Por ordem judicial, a Polícia Federal esteve hoje, 17, logo pela manhã, fazendo a desocupação de apartamentos invadidos no Residencial Dona Lindu, no Alto do Picuaia, Caji, em Lauro de Freitas/BA, atendendo ação movida pela Caixa. São aproximadamente 140 famílias que resistiram à saída proposta pela Prefeitura local desde o início da ocupação, em janeiro.
Outras 60 famílias foram cadastradas e estão abrigadas pelo Programa Municipal Bolsa Aluguel.
O Residencial Dona Lindu foi inaugurado em agosto de 2011, com 1.131 unidades distribuídas em 39 prédios, destinados a famílias com até três salários mínimos.
Das famílias selecionadas com critérios rigorosos pela Caixa, 800 receberam as chaves após a inauguração e tomaram posse das suas moradias. As demais tiveram que resolver pendências do contrato com a instituição bancária. Antes que pudessem tomar posse, parte dessas unidades foram ocupados irregularmente por pessoas não cadastradas, muitas delas vindas de outros municípios.
A prefeitura acompanha a questão desde o início e propôs que os invasores com renda de até três salários mínimos se cadastrassem. Enquanto aguardavam a finalização dos conjuntos do Minha Casa Minha que estão em construção no município, seriam incluídos no Programa Municipal do Bolsa Aluguel.
Apenas 60 aceitaram e foram transferidos para moradias alugadas pagas pela Prefeitura. As demais famílias foram avisadas que tramitava na justiça uma ação de reintegração de posse movida pela Caixa.
A Prefeitura mantém a proposta de disponibilizar o Bolsa Aluguel às famílias retiradas hoje dos imóveis, desde que estejam dentro do perfil do programa, e orienta que se dirijam ao setor de Habitação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania para cadastramento.
Móveis e outros pertences dessas famílias foram levadas para local indicado pela família ou para o Terminal Turístico de Portão. Mais de dez mil famílias estão cadastradas em Lauro de Freitas para o Minha Casa Minha Vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Achou interessante?
Deixe seu comentário...