3 de fev. de 2013

2 de Fevereiro, Dia de Festa no Mar.


Saída para o alto mar com presentes
Todo dia 2 de fevereiro acontece em todo o Brasil a festa de Yemanjá. 
Bate-papo do prefeito com a turma da Sesp
Momento de devoção
Em Salvador, acontece na famosa Praia do Rio Vermelho e em Lauro de Freitas na belíssima Praia de Buraquinho. 
Muita gente bonita
A festa é  organizada pela Colônia de Pescadores Z-57 e 
contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através da Secretaria de 
Cultura e Turismo (Secult).

Muitas baianas com suas roupas típicas e alguns devotos se concentraram no entorno da Colônia Z-57 levando oferendas, presentes e flores. 
Secretário de Trânsito, Transporte e Ordem Pública
Por volta das 9:15h, quando a maré já estava alta, os barcos saíram com os presentes. 
Primeiros barcos
  


 Por orientação da Secult e Secretaria do Meio Ambiente, os presentes foram produzidos com material ecológico já banhados pelas tradicionais alfazemas, para que os frascos não fossem jogados ao mar.

Carismática e promissora vereadora Aline Oliveira
Cortejo da Baianas
Prefeito de Lauro de Freitas
O evento contou com a presença do prefeito de Lauro de Freitas Márcio Paiva, do vice-prefeito Bebel Carvalho, secretários de governo e vereadores do município. O vice prefeito  Bebel Carvalho fez questão de seguir com as embarcações. Perguntado se não teria medo do mar ele ressaltou mais uma vez que é "filho da terra" (Lauro de Freitas), e que durante sua infância viveu muito essas praias, conhecendo seus segredos.

Esta tradição em Buraquinho ainda não tem a mesma força do Rio Vermelho, mas vem tomando força. “A festa vem crescendo com os anos, demonstrando a força da religião. O objetivo da Prefeitura é preservar essa cultura e apoiar a realização da festa para que ela continue acontecendo com toda essa energia”, declarou a secretária de Cultura e Turismo Márcia Tude.

Secretária da Cultura e Turismo
Após as embarcações retornarem do alto mar foi liberado a ato profano da festa com algumas atrações. Samba de roda das baianas, samba de viola, rodas de capoeira, marchas de carnaval, grupos de fundo de quintal com muito samba no pé. Além disso foi montada uma cama elástica para a garotada e uma tenda do Cantinho da Leitura, com vários títulos disponíveis ao incentivo à leitura da criançada.

Sr. André Luis (de preto) Diretor de Fiscalização
A Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública - SETTOP, representada por seu secretário Major Mustar, também se fez presente e organizou o acesso à praia. 
Os agentes de trânsito organizaram o transito e orientavam quanto ao uso do cinto de segurança e uso de capacete enquanto os fiscais de transporte orientavam e fiscalizavam as chamadas "topics" quanto ao embarque de desembarque de passageiros, facilitando o acesso à festa.

Volta às Aulas


Todo inicio de fevereiro é assim: o trânsito fica mais irritante, muita buzina, carros parados em fila dupla e crianças à solta. Muito cuidado!  Com a volta às aulas, muitos pais parecem se esquecer de dar o bom exemplo para os pequenos e fazem feio na hora levar e buscar a meninada. Os hábitos de quem abusa no trânsito estão na mira das autoridades. Visando isto, os Agentes de Transito e a Policia Militar já se movimentam para inibir estes abusos e garantir a fluidez do trânsito com segurança e urbanidade.

O principal apelo para os motoristas é não parar em fila dupla. A prática é a que mais prejudica o trânsito porque é demorada e trava o fluxo de veículos, visto que os pais ficam mais tempo nesse tipo de parada até ver os filhos entrarem na escola. Mas isso complica o tráfego da cidade inteira.

Use sempre o cinto de segurança, inclusive no banco de trás, mesmo que o trajeto seja curto. Crianças abaixo de 7 anos devem usar o assento de elevação. Os que têm entre 1 e 4 anos devem estar na cadeirinha. 

Nunca pare em fila dupla. A prática pode causar batidas e é a que mais provoca congestionamento, por parar outros veículos, que buzinam e tentam ultrapassar de qualquer jeito.

Não estacione em faixas, garagens, esquinas ou outros locais proibidos. Parar nesses locais é perigoso e pode provocar acidentes durante o embarque ou desembarque das crianças. 

Nunca deixe as crianças descerem no meio da rua. Elas podem ser atingidas por uma moto, que costuma dividir espaço entre dois carros e nem sempre está no campo de visão do motorista.

Sempre reduza a velocidade ao se aproximar de áreas escolares. 

Se possível, organize a carona solidária com outros pais que morem próximos ou contrate um serviço de transporte escolar.