Todo inicio de fevereiro é assim: o trânsito fica mais irritante, muita buzina, carros parados em fila dupla e crianças à solta. Muito cuidado! Com a volta às aulas, muitos pais parecem se esquecer de dar o bom exemplo para os pequenos e fazem feio na hora levar e buscar a meninada. Os hábitos de quem abusa no trânsito estão na mira das autoridades. Visando isto, os Agentes de Transito e a Policia Militar já se movimentam para inibir estes abusos e garantir a fluidez do trânsito com segurança e urbanidade.
O principal apelo para os motoristas é não parar em fila dupla. A prática é a que mais prejudica o trânsito porque é demorada e trava o fluxo de veículos, visto que os pais ficam mais tempo nesse tipo de parada até ver os filhos entrarem na escola. Mas isso complica o tráfego da cidade inteira.
Use sempre o cinto de segurança, inclusive no banco de trás, mesmo que o trajeto seja curto. Crianças abaixo de 7 anos devem usar o assento de elevação. Os que têm entre 1 e 4 anos devem estar na cadeirinha.
Nunca pare em fila dupla. A prática pode causar batidas e é a que mais provoca congestionamento, por parar outros veículos, que buzinam e tentam ultrapassar de qualquer jeito.
Não estacione em faixas, garagens, esquinas ou outros locais proibidos. Parar nesses locais é perigoso e pode provocar acidentes durante o embarque ou desembarque das crianças.
Nunca deixe as crianças descerem no meio da rua. Elas podem ser atingidas por uma moto, que costuma dividir espaço entre dois carros e nem sempre está no campo de visão do motorista.
Sempre reduza a velocidade ao se aproximar de áreas escolares.
Se possível, organize a carona solidária com outros pais que morem próximos ou contrate um serviço de transporte escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Achou interessante?
Deixe seu comentário...