Dentre as principais infrações, observadas pelo Coordenador de Educação de Trânsito Álvaro Oliveira, estão em destaque o estacionamento sobre calçadas, estacionamento em curvas sem observar os cinco metros necessários, estacionamento de veículos particulares em pontos de ônibus, o não uso do cinto de segurança e o vício de falar ao celular enquanto dirige.
O Setor de Educação de Trânsito, segundo Álvaro, embora leve o nome "EDUCAÇÃO", tem por meta a incumbência de alertar aos motoristas de suas responsabilidades, lembrando-os a se comportarem de forma séria e segura, como aprenderam ao fazerem exames de habilitação. Lugar de aprender é em auto-escola.
Estas ações acontecem justamente no período em que os Agentes de Trânsito fazem curso de capacitação para uso do Talonário Eletrônico de Multas.
A reação apavorada dos condutores que encontraram o adesivo "MULTADO" nos para-brisas causou uma certa agitação na cidade. Muitos saiam desesperados à procura da equipe educativa, oportunidade em que recebiam esclarecimentos.
Nem os pedestres escaparam da ação.
Foram distribuídos panfletos voltados para este público, contendo informações imprescindíveis de segurança. O pedestre precisa saber que nas vias que contêm, próximo a ele, FAIXA de PEDESTRE ele tem o dever de fazer uso dela. Se, junto à FAIXA, houver semáforo, este deve esperar que o sinal fique vermelho para os veículos ou que um Agente de Trânsito interrompa o fluxo de veículos. Ainda foi esclarecido aos pedestres que não utilizar passarelas, além de colocar em risco de vida, o pedestre comete infração de trânsito.