28 de jun. de 2013

Cartão do Passe Livre: Tá na Lei, tá no bolso.


A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública de Lauro de Freitas (SETTOP) iniciou hoje a entrega dos Cartões de Passe Livre às pessoas portadoras de deficiência física do município. As pessoas que já deram entrada com documentos e já passaram por avaliação médica devem aguardar a ligação da SETTOP para retirada de seus respectivos cartões. Este cartão é o benefício inserido no Decreto do Município por força de Lei Federal que garante a gratuidade na mobilidade urbana.

Francisco Silva
Uma das primeiras pessoas a receber seu Cartão de Passe Livre foi o famoso sr. Francisco José Gomes Silva. Francisco é palestrante sobre mobilidade urbana para deficientes físicos, artesão especialista em Mandala Tridimensional, poeta e músico. 

Francisco ficou mais sossegado agora com a posse do novo Cartão porque disse ter passado por constrangimentos nos transportes complementares, as chamadas "Topic's",  e que teve que pagar a passagem mesmo com sua deficiência nas pernas muito evidente e com posse da carteira antiga, a qual fez questão de devolver no ato do recebimento da nova. Disse que viveu horrores durante este período de transição da gestão municipal e que desde o final da gestão passada já enfrentava problemas. "A gente vinha aqui e eles simplesmente não nos atendia mais e era difícil fazer renovação".

Francisco também não estava muito esperançoso com a nova cara da SETTOP porque foram necessários seis meses para a carteira ficar pronta. Aliás esta era a queixa de muitos beneficiários. A Secretaria informou que devido a necessidade de licitação para confecção e contratação de funcionários habilitados com a competência para esta demanda foi sim, necessário passar por este período.


Por outro lado, Sr. Francisco e demais pessoas não pouparam elogios a Rosevani Monteiro e Jesana que com profundo conhecimento dos serviços que prestam sempre "... nos atende com muita educação, respeito à nossa situação e tem nos orientado de forma correta, para, diante das burocracias internas, contribuir para agilizarmos nossa própria situação".


Segundo Rosevani, "o combustível que alimenta o profissional é não somente o reconhecimento de seu serviço, mas o efeito positivo causado na vida destas pessoas. Elas já possuem seus próprios problemas, não somos nós que vamos lhes dar mais um. Além do mais, não estamos fazendo nenhum favor, estamos cumprindo a lei e desempenhando de forma honesta, sincera e competente atribuições que nos foram confiadas". 


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