14 de jan. de 2013

Idenizalção de DPVAT. Como funciona?


O DPVAT é um orgão destinado para idenizar pessoas envolvidas em todo e qualquer acidente relacionado ao trânsito. A idenização ocorre em três situações distintas:

POR MORTE - no óbito de motoristas, passageiros ou pedestres provocados por veículo, em atropelamentos, colisões, e outros tipos de acidentes. Os herdeiros legais das vítimas são os beneficiários.

POR INVALIDEZ PERMANENTE - na perda ou redução, total ou parcial, em caráter definitivo, das funçoes de membro (s) ou órgão (s) em decorrência de acidente, quando constatada a impossibilidade de reabilitação, devendo ser atestada e, laudo médico. Nesse caso, a própria vítima é o beneficiário.

DESPESAS MÉDICO-HOSPITALARES (DAMS) - as despesas serão reembolsadas à vítima no tratamento de lesões provocadas por veículos em decorrência de acidentes de trânsito.

Seguro DPVAT - Regularização do Veículo
Para que um veículo seja licenciado, ou seja, habilitado pela autoridade de trânsito estadual para trafegar, o Seguro DPVAT deve estar quitado.

O valor do prêmio do Seguro, que é o valor a ser pago, é determinado de acordo com a categoria de cada veículo (automóveis, motocicletas, ônibus e outros), devendo ser pago junto com a 1ª parcela ou cota única do IPVA, sendo que o vencimento varia de estado para estado. Mesmo que o veículo esteja isento do pagamento do IPVA, o Seguro DPVAT deverá ser quitado. A vigência do Seguro é do Ano Civil, ou seja, de 1º de janeiro a 31 de dezembro.

Quem tem direito ao Seguro DPVAT?
Todas as vítimas de acidentes de trânsito, nas coberturas de morte, invalidez permanente e DAMS (Despesas de Assistência Médica e Suplementares): motoristas, pedestres ou passageiros, inclusive estrangeiros acidentados no país. Infelizmente, a violência no trânsito aumentou, segundo as estatísticas. Em 2011, o Seguro DPVAT pagou R$2.287 bilhões em 366.356 indenizações, sendo que 65% delas foram causadas por motocicletas. Os processos de solicitação de indenização por morte ou por invalidez permanente e de reembolso de despesas médico-hospitalares são simples, gratuitos e não exigem contratação de intermediários.
Através do site www.dpvatsegurodotransito.com.br e possível consultar todas as informações sobre o assunto ou também pelo SAC DPVAT 0800 022 12 04.
Postado por Divisâo de Educação de Trânsito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou interessante?
Deixe seu comentário...