (DF), 2 de abril de 2012


Roberto Franklin de Leão


Presidente








Postado por:
http://asprolf.com.br

Lauro de Freitas: Escolas Municipais em greve por tempo indeterminado



Uma reunião de negociação com a Prefeitura de Lauro de Freitas, educadores e pais de alunos da rede municipal e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Ensino (ASPROLF) está confirmada para esta segunda (02/04) às 09h, no Centro de Cultura de Portão.

Um grupo do Sindicato já ensaia um hit intitulado como o melô do piso e prometem levar abacaxi para exemplificar a situação da educação sob a atual administração pública da cidade. 

Alegando que ter seus direitos cortados do estatuto os professores decidiram por greve com período indeterminado a partir do dia 2, caso a Prefeitura de Lauro de Freitas não tome posição favorável aos direitos dos profissionais de educação.

A aderência a esta greve estende-se aos pais de alunos que apoia a iniciativa por entender que os alunos, futuro adultos desta cidade precisam não somente de professores valorizados como também precisam de ensino de qualidade. "É preciso rever a gestão escolar do nosso município".