23 de jan. de 2015

Grupo Plantado na Rocha juntos contra o Falciforme

Nesta sexta-feira 23, mais uma vez o GRUPO PLANTADO NA ROCHA esteve na Unidade de Saúde Bem Querer para, com muita alegria, doar dez cestas básicas para famílias carentes que também convivem com alguém na família portadora da Doença Falciforme.


"A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, predominante em negros, mas que pode manifestar-se também nos brancos. Ela se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos.
As hemácias falciformes contêm um tipo de hemoglobina, a hemoglobina S, que se cristaliza na falta de oxigênio, formando trombos que bloqueiam o fluxo de sangue, porque não têm a maleabilidade da hemácia normal.[...]
A anemia falciforme é causada por mutação genética, responsável pela deformidade dos glóbulos vermelhos. Para ser portador da doença, é preciso que o gene alterado seja transmitido pelo pai e pela mãe. Se for transmitido apenas por um dos pais, o filho terá o traço falciforme, que poderá passar para seus descendentes, mas não a doença manifesta.
São sintomas da anemia falciforme:

* Dor forte provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos;
* Dores articulares;
* Fadiga intensa;
* Palidez e icterícia;
* Atraso no crescimento;
* Feridas nas pernas;
* Tendência a infecções;
* Cálculos biliares;
* Problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais;
* Priapismo."    
(http://drauziovarella.com.br/letras/a/anemia-falciforme/)


Com muita ousadia e coragem, o GPR abraçou estas famílias e, com recursos próprios, firmaram compromisso de manter estas doações durante todo o ano de 2015.

GRUPO PLANTADO NA ROCHA procura contribuir com sua parte social, baseado na Lei Municipal de Lauro de Freitas nº 1.145 de 11 de novembro de 2005, onde no seu Art. 2 diz: 
"A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas garantirá, junto ao SUS - Sistema único de Saúde, as condições necessárias para implantação e desenvolvimento do Programa de Prevenção, Diagnóstico, Assistência Médica Integral e Orientação Educacional às pessoas portadoras de Doenças Falciforme e outras Hemoglobinopatias, bem como, a participação de profissionais especializados e representantes de Associações, no grupo de trabalho a ser constituído"



































Um comentário:

Achou interessante?
Deixe seu comentário...