Beijo na mão significa uma maneira respeitosa de saudação a uma autoridade religiosa ou a uma senhora. No passado era muito cultivado este hábito que representava uma expressão de respeito e até veneração.
A iniciativa pode caber a pessoa que se aproxima depois que recebe a mão para cumprimentar. No passado a pessoa que, geralmente, era a mais importante, é que entregava a mão para ser beijada. Na Igreja católica continua o hábito de beijar a mão de um bispo, ou melhor, o anel que é símbolo de sua autoridade eclesiástica. Porém quando a autoridade religiosa for o Papa tem de ser feito ainda a genuflexão, que é flexionar um dos joelhos, para então beijar o anel, quando o papa estiver sentado. Quando o papa estiver de pé somente é necessário fazer uma grande curvatura até chegar ao anel.
Para as senhoras o ritual requer que a mesma eleve um pouco a mão, sem afastar muito de si o braço, de modo que o cavalheiro somente curvará a cabeça para beijar. Na realidade será somente uma imitação de beijo, evitando o toque efetivo na mão e cabe a ela decidir se quer ou não ser beijada. Neste momento o homem poderá expressar seu carinho e respeito pronunciando algumas delicadas palavras, depois de efetuar o gesto de beijar.
Ao ter que cumprimentar um grupo de senhoras (ressalvado que as condições sejam as requeridas para esse gesto) o homem não é obrigado a beijar a mão de todas. Pode escolher fazê-lo às senhoras mais velhas ou às que conhece melhor, ou à que lhe está mais próxima, e apenas aperta a mão das demais do grupo
O beijo na palma da mão tem um significado diferente do beijo na parte de fora da mão, porque tem um sentido mais romântico. Na maior parte das vezes, esse beijo é sinal de interesse amoroso, e alguns casais explicam que o beijo na palma da mão é dado para que o seu/sua parceiro/a guardem o beijo para a eventualidade de um dia estarem separados.
http://www.significados.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Achou interessante?
Deixe seu comentário...