2 de jun. de 2012

Amor Eterno


     Há muito tempo atrás, um casal de idosos que não tinham filhos, morava em uma casinha humilde de madeira. Tinham uma vida muito tranquila, alegre, e ambos se amavam muito.

     Eram felizes. Até que um dia...
Aconteceu um acidente com a senhora. Ela estava trabalhando em sua casa quando  a cozinha começa a pegar fogo e as chamas atingem todo o seu corpo.

     O esposo acorda assustado com os gritos e vai a sua procura, quando a vê coberta pelas chamas e imediatamente tenta ajudá-la.

     O fogo também atinge seus braços e, mesmo em chamas ele consegue apagar o fogo.

     Quando chegaram os bombeiros já não havia muito da casa, apenas uma parte, que já estava toda destruída.

     Levaram rapidamente o casal para o hospital mais próximo, onde foram internados em estado grave.

     Após algum tempo aquele senhor menos atingido pelo fogo saiu da UTI e foi ao encontro de sua amada.

     Ainda em seu leito, a senhora toda queimada, pensava em não viver mais, pois estava toda deformada; queimara todo o seu rosto.

     Chegando ao quarto de sua senhora, ela foi falando:

-Tudo bem com você meu amor?

-Sim, respondeu ele, pena que o fogo atingiu os meus olhos e não posso mais enxergar, mas fique tranquila, amor, que sua beleza está gravada em meu coração para sempre.

     Então triste pelo esposo, a senhora pensou consigo mesma: "Como Deus é bom. Vendo tudo o que aconteceu a meu marido, tirou-lhe a visão para que não presencie esta deformação em mim. As chamas queimaram todo o meu rosto e estou parecendo um monstro. Deus é tão maravilhoso que não deixou ele me ver assim, como um monstro. Obrigado Senhor!"

     Passado algum tempo e já recuperados milagrosamente, voltaram para uma nova casa, onde ela fazia tudo para o seu querido e amado esposo, e o esposo agradecido por tanto amor, afeto e carinho, todos os dias lhe dizia:

-COMO EU TE AMO. Você é linda demais. Saiba que você é e sempre será a mulher da minha vida!

     E assim viveram mais 20 anos, até que a senhora veio a falecer. No dia de seu enterro, quando todos se despediam da bondosa senhora, veio aquele marido com os olhos em lágrimas, sem seus óculos escuros e com sua bengala nas mãos, chegou perto do caixão, beijou o rosto acariciando sua amada e disse em um tom apaixonante:

-Como você é linda meu amor, eu te amo muito.

     Ouvindo e vendo aquela cena, um amigo que está ao seu lado perguntou se o que tinha acontecido era milagre. Pois parecia que o velhinho estava enxergando sua amada.

     O velhinho olhando nos olhos do amigo, apenas falou com as lágrimas rolando quente em sua face:

-Nunca estive cego, apenas fingia, pois quando vi minha amada esposa toda queimada e deformada, sabia que seria duro para ela continuar vivendo daquela maneira. Foram 20 anos vivendo muito felizes e apaixonados. Foram os 20 anos mais felizes de minha vida!

     E emocionou a todos os que ali estavam presentes.


*CONCLUSÃO*

Na vida temos de provar que amamos! Muitas vezes de uma forma difícil ... e, para sermos felizes, temos de fechar os olhos para muitas coisas, mas o importante é que se faça única e intensamente com AMOR!

1 de jun. de 2012

As três Árvores Sonhadoras


Havia, no alto da montanha, três pequenas árvores 
que sonhavam no que seriam depois de grandes.

*A primeira, olhando as estrelas, disse: Eu quero ser baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada.

*A segunda olhou para o riacho e suspirou: Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas.

*A terceira árvore olhou o vale e disse: Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto, que as pessoas, ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em Deus.

Muitos anos se passaram e certo dia vieram três lenhadores pouco ecológicos e cortaram as três árvores, todas ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam. Mas lenhadores não costumam ouvir e nem entender sonhos... Que pena!

A primeira árvore acabou sendo transformada num coxo de animais, coberto de feno. A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias. E a terceira, mesmo sonhando em ficar no alto da montanha, acabou cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito. E todas as três se perguntavam desiludidas e tristes:"Para que isso?"

Mas, numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, onde havia mil melodias ao ar, uma jovem mulher colocou seu neném nascido naquele coxo de animais. E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo...

A segunda árvore, anos mais tarde, acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco, mas quando a tempestade quase afundou o pequeno barco, o homem levantou e disse ao mar revolto: "Sossegai". E num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o Rei dos Céus e da Terra.

Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela, pois fora condenado à morte mesmo sendo inocente. Logo, sentiu-se horrível e cruel, mas no Domingo, o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para salvação da humanidade, e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de Seu Filho Jesus Cristo ao olharem para ela.

As árvores tinham sonhos, mas as suas realizações foram mil vezes melhores e mais sábias do que haviam imaginado.

Todos nós temos nossos sonhos, nossos planos e por vezes, eles não coincidem com os planos que Deus tem para nós. E quase sempre somos surpreendidos com a sua generosidade e misericórdia. Por isso, é importante compreendermos que tudo vem de Deus e crermos que podemos esperar Nele, pois Ele, como um Pai amoroso, sabe o que é melhor, para cada um de nós.

31 de mai. de 2012

Dia Mundial sem Tabaco



Vemos, cada vez mais, os jovens tornando-se dependentes deste vício que se alastra como se fosse moda, mas felizmente também vemos pessoas que se libertam deste mal e pela primeira vez o percentual de fumantes ficou abaixo de 15%, caindo de 16,2% (menor índice desde 2006) para 14,8% no ano passado. Hoje, 31 de Maio, é o Dia Mundial Sem Tabaco. Se você é fumante, tente não fumar hoje. Se você já parou, seja bem vindo ao time. Se você nunca experimentou, parabéns! 


Segundo o Instituto Nacional de Câncer, a pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), divulgada em abril, indica ainda que a frequência de fumantes continua maior entre os homens: 18,1% contra 12% entre as mulheres. Mesmo assim, a população masculina lidera os números sobre a redução do tabagismo no país, já que 25% deles declararam ter deixado de fumar, contra 19% entre pessoas do sexo feminino. As secretarias de Saúde em todo o país têm atividades agendadas para hoje, com o objetivo de reforçar o combate ao tabaco. No Distrito Federal, representantes da Coordenação do Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer participam de ações na Ala Mário Covas da Câmara Federal. Servidores e visitantes poderão fazer exames, como o que mede a capacidade respiratória, o teste de dependência química, a aferição de pressão arterial e ocular e a avaliação odontológica para câncer de boca.

Na capital paulista, das 10h às 15h, profissionais do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas estarão no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo) distribuindo folhetos informativos sobre o uso do tabaco, do álcool e de outras drogas. Serão realizados também testes de dependência, avaliação odontológica e testes para avaliar o índice de monóxido de carbono no pulmão de fumantes. As pessoas que apresentarem alto risco de dependência serão encaminhadas a serviços especializados para tratamento gratuito.

No Ceará, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes promoverá exposição das substâncias prejudiciais à saúde contidas no cigarro, das 11h às 14h. De acordo com a Secretaria de Saúde local, a fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), além de substâncias cancerígenas, corantes e agrotóxicos em altas concentrações. O Ceará é o estado brasileiro com o maior índice de fumantes, principalmente entre adolescentes a partir dos 13 anos.
(Fonte: Agencia Brasil)

Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, dentre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: desmatamento, uso de agrotóxicos, agricultores doentes, incêndios e poluição do ar, das ruas e das águas. 

Meio ambiente e tabaco
  • Desmatamento 

O tabaco, além de prejudicar a saúde de quem fuma, agride o meio ambiente, pois florestas inteiras são devastadas e utilizadas como combustível para alimentar os fornos à lenha e as estufas, que secam as folhas do fumo antes de serem industrializadas. As ações de desmatamento para a produção do fumo de tabaco contribuem de forma significativa para o desmatamento global, correspondendo a aproximadamente 5% do total desmatado nos países em desenvolvimento. Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é queimada. Cada 15 maços de cigarro que chegam ao mercado sacrificam uma árvore.


  • Poluição do ar, das águas e matas

A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando deixam no nosso planeta.
Filtros de cigarros desprezados no chão e outros locais inadequados e, depois, levados pela chuva para lagos, rios, oceanos, florestas e jardins, demoram cerca de 5 anos para se decompor, podendo matar peixes, animais marinhos e aves que podem ingeri-los. As pontas de cigarro lideram a lista de itens mais coletados nas praias e correspondem de 25 a 50% de todo o lixo coletado em ruas e rodovias. 


  • Uso de pesticidas e agrotóxicos 

Grande parte da produção do fumo é feita por agricultores familiares. Na lavoura, trabalham cerca de três a quatro integrantes de cada família, incluindo crianças e adolescentes. Levantamento com fumicultores na região Sul do Brasil concluiu que 55% não usam equipamentos de proteção, como máscaras, luvas e botas. 
A pesquisa também concluiu que 48% dos familiares dos agricultores sofrem de problemas de saúde associados ao uso de substâncias químicas, como dores de cabeça persistentes e vômitos. O estudo revelou, ainda, que aproximadamente 80% das famílias se desfazem dos resíduos inadequadamente, jogando os recipientes vazios de agrotóxicos nas florestas ou queimando-os. 
Ainda em relação ao uso de agrotóxicos e seus efeitos, entre os fumicultores observa-se maior risco de desenvolvimento de alterações comportamentais, que podem evoluir para depressão e até suicídio. Estudo de 1996 encontrou fortes indícios da relação entre a utilização de pesticidas na fumicultura e o aumento das taxas de suicídio no município de Venâncio Aires (RS), um dos maiores produtores de fumo em folha da região. 


  • Entrave ao desenvolvimento

A colheita das folhas de fumo ocorre em dezembro e janeiro, na qual utiliza-se, massivamente, a mão-de-obra infantil. Tanto que o calendário escolar da região do fumo teve que se adequar a esta realidade, antecipando o término do ano letivo ao início da safra.


  • Incêndios

25% de todos os incêndios são provocados por pontas de cigarros acesas, tanto domésticos quanto em matas e florestas, o que resulta em destruição e mortes. 


  • Fumo passivo

Estudos revelam que entre pessoas expostas ao fumo passivo há risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão, 30% mais risco de sofrerem doenças cardíacas e 25% a 35% mais riscos de terem doenças coronarianas agudas. Além disso, a propensão à asma e à redução da capacidade respiratória é maior neste grupo. 
Um recente e importante avanço na política nacional de controle do tabagismo foi alcançado com a aprovação, pela presidente Dilma Rousseff, da Lei Federal 12.546/2011, que proibiu o fumo em recintos coletivos fechados em todo País. 
Com a aprovação dessa medida, o Brasil enfatiza o cumprimento do artigo 8º da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), que determina que os países que assinaram o documento adotem medidas para proteger a população dos riscos do tabagismo passivo em ambientes públicos, locais de trabalho e meios de transporte.
Segundo a OMS, a poluição tabagística ambiental, resultado da fumaça exalada pelo fumante, é a maior causa de poluição de ambientes fechados e a terceira maior causa de morte evitável no mundo.
O ar poluído contém, em média, três vezes mais nicotina e monóxido de carbono, e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro. 
No Brasil, pelo menos, 2.655 não-fumantes morrem a cada ano por doenças atribuíveis ao tabagismo passivo. O que equivale dizer que, a cada dia, sete brasileiros que não fumam morrem por doenças provocadas pela exposição à fumaça do tabaco. (Instituto Nacional de Cancer)

30 de mai. de 2012

Homossexualismo ou Desrespeito ?



Se os homossexuais exigem respeito, nós também exigimos.
Se não querem afronta, também não nos afronte. Não somos obrigados a aceitar ou concordar com o homossexualismo, mas somos obrigados a respeitar, pois cada um faz sua escolha. Desta forma, ninguém é obrigado a seguir qualquer religião, mas assim como o restante da população, os gays são obrigados a respeitar. Se a bandeira homossexual "prega" igualdade, que sejam eles os primeiros a fazerem isso. Banalizar a imagem de Cristo foi o ápice. Por favor né?! Vamos largar de hipocrisia. Acho muito engraçado essa "pregação" de que os homossexuais estão lutando por direitos iguais, vejam só, se você é um pai de família, tem crianças em casa e tem um casal hétero na sua porta se beijando, você pede por favor à eles, que se retirem, pois  você  tem crianças pequenas em casa e não acha agradável essa situação, eles se retiram tranquilamente. Agora se for um casal homossexual, eles vão registrar queixa, acusando-lhe de homofobia. Ah, me poupem né?! Ou defendam de fato a igualdade, ou acabem com essa palhaçada de manifesto, que ultimamente tem sido um total desrespeito para com o restante da população.

Sâmilla Cardozo
Cominicação Social - Publicidade e Propaganda
Fac. Anhanguera - Brasilia