Hoje é 28 de Abril, dia da Educação. Segundo o dicionário Aulete Digital, EDUCAÇÃO é :
“sf."
- Ação ou resultado de educar(-se).
- Processo formal de transmissão de conhecimentos em escolas, cursos, universidades
- Formação e desenvolvimento da capacidade física, moral e intelectual do ser humano.
- Conjunto de teorias e métodos relativos ao ensino e à aprendizagem; DIDÁTICA; PEDAGOGIA 4 Conjunto de teorias e métodos relativos ao ensino e à aprendizagem; DIDÁTICA; PEDAGOGIA.
- Cultivo e desenvolvimento de alguma capacidade perceptiva, sensorial ou fisiológica (educação do paladar).
- Comportamento em consonância com as regras sociais de etiqueta e de boa convivência; CIVILIDADE; POLIDEZ.
Nos dias atuais quando se fala em educação logo se pensa em escolas, principalmente em escolas públicas, ainda mais em período eleitoral. Tal pensamento não está de todo errado. Mas educação não é somente isso, ou seja, não é só uma organização pública de ensino. As escolas têm como principal missão transferir conhecimento e estimular o indivíduo aprendiz a desenvolver seus pensamentos, aprimorar uma visão crítica e se preparar para o mercado de trabalho. Não é e nunca foi responsabilidade das escolas educar ninguém. Você já percebeu que as pessoas mais humildes, que mal estudaram tem uma educação diferenciada de muitos outros que você talvez conheça e que, mesmo com diplomas de doutores, são pessoas grosseiras, arrogantes, “metidas” e que muitas vezes não respeitam o direito de ninguém?
Entende-se por educação o conjunto que envolve comportamento, pensamento e expressão de um indivíduo, uma família, um grupo ou um povo. Meus avós costumavam dizer que a “educação vem de berço”. O processo de educação começa com a família, quando os pais ensinam a seus filhos o que julgam ser certo, como devem se comportar, a respeitar as outras pessoas. Ou seja, é o início da formação da criança, que aos poucos vai sendo preparada para a vida individual e em sociedade. A educação é uma fotografia que não se vê, mas se percebe. Ela é o reflexo de uma cultura.
É preciso educação ao falar, andar, comer, vestir, beber, dirigir, cuidar da higiene, ouvir música, brincar, etc. Se tudo que falamos ou fazemos está envolvido com a decência e a ordem então temos educação.
- Bom dia /boa tarde/boa noite – isso é o básico dos básicos
- Agradecer – parece estranho, mas muitas vezes machucamos os outros por simplesmente não agradecer.
- Não jogar lixo no chão – essa é de doer. O reflexo está por toda a parte. Cidade suja reflete a falta de educação de todo o povo.
- Não chegar atrasado a compromissos. Virou um hábito, que eu diria “vício” de as pessoas só chegarem atrasados. Para se ter ideia este vício já está tão comum que os responsáveis pelos eventos, cerimônia ou qualquer outro compromisso agem assim: “Vou marcar para 9h pra ver se chegam as 10h ou 10:30h”. Ou então assim: “Começa às 17:00h mas vamos dizer que será as 15:00h”
- Não falar como se estivesse gritando.
- Não ouvir som muito alto – Este item é tão sério que existem até leis para garantir seu cumprimento. Há pouco tempo criou-se a lei contra uso de música nos celulares sem fone de ouvido dentro dos ônibus.
- Não fumar em ambientes fechados ou muito próximo a não fumantes.
Vou ficando por aqui com os exemplos, pois são muitos. E ainda tem os exemplos de etiquetas, que são mais complexos.
Não é difícil ser educado, basta seguir esta máxima: meu direito termina justamente onde começa o seu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Achou interessante?
Deixe seu comentário...