2 de abr. de 2013

Dia do Livro, Contagie-se.


Quando abrimos e lemos um livro, viajamos por caminhos e lugares que jamais imaginaríamos. O livro, a princípio, é um caminho para o mundo do autor, seus pensamentos, suas ideias, seu ponto de vista. Mas, muitas vezes, misturamos o mundo de quem escreve com o mundo de quem o lê. Já percebeu que às vezes um mesmo texto tem várias interpretações? Quão gostoso é passar horas com a cara enfiada num bom livro. Esquecer do tempo e do mundo... 


Aprendi desde cedo que o hábito da leitura nos enriquece o entendimento. Que o hábito de ler nos capacita a escrever melhor, tirando aquela dúvida do "como é que se escreve?". Aprendi também que quem lê mais tem mais conteúdo. No meu sexto ano, antiga quinta série, minha professora de estudos sociais me falara que não haveria coisa pior que conversar com alguém e não ter assunto. "Você está ficando rapaz, logo vai começar a namorar. E namorar não é só beijar e abraçar", dizia ela. "Imagina que ela comece a falar sobre política, futebol, arte, trabalho ou outro assunto? O que você vai fazer se só souber beijar?". Professora Lurdinha, que Deus te abençoe. Há pequenas lições que ficam para a vida toda.

Não encare ler livro com dever. Sinta prazer. Escolha o tópico que mais te agrade. Escolha a editora que use linguagem que te interesse. Existem variedades de assuntos: curiosidades, comédias, dramas, terror, ficção, romance, ação, suspense, infantil, infanto-juvenil, conteúdo adulto, religião, etc. Algumas pessoas costumam escolher pelos autores, como: Paulo Coelho, Chico Xavier, Machado de Assis, Monteiro Lobato, Patativa do Assoré, Agatha Christie, Álvares de Azevedo, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Mário Quintana, Vinícius de Moraes e muitos outros. O importante mesmo é que você se sinta envolvido pelo assunto lido. Viaje no mundo da leitura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou interessante?
Deixe seu comentário...