Para encarar diariamente o trânsito pesado com mínimo desgaste é preciso aplicar uma máxima: não faça aos outros aquilo que não gostaria que fizessem com você. De nada adianta reclamar que ninguém dá espaço para você trocar de faixa se a sua atitude quando outro motorista quiser fazer o mesmo é acelerar e tirar o espaço dele. Ser gentil ao volante não melhora apenas a vida dos outros – é bom para a sua saúde também. Algumas regras para deixar o trânsito mais leve no dia-a-dia:
- Não buzine para o motorista à sua frente, se ele não for tão rápido quanto você gostaria que fosse ao abrir o sinal. Com alguém literalmente buzinando na orelha, ele pode se atrapalhar e até demorar mais.
- Ligue sempre a seta ao mudar de faixa, fazer uma conversão ou estacionar. Manobras como essas devem ser sinalizadas mesmo quando você achar que não há carro algum por perto – além de sua visão não ser infalível, lembre-se que os pedestres também precisam ser alertados dos seus movimentos com o carro. E nada irrita mais um motorista do que ser surpreendido por uma manobra brusca à sua frente.
- Além de ser desrespeitoso e anti-higiênico, jogar lixo na rua pode ser perigoso para motoqueiros, pedestres e carros que fiquem atrás de você. Não custa nada levar um saquinho para guardar seus restos no carro.
- Ao se sentir pressionado por outro carro, não pense duas vezes: dê passagem. E quando um motorista abrir espaço para o seu carro, agradeça com um aceno ou um leve toque na buzina. As regras da boa convivência são as mesmas na fila do elevador ou no trânsito.
- Você tem o direito de escutar a música que quiser no seu carro, principalmente se estiver sozinho dentro dele. Mas não pode obrigar outros motoristas e pedestres a ouvir a sua preferência musical em altíssimo volume, com as janelas abertas.
- Você se distraiu e acabou ficando sobre a faixa de pedestres quando o farol fechou. Se não der para voltar para trás, acene com um pedido de desculpas aos pedestres. Afinal, a faixa é para eles.
- Se você vê que o sinal um pouco mais à frente vai fechar e tem outro carro saindo de um estacionamento, manobrando a ré, dê-lhe oportunidade, afinal, você teria que parar mesmo.
Situações de falta de gentileza:
- Dirigir colado à traseira do carro a sua frente (perigosíssimo)
- À noite, dirigir com o farol alto aceso (isso incomoda tanto...)
- Ultrapassar pela direita
- Fazer manifestações/passeatas interrompendo o trânsito na cidade
- Atravessar a rua muito lentamente (pedestre)
- Promover buzinaço
- Táxis que param no meio da pista para pegar ou deixar passageiros
- Mudar de faixa sem dar seta
- Buzinar para o carro da frente tão logo o sinal abre
- Encontrar um conhecido no meio da rua e ficar conversando, com o carro parado no meio da pista, enquanto os motoristas atrás aguardam
- Xingar ou buzinar exasperadamente quando outro motorista comete alguma barbeiragem, como fechar cruzamento ou fechar seu carro
- Estacionar em frente a garagens
- Estacionar em cima de passeios
- Acelerar e sair cantando pneu ao ultrapassar um carro mais lento (acredite, todos te chamam de grosso)
- Sair costurando no trânsito
- Fechar outros carros
- Por não estar com pressa, sair dirigindo em velocidade bem abaixo do indicado para a via e o horário
- Pegar carona nas brechas de trânsito abertas pela passagem de ambulâncias com sirenes ligadas, esquecendo-se de que os carros que se afastaram para a ambulância passar precisam retornar para as suas faixas
- Fechar o cruzamento
- Estacionar em local destinado a deficientes físicos
- Estacionar impedindo acesso de cadeirantes aos passeios
- Parar em fila dupla
- Estacionar em pistas de cooper
- Ouvir som tão alto que todos os carros parados no sinal escutam
- Acelerar quando percebe que um carro quer entrar na via que você está trafegando
- Não diminuir a marcha quando um pedestre está atravessando a rua na sua frente
- Arrancar o carro antes de o sinal abrir, só porque observou que o sinal para os carros da outra via fechou
- O carro da frente dá seta e indica que vai estacionar, mas o carro de trás cola na traseira impedindo que o carro estacione, outros carros colam na sequência e o motorista que queria estacionar tem de seguir em frente, perdendo a vaga
- Roubar deliberadamente a vaga de alguém
- Pegar sem perceber a vaga de alguém e, ao perceber, não sair em busca de outro local para estacionar
- Xingar quando alguém pega uma vaga que você viu primeiro e indicou que usaria, sem levar em conta que o outro motorista pode não ter percebido que você queria a vaga
- Pisar no acelerador quando o sinal ainda está vermelho para os carros, assustando as pessoas que estão atravessando na faixa de segurança. (é engraçado, eu sei, mas não é educado)
fonte:
http://gentileza.revistaencontro.com.br/comosergentil
http://educacaoparaotransitocomqualidade.blogspot.com.br/2009/07/vale-pena-ser-gentil.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Achou interessante?
Deixe seu comentário...