Desde o dia 24 de maio de 2005, por sugestão da ABIC (Associação Brasileira da Industria de Café), o Dia Nacional do Café faz parte do Calendário Brasileiro de Eventos, sendo comemorado com mais intensidade nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rondônia, Bahia, Rio de Janeiro e Paraná. O Brasil, no meado do século XIX foi o maior produtor mundial desse grão, porém os brasileiros não tinham o hábito de consumir o café em grande escala. Cogitava-se que os melhores cafés eram sempre exportados e que nós só ficávamos com as sobras.
Origem
O café tem origem africana, precisamente da Etiópia. Através dos árabes, que difundiram a cultura do produto pela Europa, o café se espalhou pelo mundo, chegando ao continente americano e, através de Suriname, na América do Sul, entrou pelo norte do Brasil, que rapidamente se tornou o maior exportador mundial.
Queda
Entre as décadas de 70 e 90 nosso café sofreu uma perceptível queda comercial devido a forte produção concorrente de outros países. No entanto, do final dos anos 90 para cá, esse cenário mudou consideravelmente. O café brasileiro voltou a ocupar 30% das vendas mundiais, sendo líder absoluto e o brasileiro redescobriu o prazer de beber café.
Inovações
Com o re-crescimento do consumo interno e externo do café, observou-se a necessidade de inovações e, com isso, foram descobertas muitas receitas culinárias sendo o café o principal ingrediente. Atualmente eles são selecionados como Tipo Exportação, Forte, Aromatizado, Solúvel, Descafeinado, a Vácuo, Gourmet, Orgânico, etc.
Desde o ano 2000 os brasileiros vem consumindo café com mais frequência e hoje é a bebida mais consumida no mundo, seguida de chá, leite, cerveja, vinho, refrigerante e sucos industrializados. É cada vez mais comum encontramos, nas repartições públicas e privadas, sempre uma térmica servindo, gratuitamente, um "cafezinho" às pessoas presentes. Isso tem incentivado e estimulado a cultura do consumo do produto internamente (Brasil).
O Café Expresso, ou preto, como é chamado o café puro, ainda é o mais consumido. Sua maior combinação, porém, é o tradicional Café-com-leite.
Sabores
Além disso, existem mais de 100 combinações saborosas, entres elas estão as combinações:
Café Submarino - Coloca-se um pedaço de chocolate ( eu adoro )
Café Árabe - Com especiarias
Cappuchino - Com leite e chantily
Vienna - Chocolate, leite chantily
Amareto - Licor de amêndoa e creme de leite
Hawaiano - Com leite de côco
Caramelo Macchiato - Com leite, chantily e calda de caramelo
Irlandês - com Whisky e creme batido
Expresso Penna - Com creme batido
Caribenho - Com açúcar mascavo e baunilha
Vou parar as informações por aqui porque está na hora de tomar meu cafezinho e a cozinha fica longe do meu PC.
Referências:
gordelicias.biz
cafefacil.com.br
revistacafeicultura.com.br
smartkids.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Achou interessante?
Deixe seu comentário...