Sábado 23:50h na Caixa Econômica de Itinga |
Não se sabe como nem de onde surgiu por todo canto do país que o Programa Bolsa Família chegaria ao seu término no dia 19 de maio deste ano. Para que o problema repercutisse ainda mais e o tumulto fosse mais intensificado complementaram à inverdade do fato que "Dilma está doando um bonus de presente ao Dia das Mães". Conclusão: todo mundo que tem seu cartão de saque resolveu sacar o suposto presente das "mães". Na noite de sábado 18 e durante todo o dia do domingo 19 as pessoas se aglomeravam em filas nunca vista antes nas portas das agências do Caixa Econômica Federal. A agência da CEF que fica no Largo do Caranguejo, em Itinga deixou muita gente desesperada porque não estava preparada para tanto saque e por volta das 23:50h de sábado o dinheiro acabou. Muita gente estrou em desespero. Foi uma confusão só. Muitos tentaram ligar para a central da CEF pelo fone disponível da agência. O Educação Que Contagia estava presente e ouviu muitos dizerem que iriam dormir no local. Rosângela Costa 28 anos, mãe de dois meninos e uma menina com idades entre 3 e seis anos disse que "não sei o que vou fazer sem Bolsa Família e não vou perder essa oportunidade. Quando o sol nascer já estarei aqui na fila novamente".
O dia do domingo já começou com longas filas nas agências. Major Paulo Sérgio da 81ª CIPM colocou algumas viaturas a postos para evitar confusões.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome informou, por meio de nota, que não há nenhuma veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. "O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa", informou a nota.
O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, junto com a Polícia Federal prometeu apurar a origem da falsa e mal-intencionada informação. Segundo o ministério, o Bolsa Família está completando 10 anos e beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias. "É o maior e melhor focalizado programa de transferência de renda com condicionalidades do mundo e continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil", completa.
A Caixa Econômica Federal também informou que o pagamento do Bolsa Família está sendo feito dentro da normalidade e seguindo o calendário fixado pelo governo. Informações da Agência Estado.
Neste domingo, Tereza Campello, Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, deu uma entrevista coletiva e orientou a população que não se desespere e que siga, sem medo algum, o calendário de recebimento do benefício. Para a ministra, o boato de que o BF seria suspenso não prejudica o governo, mas a população. “Não consigo entender o que alguém ganharia [com o boato]. O governo não vai ser prejudicado, pois o Bolsa Família já está consolidado. Esperamos que seja um mal entendido”, disse. A ministra declarou ainda que desconhece relatos de usuários nas redes sociais que dizem ter conseguido sacar o benefício antes da data e que demonstraram temor de que isso sinalizasse uma interrupção futura do programa. “Se a pessoa conseguiu sacar antes, é mais um motivo para não se preocupar, pois o dinheiro estava lá”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Achou interessante?
Deixe seu comentário...