19 de dez. de 2014

Mutirão do Primeiro Natal sem Fome do GPR-LF






















Foi com muita alegria e entusiasmo que o 
GRUPO PLANTADO NA ROCHA se reuniu nesta quinta-feira, dia 18, na Sede em Vida Nova, para montar o kit de doações do 
1º Naltal Sem Fome de Lauro de Freitas do Grupo Plantado ma Rocha.

A meta era juntar 1000 kg de alimentos não perecíveis e doar para famílias carentes do município nos dias que antecedem o Natal. Essa meta não somente foi alcançada, como foi superada em mais de 40%. As doações arrecadadas não paravam de chegar e a alegria era tamanha e notória no semblante de cada membro do Grupo.

Depois de separar os alimentos por categoria (feijão, arroz, açuçar, farinha, leite, óleo, café, macarrão, biscoito, sal, flocos de milho...) foram então montados os kits, que somaram o suficiente para ajudar 100 (cem) famílias. O mais gostoso de tudo isso é que ainda sobrou cerca de 30kg de feijao, mais 30kg de arroz e flocos de milho. Além disso, alguns integrantes afirmaram que ainda tem arrecadação para receber. 

Ao total o Grupo prevê doações para 120 famílias. Não é muito, mas ainda que fosse uma só família já teria valido a pena.

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥


-Por que doar alimentos no Natal? 
-As pessoas só sentem fome no Natal?
Certamente esse é um questionamento que muitos se fazem. Pois bem, quem precisa de ajuda REALMENTE não escolhe a época de ser ajudada, mas infelizmente (ou felizmente) esse período natalino nos remete a pensar mais no próximo, primeiro pelo sentimento de amor de Deus pelo festejo do nascimento de Jesus, depois pelo fato de que quem trabalha de forma legal tem direito a uma renda extra que é o 13º salário, o que nos possibilita a compartilhar um pouco com o próximo. Vamos combinar que nossa vida financeira geralmente é muito dura e que não temos condições de alimentar nossa família e mais outra durante o ano inteiro. Se podemos fazer isso no Natal, glória a Deus por isso. Nada é por acaso.

o GRUPO PLANTADO NA ROCHA aproveita o espaço desta revista eletrônica para agradecer a cada um dos colaboradores, e também a cada um dos membros do Grupo que doou 1Kg a cada reunião realizada.



















24 de nov. de 2014

O QUE É RESSACA?

BEBI DEMAIS, AGORA ESTOU DE RESSACA, MAS...
                - O QUE É RESSACA?

imagem: crieseumeme.com
Quando comemos ou bebemos uma substância qualquer, ela passa basicamente por três estágios: digestão, absorção e metabolização pelo fígado. Ou seja, todo alimento que é absorvido pelo trato gastrointestinal obrigatoriamente passa pelo fígado antes de alcançar qualquer outro órgão. Isso vale para alimentos, álcool, remédios, drogas, etc. O fígado é uma espécie de centro de tratamento das substâncias ingeridas. Nada chega à circulação sanguínea central sem antes ter sido processado pelo fígado. O nome desse processo é “metabolização hepática”.

Dentre os vários papeis da metabolização hepática, um deles é inativar substâncias tóxicas que tenham sido ingeridas, como álcool (etanol), por exemplo.
Na verdade, o processo de metabolização hepática do álcool  é curioso, pois, como o fígado humano não produz uma enzima que neutralize diretamente o álcool, ele primeiro o transforma em acetaldeído, e só depois em ácido acético, que é um metabólito não ativo e não tóxico. Aqui surgem dois problemas, o primeiro é que o acetaldeído é uma substância mais tóxica que o próprio álcool; o segundo é que o acetaldeído só é inativado em ácido acético após uma segunda passagem pelo fígado.

Resumindo, consumimos álcool, mas antes do mesmo chegar à circulação sanguínea central, o fígado o transforma em acetaldeído, uma substância ainda mais tóxica. Só depois de rodar todo o organismo e retornar ao fígado é que finalmente o álcool ingerido (agora sob a forma de acetaldeído) consegue se inativado para a forma do inócuo ácido acético.

imagem: 3.bp.blogspot.com
Após bebermos álcool, o resultado final é o seguinte: 92% do etanol ingerido é metabolizado e inativado pelo fígado, 3% é eliminado na urina, 5% é eliminado pelos pulmões na respiração (daí o teste do bafômetro) e menos de 1% sai na pele através do suor.

Obs: O acetaldeído é um carcinogênico (substância que causa câncer) e pode levar à lesão do fígado se a exposição for frequente e prolongada. (...)
(...)Bom, até aqui já aprendemos que o álcool, que é uma substância tóxica, após ser ingerido é transformado em um outro elemento ainda mais tóxico antes de circular por todo o corpo. Mas o problema não termina aí. A absorção do álcool pelos intestinos é muito mais rápida do que a capacidade do fígado de metabolizá-lo. O fígado só consegue metabolizar o equivalente a 10 gramas de álcool por hora, o que é menos que uma 1 taça de vinho ou 300 ml de cerveja, que possuem cerca de 12 gramas de álcool. Portanto, se tomarmos o equivalente a 5 taças de vinho, o corpo vai demorar, em média, 6 horas para eliminar todo esse volume. Isso significa que após um consumo exagerado de álcool, por várias horas nosso organismo vai ter que lidar com duas substâncias altamente tóxicas circulando no sangue: álcool e acetaldeído.

Quando estamos de estômago cheio, a absorção de etanol fica mais lenta, dando mais tempo ao fígado para metabolizar o álcool que chega. Por isso, a intoxicação por etanol é mais intensa quando bebemos em jejum. Bebidas alcoólicas gasosas são absorvidas mais lentamente e alimentos ricos em proteínas ou em açúcar reduzem a absorção do álcool.

O álcool age em todo organismo, mas os seus efeitos mais visíveis são no cérebro, principalmente durante uma intoxicação aguda. Em pequenas quantidades, o álcool tem ação estimulante, levando à euforia, desinibição e maior interação social. Pequenas doses já afetam a coordenação motora e a capacidade de concentração. Conforme o nível de álcool se eleva, a capacidade de julgamento fica alterada e surgem os comentários e as ações impróprias. Doses maiores de álcool e acetaldeído na circulação intoxicam os neurônios, levando à inibição do funcionamento do sistema nervoso. Conforme a concentração sanguínea se eleva, o paciente vai passando pelas seguintes fases: letargia, sonolência, redução do nível de consciência, coma e, eventualmente, morte.

Portanto, estar bêbado significa estar com os neurônios intoxicados por álcool (e acetaldeído). Os sintomas da bebedeira duram até o fígado conseguir neutralizar todo o álcool e o acetaldeído que circulam no sangue, o que já vimos que pode levar horas.
imagem: choppkremer.com
A noite acabou e você se depara com luz do sol ardendo nos seus olhos. A boca está seca e com gosto amargo. Você tenta se levantar e nota ainda uma tontura residual e uma fraqueza nas pernas. Neste momento, você repara que uma terrível dor de cabeça lhe atormenta. Como se não bastasse, ainda há um mal estar terrível e uma náusea que só não provoca vômitos porque o seu estômago está completamente vazio. Você corre para o banheiro e nota que está com diarreia, mas as fezes têm um cheiro diferente do habitual. Parece cheiro de … álcool. Sua mente está um nevoeiro e os detalhes da festa da noite passada são apenas flashes. Isso lhe soa familiar?

imagem: outramedicina.com
Pois isso é nada mais do que os sintomas da ressaca, o resultado final de horas de exposição a substâncias tóxicas. Na verdade, a ressaca habitualmente surge quando o nível de álcool no sangue já está bem baixo, quase zero, após intenso trabalho de limpeza feito pelo fígado.

A ressaca parece ocorrer basicamente por três motivos:

1) Intoxicação pelo acetaldeído.
2) Queda da glicose sanguínea (hipoglicemia).
3) Desidratação.

1) O acetaldeído chega a ser até 30 vezes mais tóxico às células do que o etanol. No caso de um consumo exagerado de álcool pode haver presença deste metabólito tóxico na circulação ainda por várias horas após o indivíduo ter parado de beber. Grande parte do mal estar da ressaca é por consequência da exposição prolongada das células ao acetaldeído, o que provoca uma espécie de inflamação generalizada do organismo. Além disso, os neurônios ficam intoxicados, o que atrapalha o estabelecimento de um padrão adequado de sono. O sujeito fica sonolento, mas a qualidade do seu sono é ruim, mantendo-o cansado.

2) O processo de metabolização do etanol envolve vias enzimáticas do fígado que também participam da produção de glicose, principalmente em períodos de jejum. Como essa enzimas estão ocupadas metabolizando o etanol, temos uma queda no nível de glicose para o cérebro e outras regiões do organismo. Daí surgem os sintomas de fraqueza e mal-estar.


3) Um dos efeitos adversos do etanol no cérebro é inativar a produção de um hormônio chamado ADH (hormônio antidiurético). Os rins filtram em média 180 litros de sangue (água) por dia. Graças ao hormônio ADH, destes 180 litros filtrados, urinamos apenas 1 ou 2 por dia. O ADH é um dos principais mecanismos de controle da quantidade de água corporal. Quando ele é inibido, toda água que passa pelos rins acaba sendo eliminada na urina. Por isso, alguns minutos após o ingestão de álcool, começamos a urinar o tempo todo. Já reparou como é clara a urina após consumo de bebidas alcoólicas? Isso ocorre porque neste momento sua urina é basicamente água pura. Esse efeito diurético leva à desidratação, que causa os sintomas de boca seca, sede, dor de cabeça, irritação e câimbras.



O ADH só volta a ser produzido pelo sistema nervoso central quando os níveis de álcool tornam-se baixos, geralmente após horas de eliminação excessiva de água.


Fonte
mdsaude.com

10 de nov. de 2014

CEPEC: 2ª TURMA DE 2014

Foi com muita alegria que muitos pais participaram do evento ocorrido no CEFOC, na Itinga para prestigiar a formatura de seus filhos jovens e adolescentes em cursos profissionalizantes.

Esta é a segunda formatura de 2014 para alunos do CEPEC (Centro Preparatório para Cursos e Concursos). Desta feita formaram-se alunos de Gestão Empresarial e Turismo e Hotelaria com Inglês.

O Educação que Contagia não podia ficar de fora desta. É prazeroso demais ver despertar nos nossos jovens a maturidade e a busca por um crescimento profissional competitivo. É um belo e grande passo que estão dando para o futuro, buscando a qualificação necessária para o mercado de trabalho.

Estão de parabéns, também, e a coordenadora dos cursos não esqueceu de ressaltar, os pais dos formandos. Neste momento, o apoio, incentivo e o investimento dos pais é fundamental para formação de novos talentos. 







3 de nov. de 2014

PRIMEIRO NATAL SEM FOME DO GRUPO PLANTADO NA ROCHA DE LAURO DE FREITAS

Receba de coração aberto o GRUPO PLANTADO NA ROCHA e colabore com o 1º NATAL SEM FOME DE LAURO DE FREITAS 2014. Doe alimentos não perecíveis nos postos de arrecadações abaixo listados.

o GPR-LF realizou, no dia 01.11.2014 sua primeira reunião ao ar livre, na Praça da Matriz. Como de costume de todas as reuniões, o Grupo busca sempre a benção de Deus em orações, sendo que desta vez cada membro presente trouxe um quilo de alimento, pedindo que Deus, com seu imenso amor, multiplique-os e principalmente abençoe cada família que receberá estas doações.

Após este encontro, que contabilizou quase sem produtos, ficou combinado que além do postos de arrecadação, a cada final de semana o GPR-LF  sairá recolhendo mais doações nos lares das principais ruas da cidade.

Não fique de fora, vamos "amar ao próximo como a nós mesmos". Colabore de coração, pois "Deus ama ao que dá com alegria".

Alguns Postos para Doação:

Pizzaria do Amado - atrás do Posto Gasolina de Lauro
Silva das Cadeiras - Ladeira da Matriz
Escola Municipal 2 de Julho - Itinga
Escola Municipal Eurides Sant'Anna - Itinga
Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus - Itinga
Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão - Centro
Colégio Estadual Américo Simas - Centro
Escola Municipal Vida Nova - Vida Nova 
Escola Municipal Catarina de Senna - Vida Nova 
Escola Municipal Constantino - Portão
Escola Municipal Pedro Paranhos - Portão






27 de out. de 2014

Salvador terá 630 ônibus novos a partir de janeiro de 2015; veja mudanças

Em janeiro deve acontecer o reajuste da tarifa, que custa R$ 2,80 desde 2012

A partir de janeiro de 2015, os usuários do transporte público de Salvador já devem contar com 630 novos ônibus na cidade. Além disso, até lá, todos os 2,4 mil coletivos da frota deverão ter um sistema de monitoramento, acessibilidade para deficientes físicos e integração com o metrô. 

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal de  Urbanismo e Transportes, Fábio Mota, após a assinatura do contrato de concessão do sistema com os consórcios vencedores da licitação. 

“Nós vamos ter uma das frotas mais modernas do país, controlada por GPS, que vai dar maior segurança e permitir que o cidadão saiba que horas o seu ônibus vai chegar através de totens de informação”, garantiu o prefeito. Os totens devem ser instalados nos pontos de ônibus até o final de 2015. “Estamos dando o primeiro passo para que Salvador tenha um transporte público de qualidade”, garantiu. 

Também em janeiro deve acontecer o reajuste da tarifa, que custa R$ 2,80 desde 2012. 

Segundo o subsecretário de Urbanismo e Transportes, Orlando Santos, o novo valor deve seguir a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre dezembro de 2013 e dezembro deste ano. “Como ainda temos dois meses de variação, precisamos esperar”, explicou. 



Visual:
Os novos ônibus já devem ser adequados a um novo leiaute e até o final do ano que vem, toda a frota já poderá ser identificada por novas cores. Cada uma das três bacias terá uma cor específica: o consórcio Plataforma, da bacia do Subúrbio, terá veículos amarelos; o consórcio Ótima (Jaguaribe), que irá circular na área chamada Miolo, será verde; já o consórcio Salvador Norte, que terá linhas na orla e Centro, será azul. 

“Hoje, temos várias empresas de ônibus. Agora, teremos esses três consórcios respondendo pela cidade”, anotou Neto. Atualmente, 16 empresas compõem o sistema de ônibus da capital. 

Os consórcios incluem companhias que fazem parte do sistema atual: o Plataforma conta com Axé, Boa Viagem, Joevanza e Praia Grande; o Ótima tem as empresas Modelo, São Cristóvão, RD, Expresso Vitória, União, Vitral, Transol e Triunfo, e o consórcio Salvador Norte tem BTU, Rio Vermelho, Verdemar e ODM Transportes (Ondina) e Central. 



Novidades:
Apesar da permanência de alguns dos atuais prestadores do serviço, Fábio Mota garante que isso não irá impedir o aperfeiçoamento do sistema. “Para a prefeitura, é mais fácil fiscalizar três consórcios do que 20 empresas. E as empresas vão ficar mais robustas, evitando o que aconteceu esse ano, quando teve empresa que quebrou”, disse, referindo-se a Barramar, que decretou falência. 

Ontem, os consórcios pagaram, juntos, R$ 36 milhões do valor total da concessão, que segue o modelo de outorga onerosa por 25 anos. Os R$ 144 milhões restantes de um total de R$ 180 milhões devem ser pagos em 60 meses. 

Segundo o prefeito, o dinheiro será usado  para soluções em mobilidade urbana, incluindo a construção de um Centro de Controle Operacional, para acompanhar a frota. 

Agora, as empresas devem se adequar às regras. “Salvador é a terceira capital do país e é assim que deve ser. Vai ter qualidade também para os funcionários”, disse o representante do consórcio Salvador Norte, Marco Trinchão. 

Em janeiro, todos os ônibus já devem contar com o sistema de GPS e monitoramento instalado, além de acessibilidade. “Vamos reduzir a idade da frota para até 3,5 anos, superando o edital, porque essa seria a meta para 2016”, afirmou Mota. A idade média da frota atual é de 8 anos. 



Adaptação: 
A prefeitura, assim como os consórcios, deve dar início a estudos para o redesenho das linhas. “Por isso, licitamos áreas e não linhas. A partir disso, vamos planejar linhas mais rápidas e roteiros mais definidos”, diz o secretário. O redesenho poderá ser feito ao mesmo tempo que o estudo, que deve ser concluído até setembro próximo. Os pontos de partida e de chegada de cada linha devem ser nas bacias a que pertencem. Contudo, os coletivos poderão transitar por todas as áreas.


As novas linhas devem levar em conta a integração com o bilhete do metrô, cujo valor deve ser definido no próximo mês, segundo ACM Neto. “Não temos interesse em ônibus concorrendo com metrô, mas queremos que o usuário pague uma tarifa justa”, comentou. 

Além disso, após a conclusão dos estudos, em 2015, o tempo disponível para a integração do Bilhete Único deve passar de duas para três horas. Também serão construídos módulos de conforto para os rodoviários. “Essa era uma luta histórica e esperamos que as medidas não tragam prejuízos”, disse o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Hélio Ferreira.


Texto e imagens:
correio24horas.com.br

Thais Borges (thais.borges@redebahia.com.br)


14 de out. de 2014

Meteorologistas afirmam que vai nevar em todo o nordeste no final do ano

Fenômeno da neve no nordeste está relacionado com a extinção dos pandas do Amazonas 
Vai cair neve em toda a região nordeste no final deste ano, é o que aponta um estudo feito por meteorologistas. Pela primeira vez, na história, as pessoas que vivem no nordeste poderão fazer bonecos de neve, caminhar sobre o gelo e ainda esquiar. 


O fenômeno da neve no nordeste pode está relacionado com a extinção dos ursos pandas no Amazonas. Segundo a bióloga Carolina Cogumelo, o sumiço dos pandas, da floresta amazônica, provocou uma mudança no tempo e em toda a natureza. "Por isso falta água no sudeste e vai cair gelo no nordeste", disse. 

Os meteorologistas ainda não confirmaram a data exata da temporada de neve mas, pelos cálculos feitos no Excel, acredita-se que durante o Natal todo o nordeste estará coberto por neve. 


Fonte
www.g17.com.br/noticia/tempo/meteorologistas-confirmam-neve-no-nordeste-no-final-do-ano.html
G17- Um jornal de humor sem compromisso com a verdade!


10 de out. de 2014

Trânsito: O Limite da Gentileza.

No trânsito, todos sabemos, e eu sempre comento que gentileza gera gentileza. Educação no trânsito é fundamental para vivermos bem, dirimir o máximo os acidentes que ocorrem por distrações, imperícia e imprudência. 

Felizmente tenho observado, principalmente em minha cidade na região metropolitana de Salvador, LAURO DE FREITAS-BA, que muitos motoristas têm melhorado seu comportamento. Quem dirige sabe da dificuldade que é sair de sua garagem, do estacionamento de um supermercado, de uma farmácia... principalmente se sua saída for de marcha ré. Claro que sempre há um ou outro mais apressadinho que ignora a necessidade do próximo. Mas o bom mesmo é que, em sua maioria, os lauro-freitenses estão ficando mais conscientes de que o trânsito é de todos e para todos, e que quem está na via de rolamento antes precisou sair e depois precisará parar. E o ciclo se repete. Também não se deve esquecer de que quem dirige também é pedestre em outras circunstâncias.

Pois bem, o motivo principal deste post é justamente parabenizar os bons motoristas, principalmente aqueles que se sensibilizam com a situação dos pedestres e, por falta ou deficiência das faixa de pedestres, param e lhes dão a oportunidade de travessia. Mas acreditem; embora bem intencionados, muitos colocam em perigo a vida destes mesmos pedestres por cometem algumas falhas. Falhas essas que faço questão de mencionar:

1. ao parar na via para dar passagem ao pedestre o condutor não deve e nem precisa acionar os piscas-alerta. Ao fazer isso ele passa a ideia ao condutor seguinte que seu veículo quebrou. Isso mesmo. Ele passa a ideia de que seu veículo quebrou e a tendência lógica do motorista que vem atrás é natural e óbvia de ultrapassá-lo, podendo atropelar o pedestre. O pior de tudo: o que parou não vai se envolver no acidente (embora causou) e vai seguir seu caminho.

2. não decida de última hora parar para dar passagem. O condutor atento avista a situação ao seu redor e planeja dar a travessia ao pedestre, reduzindo a velocidade e parando com segurança.


3. este recado vai aos motoristas de ônibus, topic's e caminhões. Evitem parar para dar passagem aos pedestres, salvo em local seguro, com faixa de pedestre e devidamente sinalizado. Calma. Não estou sugerindo que essa classe de profissionais se torne grosseira no trânsito. Mas todos sabemos, desde a infância, que não se deve atravessar na frente de ônibus e caminhões. Aos pedestres são feitas orientações para que estes devam olhar e nos dois sentidos da via, os veículos que circulam. Mais que isso, eles devem ser vistos também. Quantas vezes motociclistas já atropelaram pedestres que surgem, de repente, na frente de ônibus e caminhões? 

Senhor motorista de veículo grande e/ou alto, evite o remorso por causar um acidente ou atropelo, embora no mais profundo desejo de fazer o bem, de praticar uma boa ação.






23 de set. de 2014

CRECHE DJALMA RAMOS

Neste mês de setembro, na Semana Nacional do Trânsito, a Creche Djalma Reis de Vida Nova recebeu a visita de funcionários da Educação de Trânsito do município para levar algo novo às crianças do estabelecimento.

Pela funcionária da IV RETRAN, a professora Maria José e pelo Coordenador de Educação de Trânsito da SETTOP, Álvaro Oliveira foram explicados, através de vídeo, música e palestras qual a importância de entender e respeitar o trânsito desde os primeiros anos. "As crianças precisam entender desde cedo qual seu papel no trânsito, como pedestre, passageiro e ciclista. Além de começar a aprender a identificar os principais sinais de trânsito básicos à sua segurança", diz Álvaro Oliveira.

A professora Maria José ensina-lhes que crianças menores de (07) sete anos não devem pegar carona em motocicletas e que menores de (10) anos não devem viajar no banco da frente dos carros. "As crianças com idades inferiores a dez anos devem, ainda, utilizar os bancos de elevação e cadeirinhas aprovadas pelo INMETRO nos bancos de trás", completa. 

A Creche Djalma Reis, de Vida Nova, também está de parabéns, pois hoje se encontra como finalista do XV Prêmio Arte na Escola Cidadã. Diga-se, de passagem, um premio nacional. 

Conheça mais sobre isso:

Objetivo:
O objetivo do Prêmio Arte na Escola Cidadã é identificar, reconhecer e divulgar projetos exemplares na área de Arte.

Podem participar professores ou equipes de professores que desenvolveram projetos nas linguagens Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro realizadas nos anos de 2012 e/ou 2013, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, em todo o território nacional.
Vejam as categorias de premiação?

(1) Educação Infantil
(2) Ensino Fundamental 1(1º ao 5º ano)
(3) Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano)
(4) Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) –
(5) Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos – EJA

Quem serão premiados?
Professores e as respectivas escolas onde o projeto foi realizado.
Aos vencedores serão entregues os seguintes prêmios por categoria:

Professor: R$ 10.000,00 (dez mil reais) em dinheiro; publicações; participação no evento de premiação (pagamento de viagem e hospedagem em caso de necessidade); certificado de premiação e troféu.

Escola: um computador, uma câmera fotográfica digital e uma câmera filmadora digital; participação do representante da escola no evento de premiação (pagamento da viagem e hospedagem em caso de necessidade); troféu; certificado de premiação e publicações para biblioteca escolar.

Parabéns, diretora, vice-diretora, coordenadoras e professoras! 
O Educação que Contagia torce por vocês.


19 de set. de 2014

Dia da Escola Bíblica Dominical - Terceiro domingo de setembro

HISTÓRIA DA ESCOLA DOMINICAL NO BRASIL

imagem: asslagoadobarro.blogspot.com
Os missionários escoceses Robert e Sara Kalley são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

imagem: pibdu.blogspot.com
O primeiro trabalho promovido pela Igreja Presbiteriana em nosso país, em língua portuguesa, foi a Escola Dominical. Isso aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 22 de abril de 1862. A escola foi dirigida pelo Rev Ashebell Green Simonton, missionário presbiteriano.

A Escola Dominical é o principal instrumento de evangelização e instrução. Geralmente, ela nasce antes da Igreja, e o seu rol de alunos é, quase sempre, maior do que o rol de membros da Igreja. Sem ela seria muito difícil levar o evangelho até os confins da terra.

O terceiro domingo de setembro foi a data reservada pela Igreja Presbiteriana para a comemoração do Dia da Escola Dominical.

"Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido."

(Josué 1:8)







Texto:
saf.org.br

16 de set. de 2014

O Rádio Mágico

Vicentino, "seu Vice", como é conhecido, chegou em casa todo contente. Ele havia recebido de um antigo chefe um rádio de presente e apresentou o aparalho a Dona Dáda, sua esposa.

- Dáda, venha ver o que ganhei por trabalhar tanto tempo para seu Braza.

- Que besteira é essa, Vice? - retrucou sua esposa.

- Ara, Dáda. Isto Aqui é um rádio inteligente que ganhei.

- Rádio é rádio. Pra mim é tudo igual.

- Mas esse é inteligente, "muié". Basta dizer o rítmo e ele toca sozinho a música que você quer ouvir. Esperimente.

- Sertanejo! - Disse dona Dáda. E o rádio começou, sozinho a cantar músicas de Zezé di Camargo e Luciano. Dona Dáda se empolgou e disse: "Pagode"! Então começou uma música de Parangolé. "Roque"!  Aí veio uma música de roque bem da pesada.

Dona Dáda ficou tão feliz que pulou no colo de Vicentino e lhe encheu de beijos. 
Neste momento faltou energia na casa.
Foi aí que veia a maior decepção. 

Vicentino - gritou ela. Pega a "LANTERNA"! Neste exato momento o rádio mágico começou a tocar: Eu sou Leão da Barra Tradição, eu sou vermelho e preto...

kkkkkkkkkkk

14 de set. de 2014

PRESIDENTE OU PRESIDENTA?

Tanto faz. As duas formas são consideradas corretas. Note que a forma “presidenta” segue a tendência natural de criarmos a forma feminina dos substantivos com o uso da desinência “a”, como ocorre em: trabalhador/trabalhadora, fotógrafo/fotógrafa, etc.

Na língua portuguesa, temos também a opção da forma comum de dois gêneros, como ocorre em: o jovem/a jovem, o estudante/a estudante, etc.

No entanto, lembre-se de que há palavras que aceitam as duas possibilidades: o chefe/a chefe ou o chefe/a chefa, o parente/a parente ou o parente/a parenta, o presidente/a presidente ou o presidente/ a presidenta. 


Fonte:
soportugues.com.br

13 de set. de 2014

Sem eira nem Beira (significado)

Significa pessoas sem bens, sem posses. 
Eira é um terreno de terra batida ou cimento onde grãos ficam ao ar livre para secar. Beira é a beirada da eira. Quando uma eira não tem beira, o vento leva os grãos e o proprietário fica sem nada. 

Na região nordeste este ditado tem o mesmo significado mas outra explicação. Dizem que antigamente as casas das pessoas ricas tinham um telhado triplo: a eira, a beira e a tribeira como era chamada a parte mais alta do telhado. As pessoas mais pobres não tinham condições de fazer este telhado , então construíam somente a tribeira ficando assim "sem eira nem beira".



Texto e imagem:
soportugues.com.br

8 de set. de 2014

JOSUÉ: Um voto de fé. 23.234

No ultimo dia 6, sábado, algumas lideranças do candidato a Deputado Estadual, JOSUÉ Teles 23.234 se reuniram na sede para ajustar o diálogo e trocar experiências do dia-a-dia desde o início da campanha eleitoral 2014.

Liderança de Lauro de Freitas
Com sábias palavras de um ilustre orador acostumado a ministrar palestras, o postulante Josué 23.234 falou com clareza da responsabilidade de estarmos unidos, como sociedade em primeira instância, e, a partir daí, levantar um representante de nosso meio que assuma a responsabilidade de verdadeiramente nos representar no poder público.
Nosso deputado discursando

"Não é necessário nos acovardarmos e fugir da política. O que precisamos é encarar a política com seriedade, pois a política é o maior instrumento de mudança de uma sociedade", disse.



Click no link abaixo e veja o vídeo de Álvaro Oliveira:
Álvaro confia na campanha de Josué





Liderança religiosa
Durante o período de concentração muitos tiveram oportunidades de expor seus pensamentos em relação à campanha de Josué 23.234 e o que se mais se ouvia era sobre a facilidade de abordagem. O nome de Josué é um nome fácil de apresentar pelo fato de nunca oferecer rejeição onde quer que chegue. No final da reunião foi-nos servida um deliciosa feijoada. 
Êta, feijoada boa...



Liderança de várias cidades da Bahia
Aqui em Lauro de Freitas seu nome é respeitado pelos serviços prestados com seriedade, buscando fortalecer o comércio local. Foi Josué quem intercedeu pela volta do trânsito em mão dupla na Av. Luis Tarquínio. Com a infeliz ideia de mão única, a cidade estava ceifando o lucro dos pequenos comerciantes e fomentando o desemprego generalizado.



Antes de anular seu voto, ou mesmo antes de decidir "votar por votar" ou simplesmente cumprir seu "direito/dever" cívico, permita-se conhecer JOSUÉ 23.234. Você vai, com certeza, ter uma nova concepção de política. 

Pesquise em internet. 
Pergunte nas casas onde tem uma placa com a foto dele quando é que acontecerá uma reunião com ele mais próximo de sua casa.
Convide seus vizinhos, parentes e amigos e convide JOSUÉ 23.234 para falar com vocês. Ouvir o próprio candidato faz toda diferença.






29 de ago. de 2014

MAIS SAÚDE PARA LAURO DE FREITAS


"MAIS SAÚDE PARA TODA A BAHIA". Este é o slogan da Campanha do Dep. Federal ANTONIO BRITO 1410. Conhecedor dos projetos bem sucedidos de Antonio Brito, Álvaro Oliveira, forte liderança do bairro de Itinga, abraça esta campanha e propõe uma parceria com o candidato e a população para que, sendo ele reeleito, traga MAIS SAÚDE PARA LAURO DE FREITAS. Recuperação total do Hosp. Menandro de Faria, apoio ao prefeito na reestruturação do Hosp. Jorge Novis, inauguração da UPA24H e e uma ajuda federal no construção do HOSPITAL DA CRIANÇA.


Em reunião realizada dia 27, na residência de Álvaro Oliveira o deputado teve a oportunidade de mostrar porque ele defende nossa saúde. Ele tem garantido a manutenção das Santas Casas de Misericórdia que passam por situações de risco de fechar as portas. 



Os eleitores presentes permaneceram atentamente ouvindo e aprendendo do deputado conceitos básicos de postura e compromisso político.

"É preciso avaliar cada candidato e conhecer de perto suas ações. Ao votar em Antonio Brito no dia nós estamos nos dando a oportunidade de garantir mais saúde", este foi o comentário de Jaime Vieira, presente na reunião . 

Teremos a certeza de que, seja em Lauro de Freitas, em Salvador ou em qualquer outra cidade, teremos uma voz que nos representa nas Santas Casas de Misericórdias e nas Unidades Filantrópicas, garantindo um mínimo de atendimento básico de saúde.


Antonio Brito 1410 é um político sério, que cumpre seus compromissos parlamentares sendo o mais assíduo nas reuniões extraordinárias e plenária de votação. No último ano não faltou uma sessão. Mas seu lado humano fala mais alto. Ele se dedica em tempo integral para fortalecer as unidades de saúde públicas em toda a Bahia.


BRITO é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas, defende que os royalties do petróleo do pré-sal sejam distribuídos também com a saúde. O governo pretende que toda a receita seja destinada à educação, enquanto Brito quer a metade para a saúde. O deputado argumenta que a educação já recebe mais recursos dos orçamentos dos governos federal, estaduais e municipais. “Tanto a saúde quanto a educação são fundamentais para a população, mas diante do estado de penúria em que se encontra, a saúde precisa sair da UTI, e isso só será possível com mais verbas oriundas do pré-sal e fiscalização eficiente para que sejam bem aplicadas nos hospitais públicos e filantrópicos de todo o país”, defende Brito.




É por isso que ÁLVARO OLIVEIRA defende ANTONIO BRITO 1410 para DEP. FEDERAL.