23 de abr. de 2013

Cinquentenário da Câmara de Lauro de Freitas



Lauro de Freitas comemorou, ontem, seu Cinquentenário do Poder Legislativo, que marca a data de 07/04/1963 da posse da primeira eleição para Prefeito e Vereadores ocorrida em 07 de outubro de 1962. A solenidade foi uma iniciativa da vereadora Aline Oliveira, que percebe a necessidade de homenagear os ex-Vereadores da cidade, em especial o primeiro Presidente da Câmara, o ex-Vereador Antonio Custódio da Silva, de 87 anos. 
Antônio Custódio demonstrou toda sua experiência política narrando sua história e a história de Lauro de Freitas, discursando sem script, ou seja, sem prévias anotações e com muita lucidez em sua fala.

A ex-Prefeita e hoje Secretária do Desenvolvimento Social da Bahia - SEDES, Moema Gramacho também se fez presente e discursou parabenizando os Presidentes da Câmara que com ela trabalharam em sua gestão de oito anos, compreendidos no peíodo de 2005 a 2012 e lamentou não ter tido a honra de ter Gilmar Oliveira como presidente enquanto administrava a cidade. 
O atual Prefeito, Márcio Araponga Paiva foi aplaudido ao demonstrar seu exemplo de democracia saudando sua antecessora à mesa junto ao Presidente da Câmara e os demais edis. Moema Gramacho dedicou todas as benfeitorias que realizou na cidade aos legisladores que com ela trabalharam porque "unanimemente todos, em todo momento, estiveram ao lado do povo, cobrando e apoiando as ações que culminassem em qualidade de vida à população lauro-freitense".
O Vereador Jr. Neves em seu discurso lembrou que uma das principais atividades da Câmara Legislativa é fiscalizar o Executivo. Deixou claro que não medirá esforços em fiscalizar as ações do prefeito Marcio Paiva. Lembrou dos tempos que foi funcionário público, como Diretor de Transporte de Lauro de Freitas, agradecendo a oportunidade a ex-prefeita ali presente. Parecia se fazer de vítima ao explanar a "dura missão" de fiscalizar o serviço de outro. "Ninguém gosta de ser fiscalizado e cabe a mim e a meus colegas a dura missão de fiscalizar o Executivo. Quando fui Diretor de Transporte fui amado e odiado por muitos", disse ele.

Entre as autoridades estavam o Maj. Marcelo Grum e o Maj. Paulo Sérgio, comandantes da 52ª e 81ª CIPM respectivamente. Também notei a presença do Sec. Maj. Moysés Mustar (SETTOP), Sec. José Bonfim (SETREL), Sec. Márcia Tude (SECULT), Sec. Edmilson (Gabinete), Sec. Edmilson Pereira (SEMED), Sec. Josy (SEMASCI). 

Dos 17 vereadores do município, somente o Vereador Antônio Rosalvo, concluindo curso na Argentina e o Vereador Decinho, que sua localização não foi informada, não compareceram. O vice-prefeito Bebel Carvalho também não estava presente. 

Um trabalho conjunto com os Fiscais de Transporte, Agentes de Trânsito e Guarda Municipal garantiu a fluidez do trânsito em frente ao Cine Teatro durante todo o período do evento.

O Hino Nacional foi cantado com a participação da Banda da Força Aérea Brasileira, lotada na Base Aérea situada no município.
A solenidade foi encerrada com uma moção ao ex-vereador Antonio Custódio e distribuição de placas homenageando os feitos do 54 vereadores que passaram pela Casa, muitos deles com mais de um mandato.